Passar no vestibular é um grande desafio.  Quem se prepara para enfrentar esse “gigante” passa por um processo que exige dedicação, disciplina, conhecimento e controle emocional.

Todo ano, jornais e revistas fazem entrevistas com os “campeões do vestibular”, candidatos que passaram em primeiro lugar nos cursos e universidades mais concorridas do País.

Fizemos um apanhado com as dicas que mais aparecem e criamos a lista a seguir, com a receita dos estudantes que conquistaram seu lugar ao sol em vestibulares concorridos. Você vai ver que organização e foco fazem toda a diferença!

Os 8 segredos para passar no Vestibular

Não são as horas seguidas de estudo que vão garantir uma vaga na universidade, mas a forma como você estuda. É possível encarar o vestibular de um jeito mais leve e com melhores resultados seguindo alguns passos que vão reduzir sua ansiedade e deixá-lo mais bem preparado para este processo.  

Confira as principais dicas de estudantes que venceram este desafio e ingressaram em importantes universidades brasileiras:

1 - Organize uma rotina de estudos

Monte seu cronograma diário logo que decidir prestar o vestibular. Não deixe para a última hora. O tempo dedicado ao estudo de qualidade é um diferencial importante em relação a outros candidatos.

Faça uma tabela dividindo a semana de segunda-feira a domingo e coloque os horários de aula, estudo e descanso. O ideal é que o aluno se dedique a duas matérias por dia, mesclando uma de exatas ou biológicas com uma de humanas.

O tempo de estudo diário não deve ultrapassar seis horas, para evitar o desgaste e a falta de concentração.

Na hora de organizar seu cronograma de estudos, leve em consideração também as dicas abaixo:

  • Aula dada é aula estudada: Estude sempre a aula que teve no mesmo dia. Não deixe para rever o assunto muito tempo depois.
  • Programe o descanso: Reserve um momento de descanso no seu cronograma de estudos para não ficar sobrecarregado.
  • Não deixe de fazer redações: Tente escrever uma redação por semana, preferencialmente com temas de vestibulares recentes.
  • Resolva provas de vestibulares antigos: As questões de vestibulares antigos são um ótimo exercício para o vestibulando.
  • Revise o conteúdo perto dos vestibulares: Professores recomendam que a revisão geral para o vestibular seja feita de 3 a 4 semanas antes da primeira fase das provas.
• Faça simulados: O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. Para quem estuda em casa, é possível obter provas antigas na internet. Colégios e cursinhos também promovem simulados em fins de semana, fique de olho nessas oportunidades e participe sempre que puder!

2 – Não estude em excesso

A capacidade de absorver novos conhecimentos é limitada. Ninguém consegue estudar 20 horas por dia e aprender com qualidade. As informações em excesso podem confundir, ao invés de ensinar.

Conheça seus limites e respeite sua capacidade!

3 - Cursinho vale a pena, se você for disciplinado

Os cursinhos aproximam os alunos da realidade do Vestibular. O conteúdo das matérias, as apostilas e exercícios são organizados com base nas provas antigas de diversas universidades, o que garante um bom preparo.

Mas os benefícios do cursinho dependem, na verdade, do aluno. Você precisa ser bastante disciplinado e estudioso para aproveitar as vantagens oferecidas por um curso pré-vestibular.

 4 – É possível estudar sozinho

O segredo para vencer a dificuldade da preparação em casa é manter a concentração durante os estudos. Prepare bem seu ambiente. Crie um espaço que não sofra interferências de pessoas ou ruídos e fique distante dos objetos ou aparelhos que possam distrair sua atenção, como celular e televisão.

Se você for disciplinado e organizar um cronograma de estudos, pode se dar bem estudando em casa. De acordo com dados da Fuvest, em 2009, 29,4% dos candidatos aprovados declararam não ter feito qualquer tipo de curso preparatório. Em 2013, o índice de quem estudou sozinho aumentou para 37,5%.

5 – Aprenda a usar a Internet e as redes sociais como aliadas

É possível pesquisar qualquer assunto na Internet e obter milhares de respostas em uma fração de segundo.

Vários calouros de faculdades importantes afirmaram que usaram as redes sociais em sua preparação para buscar conhecimentos gerais, seguindo perfis informativos para se atualizar.

Ao usar a Internet para estudar, você deve tomar o cuidado de escolher sites e perfis confiáveis.

6 – Não anule sua vida social

Para alguns estudantes, a falta de descanso e a distância dos amigos podem atrapalhar muito mais do que ajudar.

Um vestibulando sobrecarregado tem mais dificuldade em absorver conhecimento e lidar com a ansiedade. Não anule sua vida social!

O vestibular é a prioridade, mas é importante também buscar um equilíbrio entre o estudo e a diversão. Reserve algum tempo livre para você e inclua algumas atividades que complementem os estudos, como assistir a filmes e documentários relacionados a algum tópico das matérias.

7 – Cuide da saúde

A saúde física e emocional é essencial ao vestibulando. Procure ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e dormir bem, pelo menos sete horas por dia.

Esta combinação dará mais energia para estudar e disposição para encarar as provas.

8 - Estude em Grupo

Estudar para o vestibular em grupo é uma experiência extremamente positiva! Um colega pode ajudar na matéria que domina mais e você consegue treinar sua memória enquanto explica ou ensina algo que conhece bem.

Veja também:

Vestibular

Gostou das dicas? Já está seguindo alguma delas? Conte para a gente aqui nos comentários!