Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Dúvidas sobre o Fies? Veja respostas sobre o programa!

17 de novembro de 2017
ensino superior
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como Fies, é um programa criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de auxiliar os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, mas que não possuam condições financeiras para arcar com a mensalidade de seu curso.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

É comum surgirem dúvidas sobre o programa de financiamento, e para responder todas suas perguntas preparamos esta matéria. Dá só uma olhada!

Quem pode participar

Para participar do Fies é preciso cumprir com determinados requisitos. Confira-os abaixo:

Teste: Você se encaixa no Fies?

1) Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação.

2) Ter renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos para financiamentos parciais, e até três salários mínimos para financiamentos integrais.

Veja também:
+ Como funciona o FIES para Medicina? Confira as regras!

Como se inscrever no FIES?

como funciona o fies

As inscrições para o Fies devem ser feitas no site oficial do programa. Para isso, é preciso acessar o Portal de Acesso único, no site Gov.br e criar um login e senha. Após essas etapas, o estudante poderá realizar sua inscrição.

No ato da inscrição, o aluno precisará passar por três etapas:

1) Preencher um formulário com os dados pessoais e de renda

2) Escolher a modalidade de curso

3) Optar por até três cursos para concorrer no Fies

Qual a ligação entre o Enem e o Fies?

Desde 29 de julho de 2011, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ter total ligação com o Fies. E a partir de 2015, passou a vigorar uma regra de pontuação mínima no Exame para concorrer ao financiamento.

Os estudantes que desejam solicitar o Fies devem ter realizado o Enem 2010 ou ano posterior, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

fies enem

Todos os cursos são financiados pelo Fies?

O Fies somente garante financiamento para as instituições que demonstrarem interesse e tiverem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A partir de 2015, o MEC passou a priorizar algumas áreas do conhecimento e regiões do país, distribuindo mais vagas para esses casos. E para consultar os cursos e instituições disponíveis, basta acessar o portal do Fies durante o período de inscrições.

Já sou formado. Posso usar o Fies para segunda graduação?

fies

Sim. O Fies também atende estudantes que já tenham um diploma de nível superior. A concorrência, no entanto, é mais acirrada, pois a prioridade é financiar o curso de quem ainda não tem diploma.

Meu nome está sujo. Posso conseguir o Fies?

Segundo o portal do programa, o estudante não pode pedir o Fies “se estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).”

prouni

Se tiver outros tipos de restrição de crédito, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, o estudante pode conseguir o Fies, desde que não seja fiador (fiança solidária).

Como funciona o pagamento da mensalidade?

O estudante que consegue o benefício do Fies não recebe o dinheiro da mensalidade para repassar à faculdade. É o próprio sistema do programa que se encarrega de fazer o pagamento para a instituição.

cursos mais fáceis no fies

Uma vez contratado o financiamento, o aluno só precisa fazer os pagamentos trimestrais referentes aos juros e, depois da formatura, fazer o pagamento das parcelas da dívida.

Esses pagamentos são feitos para o banco em que o estudante contratou o financiamento, normalmente por boleto bancário ou débito em conta.

Ouvi dizer que posso pagar uma taxa para garantir uma vaga no Fies. Isso existe?

Não. A inscrição do Fies só pode ser feita no site oficial do programa. Depois disso, caso seja selecionado, o estudante deve se cadastrar no sistema SisFies, validar as informações na instituição onde estuda e apresentar a documentação necessária no banco que vai fazer o financiamento.

Nenhuma instituição ou pessoa pode “acelerar o processo” ou “garantir uma vaga” no Fies, muito menos cobrar por isso.

O que acontece se eu desistir do curso?

O estudante que pediu o Fies e desistiu do curso pode solicitar o “encerramento antecipado da utilização do financiamento”. Nesse caso, precisará cumprir com suas obrigações contratuais, podendo escolher entre algumas opções de pagamento.

Tenho o Fies, mas quero mudar de curso. Posso continuar com o financiamento?

fies

Sim, é possível trocar de curso e continuar com o financiamento, desde que siga as regras do programa. Estudantes que contrataram o Fies antes de 14 de janeiro de 2014 devem procurar a agência da Caixa Econômica Federal onde assinaram o contrato de financiamento.

Os demais devem consultar as regras e solicitar a transferência pela Internet, no site do SisFies.

A nota do vestibular influencia no Fies?

Não. A pontuação obtida pelo estudante no vestibular não aumenta nem diminui as chances de conseguir um financiamento pelo Fies.

Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?

vaga remanescente

A regra de utilização do ProUni com o Fies mudou em 2015. Para poder usar esses dois benefícios ao mesmo tempo, é necessário ser bolsista parcial do Prouni e solicitar o Fies para complementar a mensalidade do mesmo curso e na mesma instituição onde o aluno tem a bolsa do Prouni.

Além disso, a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.

E se não conseguir o Fies?

E se não rolar de conseguir o Fies, não desanime! As faculdades parceiras do Mundo vão te ajudar! Elas aceitam ingresso direto dos estudantes, oferecendo bolsas de até 80%.

Os interessantes precisarão apenas das suas notas do Enem. Confira abaixo algumas de nossas parceiras que trabalham com programas de bolsas de estudos, têm convênios variados, oferecem descontos e financiamento sem burocracia!

Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.