Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Principais Vestibulares de Minas Gerais

30 de setembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes de Minas Gerais por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado de Minas Gerais.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Principais Vestibulares de Minas Gerais

Confira os principais vestibulares de Minas Gerais. Descubra as instituições de ensino e oportunidades de ingresso na região:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG é uma universidade pública federal que aplica um vestibular por ano, em duas etapas. As inscrições normalmente são abertas entre agosto e setembro e as provas costumam acontecer em janeiro. Mais informações no site www.ufmg.br.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

A Ufop é uma universidade pública federal que aplica dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Mais informações no site www.ufop.br.

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

A UFSJ é uma universidade pública federal que aplica dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, além da modalidade de ingresso via Programa de Acesso Seriado (PAS). Mais informações no site www.ufsj.edu.br.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A UFJF é uma universidade pública federal que aplica um vestibular por ano para ingresso no primeiro e segundo semestres e ainda possui outros dois processos de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). Mais informações pelo site www.ufjf.br.

Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A UFV é uma universidade pública federal. Além do vestibular tradicional, que acontece uma vez por ano para ingresso nos dois semestres e tem provas específicas e gerais, adota também o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Mais informações no site www.ufv.br.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

A UEMG é uma universidade pública estadual que promove um vestibular por ano para ingresso nos dois semestres. As inscrições acontecem normalmente entre setembro e outubro e as provas específicas e gerais são aplicadas em  novembro e dezembro. Mais informações no site www.uemg.br.

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

A Unimontes é uma universidade pública estadual que realiza os seguintes processos seletivos: vestibular tradicional para cursos regulares, Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), processo seletivo para cursos modulares de graduação; processo seletivo para cursos superiores de formação específica – Cursos Sequenciais. Mais informações no site www.unimontes.br.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

A PUCMG é uma instituição privada que aplica dois vestibulares por ano, no primeiro e segundo semestres. Mais informações no site www.pucmg.br.

Universidade Presidente Antonio Carlos (Unipac)

A Unipac é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano. Para ingresso no primeiro semestre, o exame acontece entre novembro e janeiro e para o ingresso no segundo semestre acontecede junho a julho, de acordo com o calendário de cada Campus e Unidade. Mais informações no site www.unipac.br.

Universidade de Uberaba (Uniube)

A Uniube é uma instituição privada que tem como formas de ingresso o vestibular agendado, o Processo Especial de Seleção (PES) e o Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS). Mais informações no site www.uniube.br

*As informações foram coletadas em setembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.

Outras possibilidades para estudar

Se você está pensando em estudar no formato EaD, não precisa se restringir a instituições de Minas Gerais.

A UFBRA, por exemplo, conta com cursos bem-avaliados pelo MEC e diversas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas. Saiba mais como ela funciona e como você pode começar a estudar sem sair de casa.

Gostou da dica? Já decidiu qual curso quer fazer? Conte aqui para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.