Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

O que levar para a Fuvest 2018

11 de agosto de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Com a aproximação de um exame tão difícil quanto o da Fuvest, às vezes a gente se esquece do básico – como o que levar no dia da prova, por exemplo.

Você deve estar se perguntando por que esse detalhe é importante, certo? Nós explicamos: é que lá, na hora da prova, não tem arrego. Você não vai poder pedir caneta emprestada ao colega, não vai poder sair para comprar lanche quando a fome apertar… nem a pausa para um cafezinho está liberada!

Isso porque ainda não falamos o principal. Já pensou se você sai de casa com pressa e se esquece de levar um documento de identificação? Tem ideia do que acontece com quem se esquece de levar a identidade ou leva algum documento que a Fuvest não aceita? Sim, é impedido de fazer a prova!

Portanto, programação e planejamento vão ser fundamentais caso você queira se dar bem na Fuvest – e a gente tem certeza de que você quer.

Confira a seguir o que levar para a Fuvest 2018, o que deixar em casa, quando acontecem as provas e outras sugestões legais de universidades onde você pode fazer um curso superior!

O que levar para a Fuvest 2018

Veja a seguir o que você deve levar obrigatoriamente para a Fuvest 2018 e o que a organização permite que você leve.

Você vai ver que tem um detalhe surpreendente que não pode faltar na segunda fase.

Anote aí os itens obrigatórios:

• Documento de identidade original recente, com foto. Vale o RG tradicional e também os documentos de identificação oficiais emitidos pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Carteira Nacional de Habilitação com foto (CHN), Carteira de Trabalho e Previdência Social ou documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais. Fotocópia, nem pensar!

• Se você for estrangeiro, leve o documento de identidade de estrangeiro (RNE) ou passaporte válido.

• Para candidatos que tenham solicitado refúgio no Brasil, vale o protocolo provisório emitido pela Polícia Federal (Protocolo de Refúgio).

• A organização da Fuvest não vai aceitar documentos sem fotos ou não-oficiais, como certidão de nascimento, título de eleitor ou carteira de estudante.

• Caneta esferográfica azul ou preta.

• Agora um detalhe importante: no primeiro dia da segunda fase é preciso levar, obrigatoriamente, uma foto 3×4 recente e entregá-la ao fiscal de sala no momento solicitado. Mas só vale para quem for aprovado para a segunda fase.

É permitido usar durante a prova:

• Lápis ou lapiseira, borracha, apontador, régua e compasso – desde que esses materiais só sejam usados nos rascunhos. A prova oficial deve ser preenchida com caneta azul ou preta. Caso contrário, o candidato será desclassificado.

• A Fuvest permite que os candidatos levem água, sucos e lanches leves para serem consumidos durante as provas.

O que NÃO levar para a Fuvest 2018

Alguns itens de uso diário são terminantemente proibidos na Fuvest 2018 – um deles é o nosso inseparável e amado celular.

Tentar usá-lo durante a aplicação da prova vai resultar no pior: desclassificação instantânea ou ainda ter que responder a um processo, caso a infração seja mais grave.

Anote aí o que é proibido levar ou usar durante as provas:

• Relógio

• Calculadora

• Celular

• Notebook

• Tablet

• Tocadores de mp3 ou similares

• Óculos eletrônicos

• Fones de ouvido

• Qualquer tipo de material impresso – nem mesmo um caderninho para anotações.

• Canetas hidrográficas ou marca-texto.

• Chapéu, boné, gorro e similares.

Portanto, durante a aplicação das provas nem pense em:

• Fazer selfies

• Acessar a internet

• Publicar o que quer que seja nas redes sociais

• Filmar ou fotografar as provas

• Conversar com colegas de sala

• Tentar se comunicar com qualquer outra pessoa que não seja o fiscal de sala

• Levar o caderno de questões ou a folha com o cartão-resposta

• Causar qualquer espécie de tumulto em sala

Fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre a Fuvest 2018

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode levar para a Fuvest 2018, vamos voltar ao básico que jamais deve ser esquecido: todas as principais datas dos exames.

Anote aí:

21 de agosto a 11 de setembro de 2017: Período de inscrições para a Fuvest 2018. Você não pode perder essa data de jeito nenhum. Um atraso de dois minutos depois do encerramento do horário já vai deixar o candidato de fora. Para se inscrever, é preciso acessar o site oficial da Fuvest, informar dados pessoais, preencher o formulário socioeconômico, baixar o boleto e pagar a taxa de R$ 170 (exceto, claro, se o candidato em questão for isento).

12 de setembro de 2017: Prazo final para pagamento da taxa de inscrição da Fuvest em uma agência bancária autorizada.

17 de novembro de 2017: É o dia em que a organização da Fuvest 2018 irá divulgar os locais de prova da primeira fase, que deve acontecer em mais de 30 cidades paulistas. Para acessar a informação, basta entrar com o número de CPF e senha no site oficial do concurso.

26 de novembro de 2017: Finalmente o grande dia! A prova da primeira fase será aplicada aos mais de 100 mil inscritos na Fuvest 2018. São 90 questões objetivas sobre Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Inglês. A primeira fase é classificatória.

18 de dezembro de 2017: Divulgação dos resultados a primeira fase. A lista traz os nomes dos candidatos classificados para a segunda fase do vestibular, bem como os locais onde eles farão a prova.

7, 8 e 9 de janeiro de 2018: Provas da segunda fase da Fuvest 2018, que acontecem em um domingo, segunda e terça-feira. As questões são discursivas. O primeiro dia tem 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação; o segundo, 16 questões sobre as disciplinas básicas do ensino médio; o terceiro e último dia traz 12 perguntas sobre a área específica do curso escolhido.

2 de fevereiro de 2018: Divulgação da lista dos aprovados na Fuvest 2018. Quem passar poderá se matricular na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade e Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Até meados de março de 2018: Depois da primeira convocação, a Fuvest vai fazendo novas chamadas para cursos que tiveram vagas não preenchidas. Esse processo pode se estender até meados do mês de março, aproximadamente.

Onde a Fuvest 2018 vai acontecer

Moradores de mais de 30 municípios paulistas – incluindo a capital e a região metropolitana – poderão fazer as provas da Fuvest em locais próximos de casa.

Veja se a sua cidade está na lista:

• Municípios da Grande São Paulo: São Paulo, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

• Municípios do interior de São Paulo: Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Fique atento, já que nem sempre as mesmas cidades sediarão também a segunda fase. Quem mora em Barretos, Fernandópolis, Jaú e Marília, por exemplo, terá que se deslocar para cidades próximas, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru.

Para mais detalhes, consulte o manual do candidato

O Manual do Candidato da Fuvest 2018 deve ser seu melhore amigo nessa época de vestibular. Ele traz todas as informações sobre o que é preciso estudar, levar ou deixar em casa para fazer uma prova exemplar – além, é claro, de todas as datas e procedimentos explicados nos mínimos detalhes.

Tenha sempre outras faculdades em mente

É sempre bom ter outras opções em mente, especialmente quando se trata do nosso futuro profissional. Pensando nisso, a gente separou algumas instituições onde você pode estudar tranquilo, no formato que mais gosta e com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo mercado de trabalho.

Conheça:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 

Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia

Veja também:

Resultado Fuvest 2018

Vai encarar a Fuvest 2018? Conte aqui para a gente como você está se preparando para arrasar neste que é um dos vestibulares mais difíceis do Brasil!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.