Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Fuvest: veja os 5 últimos temas de redação do vestibular

25 de maio de 2022
últimos temas de redação da Fuvest
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, pois seleciona estudantes para os cursos da USP, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Na edição de 2022 do vestibular, foram 110 mil inscritos, para pouco mais de 11 mil vagas, ou seja, em média, dez candidatos por vaga.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Com tanta concorrência, os estudantes acabam precisando se esforçar muito para atingir os melhores resultados entre os participantes. O vestibular é constituído por duas fases, a primeira com questões de múltipla escolha e a segunda com questões dissertativas, entre elas, a redação. O texto vale, sozinho, metade dos pontos da segunda fase, o que o torna muito importante. 

Por isso, quem quer tentar a Fuvest em 2023 já precisa ir se preparando para a tão temida prova de redação. A USP costuma trazer temas filosóficos e reflexivos, que exigem muito conhecimento cultural do estudante. Portanto, para se dar bem, conheça quais foram os últimos 5 temas da prova de redação da Fuvest!

O que é a Fuvest

 

Se você caiu de paraquedas aqui nesse texto, ainda é importante saber sobre o vestibular da USP. Mesmo que você não saiba o que esse nome significa, provavelmente já deve ter ouvido falar muitas vezes a palavra Fuvest, na escola, cursinho pré-vestibular e em páginas da Internet. A Fuvest é, em termos gerais, o vestibular para entrar na USP. 

No entanto, a palavra significa bem mais que isso. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), é uma instituição que elabora a prova de vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Antes de mais nada, é preciso saber que a USP é uma das maiores universidades do Brasil, que acumula prêmios e colocações em rankings de melhor universidade do país. Então, atraindo muitos estudantes de lugares distintos, ela precisou selecionar os melhores entre eles. Para isso, em 1976, a USP criou a Fuvest.

A Fuvest já foi responsável por elaborar outras provas de vestibular, mas hoje só se dedica ao vestibular da USP, por isso, as duas coisas viraram praticamente sinônimos. Lembrando que a Fuvest é o segundo maior vestibular do Brasil, ficando atrás somente do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. 

Como é a prova de redação da USP

A Fuvest é composta por duas fases, para selecionar os melhores candidatos aos cursos de graduação da universidade. A primeira fase possui questões de múltipla escolha, e a segunda questões dissertativas de acordo com a área do conhecimento escolhida pelo candidato.

Primeira Fase

A primeira fase da Fuvest é aquela em que todos os candidatos inscritos participam. É composta por um dia de prova, com 5h de duração. São 90 questões de múltipla escolha, sempre com cinco opções. A prova possui questões referentes à todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio: português, matemática, biologia, física, química, inglês, história e geografia. 

Na primeira fase, também serão cobrados conhecimentos nas obras literárias exigidas no edital do vestibular. Acompanhe, aqui, as obras que serão cobradas em 2023.

Segunda Fase

Já a segunda fase da Fuvest será realizada somente pelos candidatos aprovados na primeira fase. Ela é composta por dois dias de prova com questões dissertativas, sendo o primeiro de 10 questões de língua portuguesa, e uma redação, valendo 50 pontos. Já o segundo dia de prova possui 12 questões de disciplinas relacionadas ao curso que o candidato escolheu.  

Depois das duas provas realizadas, a nota do candidato é referente aos pontos acumulados nas duas fases. Para candidatos aos cursos de música, artes cênicas e artes visuais, também há prova de habilidades específicas valendo 100 pontos. 

O que é avaliado na redação da Fuvest?

A prova de redação da Fuvest é dissertativa, e o candidato deve escrever sobre o tema proposto. Geralmente, os temas cobrados são de ordem filosófica e apresentam problemas sociais ou políticos para serem discutidos pelo candidato. Sendo assim, é avaliado a capacidade do participante de fugir do senso comum, propondo pensamentos realmente seus, e que sejam “fora da caixa”, considerando conhecimentos culturais do aluno.

Além disso, é avaliada a capacidade de organizar o texto, dispondo argumentos coesos ao longo da dissertação, e também a habilidade de desenvolver o tema, não ficando preso aos textos motivadores. Por isso, lembre-se de fazer um esqueleto da redação antes de escrever o texto definitivo, e de apresentar um texto com conteúdo bem-organizado.

Outo pronto avaliado é a coerência e articulação dos argumentos. Aqui, entra a habilidade lógica do candidato, e o repertório de ideias. Afinal, não basta escrever um bom texto, é necessário haver também um bom conteúdo. Lembre-se de utilizar os elementos conectivos ao longo do texto, para unir os parágrafos e frases.

Para finalizar, a Fuvest avalia a gramática do candidato na escrita do texto de redação, observando se ele é capaz de utilizar bem a língua portuguesa, e de articular bem vírgulas, pontos, crases etc. 

Relação dos 5 últimos temas da Fuvest

2022

As diferentes faces do riso

2021

O mundo contemporâneo está fora de ordem?

2020

O papel da ciência no mundo contemporâneo

2019

A importância do passado para a compreensão do presente

2018

Devem existir limites para a arte?

É importante ficar de olho nos temas das redações passadas para entender como poderão ser as próximas. Como você pode ver, a maioria dos temas da redação da Fuvest vem em formato de pergunta, e é necessário que o candidato se dedique a respondê-la. 

Como os temas são abertos, você pode ter qualquer opinião sobre o tema, desde que seja bem argumentada. Além disso, pode-se voltar para falar sobre qualquer um dos possíveis recortes para o tema dentro do texto, se ele for dado de maneira aberta. Como os temas da Fuvest são filosóficos e reflexivos, é importante manter o mesmo tom de reflexão ao longo da redação, pensando e propondo respostas para o problema apresentado. 

Dicas para se dar bem na prova

Pensando nas coisas que são avaliadas na prova de redação da Fuvest, preparamos uma lista de dicas para te ajudar a se sair bem e conseguir a tão sonhada vaga na USP. 

 

  • Conheça e treine os temas anteriores

 

Uma das partes fundamentais para ir bem em uma redação de vestibular é conhecer como ela é feita e o que exige. Se você vai fazer vários vestibulares diferentes, é importante não confundir os moldes de uma redação com outra. Por isso, saiba quais foram os temas dos anos anteriores e os estude. Se você não souber como desenvolvê-los, vale a pena conversar com um professor de redação e pedir dicas. Não deixe de praticar o tipo de texto que será exigido!

 

  • Faça um esqueleto da redação

 

Outro ponto importante para se dar bem na prova é não ir direto para a folha de resposta, com a primeira ideia que lhe vier à cabeça. A Fuvest é exigente quanto à apresentação de argumentos consistentes, e, por isso, você deve pensar muito bem neles. Leia o tema da redação, levante algumas ideias, e estruture o seu texto primeiro, na folha de rascunho, de forma coerente e coesa, com uma argumentação sólida.

 

  • Não surte!

 

A redação não é um bicho de sete cabeças, como muita gente acha. Ela, na verdade, é uma ótima oportunidade que a banca te dá, de mostrar a sua personalidade, os seus conhecimentos e o que de melhor você sabe. É um espaço em branco para ser ouvido, e para mostrar seu potencial. Além disso, use conhecimentos que você realmente sabe, coisas cotidianas, como filmes e coisas que já estudou, e será mais simples do que imagina!

 

  • Construa e use uma bagagem cultural

 

Uma das coisas mais importantes para a banca da Fuvest é o conhecimento cultural que o candidato apresenta na redação. Por isso, na hora de estudar, não fique preso somente aos livros. Conheça museus, veja filmes, leia livros, vá ao teatro, ouça músicas que te façam pensar. Assim, você se diverte e ainda cria o hábito de pensar fora da caixa. Na hora da prova, coloque todo o seu conhecimento em campo!

 

  • Não fuja do tema

 

Toda redação tem algumas regras básicas para que seu texto seja considerado na avaliação. É muito importante se atentar a esses detalhes, para que você possa concorrer no vestibular. Por isso, não fuja do tema, não rasure a prova, e atenda a esses pré-requisitos fundamentais. Essa deve ser sua principal preocupação, afinal, não adianta escrever um texto ótimo, se ele não for nem corrigido!

Veja também: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Universidades com bolsas de estudo

Além da USP, existem muitas outras universidades no Brasil que são bem avaliadas pelo MEC, e que são referência no ensino superior. Você sabia que há possibilidade de estudar de graça, ou com grandes descontos em universidades particulares de qualidade? A Quero Bolsa possui parcerias com universidades e consegue oferecer até 80% de bolsas de estudo. 

Para entrar nessas universidades, você pode contar com a sua nota do Enem, e aplicá-la no Sisu, Prouni e Fies. Confira a lista de universidades:

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.