Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Resultado Fuvest 2018

6 de agosto de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Já imaginou ver seu nome na lista dos aprovados da Fuvest 2018? Saiba

tudo sobre o resultado do vestibular mais concorrido do Brasil!

Quem vai se aventurar na Fuvest 2018, um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil, tem em mente um único objetivo: ver o nome na lista dos aprovados.

É ou não é?

Pois bem, os candidatos precisam segurar a emoção aqui. A Fuvest 2018 é dividida em duas fases e, por consequência, tem dois resultados.

E não pense que é moleza não. Ver seu nome em uma dessas listas – e de preferência nas duas, que é o que garante a tão sonhada vaga – vai exigir muita dedicação.

O primeiro resultado sai em dezembro de 2017. O segundo demora um pouco mais.

Está curioso para saber sobre o resultado da Fuvest 2018? Fique ligado que vamos contar tudo a seguir!

Os resultados da Fuvest 2018

A Fuvest 2018, assim como em outras edições, vai acontecer em duas fases. Os resultados da primeira e da segunda fase, naturalmente, saem em datas diferentes.

A lista com os aprovados na primeira fase deve sair em dezembro de 2017. Nela estarão os nomes dos que irão concorrer à segunda fase.

Já os resultados da segunda fase devem acontecer alguns meses depois, em fevereiro de 2018.

Como você está se preparando para chegar lá?

A seguir, conheça em detalhes como será divulgado o resultado de cada uma das fases da Fuvest 2018.

Os resultados da primeira fase da Fuvest 2018

A primeira fase é composta de uma única prova objetiva contendo 90 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Ela é a mesma para todos os candidatos inscritos na Fuvest 2018 e vai funcionar como uma peneira para a segunda fase.

Aqui, quem acertar menos de 30% das questões já fica fora da disputa. Para alguns cursos mais concorridos, a nota de corte dessa etapa ultrapassa os 60 pontos. É uma verdadeira prova de fogo!

As provas acontecem no final de novembro e os resultados saem poucos dias depois, no dia 18 de dezembro de 2017.

Por ser uma etapa com provas objetivas, a correção é mais rápida, por meio eletrônico (usando um leitor de cartões de resposta). Depois disso vem o cálculo para definir os alunos mais bem posicionados.

A primeira etapa é eliminatória. O resultado é único e definitivo – ou seja: não haverá novas chamadas da primeira fase. Por isso é tão importante chegar bem preparado ao vestibular.

Se a primeira fase já é difícil, a segunda é mais ainda! Vamos ver a seguir.

Os resultados da segunda fase da Fuvest 2018

Entre a primeira e a segunda fase são menos de dois meses. A última etapa do vestibular da Fuvest 2018 é ainda mais difícil e se estende por três dias seguidos. Só vai participar dela quem conseguir passar pela primeira etapa.

Aqui as provas são dissertativas (sim, é preciso escrever as respostas por extenso) e podem variar de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Essa etapa acontece logo no começo de janeiro de 2018. Os candidatos terão que encarar 10 questões de Língua Portuguesa e a temida Redação no primeiro dia. No segundo, 16 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. No terceiro, 12 questões sobre duas ou três disciplinas específicas do curso escolhido.

Por ter provas mais complexas, que exigem correção manual, uma a uma, os resultados da segunda fase da Fuvest demoram mais a sair.

A Fuvest informou que a lista da primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018.

Quem aparecer entre os selecionados garante de vez uma vaga na prestigiada Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Os resultados da segunda fase guardam uma surpresa interessante para aqueles que não conseguirem entrar na primeira chamada. A Fuvest 2018 pode divulgar, se for necessário, até seis listas com convocados a ocupar as vagas que restarem.

Ou seja: são seis chances de entrar. O lance é ficar ligado no site da Fuvest durante o período e acompanhar as novas chamadas.

As novas chamadas ocorrem quando alunos convocados não conseguem fazer a matrícula, perdem o prazo ou simplesmente desistem do curso.

Todo esse processo pode se estender até meados de março.

As principais datas da Fuvest 2018

Quem quer realmente fazer bonito na Fuvest 2018 precisa ficar de olho no calendário. A organização é super rigorosa e não vai tolerar o chororô dos atrasados. Quem perder qualquer prazo vai mesmo ficar de fora.

Por isso a gente recomenda anotar as principais datas da Fuvest 2018. Guarde na agenda do seu celular, anote com letra bem grande num papel e cole na parede do seu quarto, o que você quiser – o importante mesmo é não perder nenhum detalhe.

Fique por dentro do cronograma:

01 agosto de 2017: Publicação do Manual do Candidato – Fuvest 2018

O Manual do Candidato da Fuvest 2018 fica disponível para consulta, gratuitamente, para todos os interessados, no site do concurso. O documento é fundamental para entender todos os detalhes do vestibular, desde o cronograma até o que pode e não pode fazer durante as provas, entre outras informações importantes.

Até 7 de agosto de 2017: Pedido de isenção do valor da inscrição

A taxa de inscrição da Fuvest não é barata. Quem está passando por alguma dificuldade financeira tem o direito de pedir isenção total ou abatimento do valor. Para isso, no entanto, é preciso se encaixar em alguns critérios definidos pela organização da Fuvest 2018.

O prazo para fazer o pedido vai até o dia 7 de agosto. A solicitação é feita no próprio site da Fuvest, onde o candidato também pode conferir os critérios de isenção.

Os resultados desse processo devem sair no dia 18 de agosto.

21 de agosto a 11 de setembro de 2017: Inscrições

Guarde bem essa data, porque se você perder o prazo não poderá participar da Fuvest 2018. O período de inscrições abre no dia 21 de agosto e segue até 11 de setembro. Aqui não tem desculpa: são mais de 20 dias para garantir sua participação. Tudo é feito pelo site da Fuvest.

A inscrição é super simples. Basta informar alguns dados pessoais, criar uma senha e baixar o boleto para pagar a inscrição (caso não seja isento). O processo só é efetivado depois de o pagamento ser processado pela instituição bancária autorizada.

A gente costuma aconselhar os candidatos a fazer a inscrição nos primeiros dias, pois nunca se sabe o que pode acontecer na última hora: vai que o sistema dá problema, o banco fecha, a internet cai… não dê moleza para o azar!

O prazo para pagar a taxa de inscrição vai até 12 de setembro.

17 de novembro de 2017: Locais de prova

O local onde cada candidato fará a prova da Fuvest 2018 só deve ser conhecido pouco mais de uma semana antes do exame. A informação fica disponível no site da Fuvest.

26 de novembro de 2017: Primeira fase da Fuvest 2018

A primeira fase da Fuvest 2018 acontece ainda em 2017, no dia 26 de novembro. Os portões devem abrir para os candidatos às 12h30 (horário de Brasília) e fechar pontualmente às 13 h. Quem ficar de fora, pode dar adeus ao sonho de conseguir vaga nesta edição.

Os inscritos terão cinco horas para resolverem todas as questões e preencherem o cartão-resposta.

18 de dezembro de 2017: Resultado da primeira fase da Fuvest 2018

Os resultados da primeira fase, assim como o local de prova da segunda fase, ficam disponíveis no dia 18 de dezembro de 2017 e podem ser consultados no site da Fuvest. 

7 a 9 de janeiro de 2018: Segunda fase da Fuvest 2018

A segunda fase acontece em janeiro de 2018. As provas dessa etapa são mais complexas e requerem um conhecimento mais amplo por parte dos candidatos. São três dias seguidos de pauleira: domingo, segunda e terça-feira.

Os horários de abertura e fechamento dos portões são os mesmos da primeira fase. A única diferença é que o aluno terá apenas quatro horas por dia para fazer tudo.

A segunda fase só pode ser feita por quem tiver sido aprovado na primeira.

02 de fevereiro 2018: Lista de aprovados da Fuvest 2018 – primeira chamada

A lista de aprovados da Fuvest 2018, com a primeira convocação para matrícula, sai no dia 2 de fevereiro de 2018, no site da Fuvest.

Quer se dar bem na Fuvest 2018? Então fique de olho nestas dicas!

Para se dar bem em um concurso difícil como o da a Fuvest 2018, estudar muito, e com antecedência, é fundamental.

Mas só estudar não é o bastante. É preciso conhecer cada detalhe do exame.

Por isso nós trouxemos algumas dicas que você pode seguir para dar mais foco aos seus estudos e melhorar o rendimento.

Veja a seguir:

• Leve a sério as obras de leitura obrigatória. Não caia na tentação de ver apenas o resumo técnico ou acompanhar as análises dos professores. As provas da Fuvest têm muita questão de interpretação de texto, e você vai precisar dessa habilidade para se dar bem – pode acreditar!

• Nada melhor do que fazer as provas das edições anteriores da Fuvest para entender o grau de dificuldade das questões e ficar por dentro do formato geral dos exames.

• Invista na leitura e interpretação de gráficos e tabelas. Muitas questões têm esse formato.

• Dê atenção especial aos assuntos que caem com maior frequência nas provas.

• Leia com atenção o Manual do Candidato – esse é o primeiro passo para uma boa prova.

Faculdades que você pode – e deve – considerar caso não passe na Fuvest

Se não rolar de entrar na Fuvest 2018, paciência. Você pode investir mais um ano estudando ou tentar vaga em outra faculdade bem avaliada pelo MEC que ofereça o curso que você deseja. Algumas, inclusive, têm até formatos diferenciados de estudos, que podem se encaixar super bem na sua rotina.

Separamos algumas para você conhecer:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia

Veja também:

O que cai na Fuvest

Como está sua dedicação para arrasar na Fuvest 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.