Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Provas Fuvest 2017

29 de maio de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você vai participar do processo seletivo da Fuvest 2017, reserve um tempo no seu cronograma de estudos para conferir como serão as provas. Quem busca uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) deve passar por quatro exames bem puxados.

A Fuvest tem um dos vestibulares mais concorridos do País. São cerca de 140 mil candidatos que, anualmente, disputam pouco mais de 9 mil vagas. A primeira fase da Fuvest 2017 será realizada em novembro de 2016 e a segunda em janeiro do ano seguinte.

Se você conhecer de perto como funciona este processo seletivo, vai chegar mais seguro e bem preparado nos dias dos exames. E você já deve ter ouvido que candidatos mais tranquilos resolvem as questões com mais facilidade, não é? Veja a descrição das provas das duas fases no resumo que preparamos para você!

As provas da Fuvest 2017

A Fuvest acontece em duas etapas. Na primeira, é aplicada uma prova objetiva com 90 questões sobre conhecimentos gerais. Os candidatos precisam acertar pelo menos 27 questões, ou 30% da prova, para continuar na disputa. Quem acertar um número menor de questões é desclassificado do vestibular.

Na segunda fase os estudantes precisam realizar três provas, em três dias diferentes. Todas elas são discursivas, ou seja, exigem respostas por escrito. Por isso elas contam com um número menor de questões.

Anote as datas das duas fases da Fuvest 2017:

• 27 de novembro de 2016 (domingo) – prova da primeira fase.

• 8, 9 e 10 de janeiro de 2017 (domingo, segunda e terça-feira) – provas da segunda fase.

Tudo sobre a prova da primeira fase da Fuvest 2017

A prova de conhecimentos gerais conta com 90 questões de assinalar. Cada pergunta tem cinco opções de resposta com as letras a, b, c, d ou e. Você deve escolher apenas uma delas e marcar a letra correspondente na folha de respostas. O conteúdo da primeira prova é relacionado às seguintes disciplinas:

• Biologia

• Física

• Geografia

• História

• Inglês

• Língua Portuguesa

• Matemática

• Química

O tempo total de resolução da prova da primeira fase é de 5 horas. Em média, há pouco mais de 3 minutos para ler cada questão, identificar a resposta correta e marcar a letra correspondente na folha de respostas. A prova começa às 13 horas. É preciso chegar ao local do exame meia hora antes do início.

Confira com antecedência o local exato da sua prova. Estude o trajeto até lá e a forma como você vai se deslocar. Quem se atrasa no dia do exame é desclassificado do vestibular! Os locais de prova estão disponíveis no site da Fuvest. Basta acessar e digitar seu número de inscrição ou CPF para ter acesso ao nome da instituição e sala onde você deve comparecer.

O gabarito da primeira fase costuma ser divulgado pela Fuvest no mesmo dia da prova, algumas horas após o término oficial. Fique tranquilo que vamos publicar todas as respostas por aqui.

Conferir o gabarito ajuda a ter uma ideia de como você se saiu na prova. Mas a lista com os candidatos classificados para a segunda fase, de acordo com o cálculo da Fuvest, demora cerca de um mês para sair. Costuma ser divulgada no final de dezembro.

Tudo sobre as provas da segunda fase da Fuvest 2017

As provas da segunda fase são inteiramente discursivas. Você deve escrever uma resposta para cada questão nas linhas disponíveis abaixo do enunciado da pergunta. Mas não se preocupe em preencher todas as linhas. O importante é responder corretamente, seja com muito ou pouco texto. Se você errar uma palavra, risque-a com a caneta e escreva de novo. Veja o conteúdo de cada uma das provas da segunda fase:

Primeira prova – 8 de janeiro de 2017: É sobre Língua Portuguesa. Ela é dividida em duas partes. A primeira conta com 10 questões relacionadas a compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura; a segunda parte pede uma Redação. O tema só é conhecido na hora da prova.

Segunda prova – 9 de janeiro de 2017: É composta por 16 questões sobre as seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Algumas perguntas são interdisciplinares, ou seja, envolvem mais de uma matéria.

Terceira prova – 10 de janeiro de 2017: É composta por 12 questões sobre duas ou três disciplinas, relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

O tempo total de cada prova da segunda fase é de 4 horas. A dica é começar pelas mais fáceis, para fazer seu texto fluir melhor, ao invés de quebrar a cabeça e perder minutos preciosos com as difíceis.

Os espaços em branco das folhas com as perguntas podem ser usados como rascunho. Mas cuidado para não demorar demais ao copiar as respostas.

Lembre que a redação também vai consumir bastante tempo. A recomendação dos especialistas é escrever primeiro um rascunho  e depois transcrever no espaço do texto.

As provas têm início às 13 horas. É preciso chegar ao local do exame meia hora antes do início.

O local de realização das provas da segunda fase é divulgado com a lista dos candidatos classificados na primeira fase, no site da Fuvest . Pode haver diferença no local da prova entre as duas fases do vestibular. Fique atento!

O resultado da segunda fase é mais demorado que o da primeira, uma vez que as provas discursivas exigem a correção de uma banca avaliadora. A primeira chamada da Fuvest costuma ser divulgada 20 dias após a realização das provas da segunda fase.

Manual do Candidato Fuvest 2017

O Manual do Candidato Fuvest é um documento que você deve ler do começo ao fim. Ele descreve detalhadamente os procedimentos do vestibular, os requisitos que os candidatos devem cumprir e o que será cobrado em cada prova. Há um capítulo sobre o que é permitido e o que é proibido levar no dia das provas, além das regras de conduta dos candidatos.

O Manual do Candidato Fuvest 2017 será disponibilizado no site da Fuvest.

Veja também:

Primeira fase Fuvest 2017

Vai participar da Fuvest 2017? Como tem se preparado para enfrentar este desafio? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.