Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Curso de Arquitetura e Urbanismo

25 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Arquitetura é considerada a arte que faz o planejamento e a execução de obras internas e externas em diversos tipos de imóveis e espaços com a finalidade de deixá-los esteticamente mais belos e confortáveis.

Vários são os critérios analisados pelo profissional de arquitetura para alcançar o resultado esperado em seu projeto, entre eles estão iluminação e ventilação do local, a localização em que cada objeto está disposto dentro do imóvel e a finalidade na qual o imóvel será utilizado.

O curso

O curso de Arquitetura é considerado um curso da área de Exatas, porém, exige do aluno conhecimentos artísticos, humanísticos e voltados para a estética de ambientes. De acordo com as Diretrizes Curriculares dispostas no site do Ministério da Educação (MEC), os cursos de Arquitetura e Urbanismo devem possuir dois núcleos:

Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação: Consiste em toda teoria que envolve a Arquitetura e Urbanismo. Deverão fazer parte desse núcleo os estudos do ambiente, desenho, história da arte, estudos sociais, estudos econômicos, meios de representação, expressão, etc.

Núcleo de Conhecimentos Profissionais: são aspectos da carreira profissional de um Arquiteto que devem ser considerados. Este núcleo é formado pelas áreas de estudo que compreendem a Informática, Projeto e Planejamento de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Construção, Conforto aplicado ao ambiente, etc.

O aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, como, por exemplo, uma pesquisa em determinada área dentro da Arquitetura. A apresentação deste trabalho é critério fundamental para a obtenção do diploma.  Além disso, o aluno também deve realizar um estágio supervisionado, que irá apresentar e aproximar o mercado de trabalho do futuro profissional.

A grade curricular

A grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo possui disciplinas que se enquadram nos núcleos de conhecimentos profissionais e de fundamentação citados acima. Confira algumas das disciplinas ministradas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo:

  • História da Arte
  • Geometria
  • Direito
  • Informática Aplicada
  • Topografia
  • Desenho
  • Representação Gráfica
  • Percepção e Expressão
  • Sistemas Estruturais
  • Conforto Ambiental
  • Estruturas em Aço, Concreto e em Madeira
  • Planejamento e Desenho Urbano

Onde Estudar Arquitetura

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem o curso de Arquitetura:

Privadas:

Públicas:

O mercado de trabalho

O profissional formado em Arquitetura pode trabalhar de forma autônoma, construindo o próprio escritório, ou em empresas do ramo da construção civil. É de extrema importância que o aluno que deseja realizar um curso nessa área saiba identificar as diferenças existentes entre um engenheiro civil e um arquiteto. Embora as profissões se complementem, elas possuem grandes diferenças.

Saiba mais em:

Curso de Engenharia Civil

A profissão de Arquiteto é regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), o que possibilita contratar apenas aqueles profissionais que realmente possuam créditos para tal.

Veja mais sobre o mercado de Arquitetura no infográfico abaixo criado pela Catho.

O mercado de Arquitetura

Fonte: O mercado de Arquitetura | Portal Carreira & Sucesso

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.