Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Primeira fase Fuvest 2017

17 de maio de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) já divulgou as principais datas da edição de 2017. Se você quer disputar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), deve se organizar e estudar bastante para se sair bem.

A Fuvest é um dos processos seletivos mais puxados do País. Cerca de 140 mil estudantes participam anualmente deste vestibular e a concorrência chega a 70 candidatos por vaga em alguns cursos.

As provas da Fuvest acontecem em duas fases. É fundamental conseguir uma boa nota na primeira delas, que funciona como uma pré-seleção. Para continuar no concurso, o candidato precisa acertar pelo menos 30% da prova, ou seja, 27 das 90 questões.

Veja o que cai na etapa inicial da Fuvest 2017 e como se preparar para conseguir um bom resultado!

A primeira fase da Fuvest 2017

A prova da primeira fase da Fuvest 2017 acontece em 27 de novembro de 2016. Ela é sobre conhecimentos gerais e traz 90 questões, todas de assinalar. Cada pergunta conta com cinco opções de resposta, sendo que apenas uma está correta.

O tempo total de realização da prova é de cinco horas, das 13 às 18 horas. Se você fizer as contas, verá que pode dedicar pouco mais de três minutos para responder cada questão e assinalar a resposta no gabarito. O tempo é curto. Você vai precisar de muito foco e atenção para enfrentar este desafio.

As questões da primeira fase estão relacionadas às seguintes disciplinas:

• Biologia

• Física

• Geografia

• História

• Inglês

• Língua Portuguesa

• Matemática

• Química

Como se preparar para a primeira fase da Fuvest 2017

A primeira fase deste processo seletivo é uma verdadeira prova de fogo. É necessário acertar 30% da prova, ou 27 questões, para continuar na disputa da segunda fase. Os candidatos que acertarem um número menor de questões serão desclassificados do vestibular.

Em média, apenas 20% dos inscritos na Fuvest passam para a segunda fase.  Parece difícil chegar lá, mas se você estudar e se organizar com bastante antecedência, aumentam suas chances de conseguir uma vaga.

Uma dica importante é praticar com questões de provas anteriores, disponíveis na internet. Quanto mais você treinar, mais segurança vai adquirir. Fique ligado também nos prazos e requisitos que deve cumprir para participar do vestibular.

Dados importantes sobre a primeira fase da Fuvest 2017

À medida que o período de inscrições na Fuvest 2017 se aproxima, (de 19 de agosto a 8 de setembro) a comissão organizadora divulga outras datas e informações importantes para os estudantes que desejam participar do vestibular. Você vai poder acompanhar por aqui todas as informações atualizadas. Fique ligado!

Veja o que você precisa checar de perto:

Manual do Candidato Fuvest 2017: Este documento é um verdadeiro guia de sobrevivência para os candidatos. Traz todas as datas, desde a inscrição até a publicação dos resultados, a descrição do que cai em cada prova, as normas do processo seletivo, entre outras informações. Ele é disponibilizado no próprio site da Fuvest.

Relação candidato x vaga: Este dado aponta a concorrência para uma vaga em cada curso. É uma informação importante para quem está na disputa e mostra quantos candidatos estão no páreo com você.

Locais de prova: É preciso checar com antecedência onde você deve comparecer para realizar a prova. Não deixe para a última hora. Mapeie o seu caminho e como fará para chegar até o local no dia marcado. Atrasos causam a desclassificação dos candidatos.

Provas de Habilidades Específicas: A Fuvest exige a realização da prova de Habilidades Específicas para candidatos de alguns cursos, como Artes Cênicas, Música e Arquitetura. Essas provas têm um calendário específico e podem acontecer antes ou depois da primeira fase. Você vai saber se deve prestar este exame na hora da inscrição. Se for o seu caso, fique atento à data e ao local da prova.

O que é preciso levar para a prova da primeira fase da Fuvest?

Os candidatos devem apresentar um documento de identidade válido e trazer uma caneta esferográfica azul ou preta para fazer a prova. Esta tem sido a exigência da Fuvest em todos os anos.

Todas as informações sobre o que é permitido ou proibido no dia do exame são divulgadas no Manual do Candidato, a cada nova edição do vestibular. Veja como tem sido nos últimos anos:

Permitido: O uso de lápis ou lapiseira para rascunho, borracha, apontador, régua e compasso. Os candidatos puderam levar também, em todos os dias de prova, água e alimentos leves.

Proibido: O uso de relógio de qualquer tipo, equipamentos eletrônicos, material impresso ou para anotações, corretivo, caneta marca-texto, gorro, boné, chapéu, protetor auricular ou fone de ouvido.

Resultado da primeira fase da Fuvest 2017

O gabarito oficial da prova da primeira fase costuma ser divulgado pela Fuvest logo após o término do exame. Cerca de três horas mais tarde, é possível checar as respostas na internet. Ao conferir o gabarito você terá uma ideia de como se saiu na prova.

Mas a lista oficial com os candidatos classificados para a segunda fase, de acordo com o cálculo da Fuvest, demora cerca de um mês para sair. Acontece geralmente no final de dezembro. Vamos trazer estas informações em primeira mão para você!

Veja também:

Inscrição Fuvest 2017

Você vai tentar uma vaga na Fuvest 2017? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.