Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Unesp 2023: veja o calendário do vestibular

27 de maio de 2022
Unesp 2023: fique por dentro do vestibular
Imagem do autor
Escrito porVictória Linard

 

Saiba mais sobre a Unesp, uma das maiores universidades do Brasil, e confira as principais datas para o Vestibular 2023

A Vunesp já divulgou a data do vestibular da Unesp 2023. Mas você sabe o suficiente sobre essa universidade, considerada uma das maiores e mais importantes do país?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Continue a leitura e descubra mais sobre a Universidade Estadual Paulista, como irá funcionar o vestibular da Unesp 2023 e quais as principais datas já divulgadas.

Sobre a Universidade Estadual Paulista

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) é uma universidade pública brasileira. Tem importante atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Assim como as demais universidades públicas do Brasil, a Unesp não cobra mensalidades e taxas administrativas de seus alunos, sendo quase em sua totalidade financiada pelo governo de São Paulo.

A instituição é uma das quatro universidades mantidas pelo governo paulista, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Como entrar na Unesp?

Existem três principais formas de ingresso nos cursos de graduação da Unesp:

  • vestibular tradicional
  • processo seletivo Unesp-Enem
  • participação em Olimpíadas Científicas

Tanto para o vestibular tradicional quanto para o Unesp-Enem há critérios de distribuição de vagas considerando reservas para estudantes oriundos do ensino médio da rede pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Há, ainda, o ingresso em vagas remanescentes para quem já é portador de diploma de ensino superior e para recém-formados na Unesp que desejem ingressar em curso com grade curricular parecida.

Vestibular da Unesp

O vestibular da Unesp é aplicado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

A Vunesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, ligada à Universidade Estadual Paulista. Entre suas atividades está toda a administração, desde o planejamento à aplicação e avaliação, do vestibular da Unesp. Também realiza vestibulares e diversos concursos para outras instituições. 

O vestibular da Unesp é um dos mais procurados pelos estudantes brasileiros, ou seja, é também um dos mais concorridos do país, dependendo do curso escolhido. O processo atrai anualmente dezenas de milhares de candidatos.

Na última edição, de 2022, a Vunesp registrou mais de 69 mil inscritos. Apesar da grande quantidade de candidatos, o número é inferior em mais de 11 mil inscritos em relação à edição anterior.

A queda na quantidade de candidatos é reflexo da recente pandemia de covid-19. Entretanto, com a chegada da vacina e queda nos casos graves da doença, a expectativa é de aumento no número de inscritos na próxima edição do vestibular. 

Edital Unesp-Enem

Para vagas remanescentes nos cursos de graduação, a Unesp lança o Edital Unesp-Enem, pelo qual seleciona os candidatos inscritos com melhores classificações nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A relação dos cursos e das vagas é divulgada após a apuração das matrículas da

5ª chamada do vestibular tradicional da Unesp. A inscrição é gratuita e realizada também pela Vunesp.

Esse processo seletivo está aberto a candidatos que participaram de uma ou das duas últimas edições do Enem. Serão selecionados os candidatos mais bem classificados, com base nas notas das provas objetivas por disciplina e na redação.

São aplicados pesos para as notas das provas por disciplina do Enem, de acordo com a área do curso de graduação escolhido pelo candidato. Para estudantes que fizeram as duas últimas edições do Enem, será considerada a que obteve melhor desempenho após a aplicação dos pesos.

Olimpíadas científicas

A Unesp passou a destinar vagas em alguns de seus cursos de graduação para alunos que se destacaram em olimpíadas acadêmicas nacionais ou internacionais.

O processo para candidatos conseguirem uma vaga na Unesp pelas Olimpíadas Científicas é realizado também pela Vunesp. Nesse processo seletivo, os candidatos não precisam prestar o vestibular tradicional.

Como é o vestibular da Unesp?

O vestibular da Unesp é considerado, por especialistas do setor, como um dos concursos mais qualificados para ingresso ao ensino superior. Estudo da Vunesp indica que há um equilíbrio entre questões fáceis e difíceis na prova, além de conteúdos interdisciplinares inovadores.

De forma geral, trata-se de um processo seletivo justo e acessível, na qual os candidatos são incentivados a usarem o conteúdo aprendido na escola para resolverem situações-problema.

O vestibular da Unesp é, ainda, dividido em duas etapas:

  • Primeira fase: composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha
  • Segunda fase: composta por uma prova objetiva e redação. 

Como funciona a prova da Vunesp?

A primeira fase do vestibular da Unesp consiste em uma única prova, com 90 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais. As questões são de múltipla escolha, contendo cada uma 5 alternativas, das quais apenas uma é considerada a correta.

As 90 questões são divididas igualmente entre as áreas do conhecimento, e todas possuem o mesmo peso, independente da área e do curso escolhido pelo candidato:

  • 30 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) 
  • 30 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) 
  • 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática) 

O aluno terá 5 horas para finalizar a prova, sem tempo extra para transcrição do caderno de rascunho para a folha de resposta. A primeira fase é classificatória e eliminatória.

Já a segunda fase, também aplicada em um único dia, é composta por uma prova com 60 questões, também objetivas, sobre conhecimentos específicos e por uma redação. As questões seguem a seguinte divisão:

  • 20 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) 
  • 20 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) 
  • 20 questões de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática)

A redação solicitada pelo vestibular da Unesp é de gênero dissertativo-argumentativo. Os temas cobrados na redação geralmente são mais reflexivos e abordam questões sociais e a própria sociedade brasileira.

Calendário do vestibular da Unesp 2023

A Unesp já divulgou o calendário da edição 2023 do vestibular. Confira as principais datas e prepare-se para não perder nenhum prazo!

  • Inscrições: 5 de setembro a 10 de outubro de 2022
  • Primeira fase: 15 de novembro de 2022
  • Segunda fase: 19 de dezembro de 2022
  • Resultado: 6 de fevereiro de 2023

Saiba mais: Unesp divulga o calendário do vestibular 2023

 

Onde fica a Unesp?

A Unesp se diferencia das demais universidades estaduais pela quantidade de campi, dispersos por todo o estado de São Paulo.

Atualmente, a universidade conta com 35 faculdades e instituições de ensino espalhadas por 24 municípios do estado paulista, sendo 22 no interior, 1 na capital e 1 no litoral do estado.

No interior do estado, a Unesp possui campi nos seguintes municípios:

  • Araçatuba
  • Araraquara
  • Assis
  • Bauru
  • Botucatu
  • Dracena
  • Franca
  • Guaratinguetá
  • Ilha Solteira
  • Itapeva
  • Jaboticabal
  • Marília
  • Ourinhos
  • Presidente Prudente
  • Registro
  • Rio Claro
  • Rosana
  • São João da Boa Vista
  • São José do Rio Preto
  • São José dos Campos
  • Sorocaba
  • Tupã

No litoral paulista, a Unesp possui um campus na seguinte cidade:

  • São Vicente

Já na cidade de São Paulo, capital paulista, o campus, composto pelo Instituto de Artes, fica localizado no bairro de Barra Funda, mas também conta com unidades complementares no Centro da cidade.

Saiba mais: Conheça as cidades onde ficam os 24 campi da Unesp e saiba mais sobre cada um deles

Quando a Unesp foi criada?

A Unesp foi fundada oficialmente em 1976, a partir da junção de diferentes faculdades e institutos de ensino superior que existiam isolados em várias regiões do estado de São Paulo.

Essas unidades, que abrangem as mais diferentes áreas do conhecimento, haviam sido criadas, em sua maioria, nas décadas de 1950 e 1960.

Devido a problemas administrativos para a gestão de tantas instituições isoladas, a solução mais apoiada foi a unificação dessas unidades em uma única universidade. O governo de São Paulo, então, publicou a Lei 952 de 30 de janeiro de 1976, a qual criava a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

A partir daí, a universidade apenas cresceu, incorporando outras instituições e construindo novas unidades e cursos.

A importância da Unesp para o país

A Unesp é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, destacando-se pela grande quantidade de campus e de instituições que a compõem. A universidade é reconhecida por sua atuação no ensino, na pesquisa e também na extensão de serviços à comunidade.

A instituição oferece mais de 135 cursos de graduação e forma, anualmente, mais de 5 mil novos profissionais. Na graduação, a Unesp possui quase 40 mil alunos, e mais de 14 mil estudantes nos programas de pós-graduação. Ao todo, a Unesp soma mais de 50 mil alunos matriculados.

A Unesp está entre as mais importantes universidades do Brasil e da América Latina, e vem assumindo uma posição cada vez mais relevante no mundo, especialmente na produção científica nas mais diversas áreas do conhecimento.

Além disso, a Unesp vem alcançando posições cada vez melhores nos rankings mundiais que avaliam a qualidade de universidades de todo o planeta. Isso demonstra que a instituição tem conquistado cada vez mais relevância no cenário global.

Saiba mais: USP, Unicamp e o ranking das universidades

Outro destaque da universidade é a sua relação com a sociedade, principalmente pelos projetos de extensão universitária. A Unesp desenvolve centenas de projetos de extensão, nos quais questões sociais importantes são abordadas, e interage com a comunidade, oferecendo serviços de qualidade à população.

No vídeo institucional abaixo, você confere um pouco mais sobre a Unesp e sua história:

 

 

Outras opções de universidades

Além da Unesp, há universidades particulares muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem facilidades para novos estudantes, incluindo bolsas de estudo e descontos. Confira algumas boas opções:

Você sabia dessa grande quantidade de campi que a Unesp tem? Já pensou em estudar em algum deles? Por qual curso você tem interesse? Conte pra gente nos comentários!

Leia também:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.