Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

História da Arte: conheça tudo sobre o curso

10 de novembro de 2023
A imagem apresenta uma aluna do curso de História da Arte segurando um papel enquanto está com um ateliê ao fundo, onde podemos ver uma estátua de um busto e telas pintadas. A mulher é branca, com cabelos loiros e compridos, presos.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Já pensou em ser um historiador? Ou talvez, já pensou em lidar diretamente com a arte, entender tudo sobre artistas de um nicho e viver obras durante o dia a dia? Bom, talvez uma licenciatura em história não seja para você, nem algum curso focados em artes, como Artes Plásticas, Artes Visuais, etc. Porém, o curso de História da Arte pode ser!

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A faculdade de História da Arte envolve todo o estudo sobre os diferentes períodos da arte na história da humanidade, sua evolução, seus elementos, principais autores e artistas e todos os conceitos que envolvem o mundo artístico.

Se você se enxerga avaliando artes, entendendo a época de cada tipo de escultura, identificando pintores, e até mesmo produzindo ou auxiliando outros artistas, esse pode ser o curso ideal para você! Venha saber mais sobre ele.

Saiba mais:
+ Exatas, Humanas, Biológicas ou das Artes: Entenda a diferença!
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com arte


Sobre o Curso de História da Arte

A imagem mostra uma espécie de ateliê  com fundo e paredes claras, onde em destaque temos uma estátua com o busto de um homem, semelhante a bustos gregos, iluminado por uma janela. mais ao fundo a outro busto e um cavalete com uma tela com uma arte abstrata. Na parede atrás do cavalete, outros quadros com pinturas estão encostadas.

A História da Arte é uma graduação que investiga e analisa as manifestações artísticas ao longo do tempo, desde as pinturas rupestres até as expressões contemporâneas.

O curso, portanto, busca entender as correntes, os movimentos e as técnicas que têm moldado a arte ao longo dos séculos. Através deste estudo, é possível observar como a sociedade, a cultura, a política e os avanços tecnológicos influenciaram e foram influenciados pela arte.

Ao ingressar no curso de História da Arte, o estudante se depara com uma jornada que o levará por diferentes culturas, períodos históricos e estilos artísticos. O foco não se limita apenas à pintura ou escultura; abrange também a arquitetura, fotografia, cinema, entre outras formas de expressão.

A interdisciplinaridade é uma característica marcante, pois o curso se entrelaça com outras áreas do conhecimento, como a história, antropologia e sociologia.

Veja também:
+ Artes Cênicas: saiba tudo sobre o curso e onde estudar!


O que se aprende no curso de História da Arte?

A imagem mostra diversos turistas passeando pelo Vaticano, em Roma, e o foco é especialmente para o teto e a arquitetura da capela, toda baseada em pinturas e formatos artísticos.

Dentro do universo da História da Arte, o aluno é introduzido a uma ampla variedade de tópicos. Desde as primeiras aulas, esse estudante será imerso nas origens da arte, explorando as antigas civilizações e suas representações artísticas.

Avança-se para períodos como a Renascença, o Barroco, o Romantismo, até chegar aos movimentos artísticos do século XX e XXI, como o Modernismo e o Pós-modernismo.

Além do conteúdo teórico, o curso também oferece práticas de análise e crítica de obras, onde os alunos aprendem a discernir técnicas, contextos e significados por trás de cada peça.

Estudos de caso, visitas a museus e galerias, bem como a análise de documentos e textos primários são atividades frequentes, permitindo que o aluno desenvolva uma compreensão profunda e contextualizada da matéria.

Veja mais sobre a grade curricular do curso:

Lembrando que uma grade curricular de um curso de História da Arte pode variar conforme a instituição de ensino, porém, de maneira geral, segue um esquema que abarca desde a arte primitiva até a contemporânea, bem como métodos e técnicas de pesquisa e conservação.

Abaixo, segue um exemplo generalizado de disciplinas que costumam compor a grade curricular de um curso de graduação em História da Arte:

1º Ano:

  • Introdução à História da Arte
  • Fundamentos da Arte Clássica
  • Arte e Cultura das Civilizações Antigas (Egípcia, Grega, Romana)
  • Metodologia Científica
  • Teoria da Arte
  • Desenho e Percepção Visual
  • Arte e Cultura Medieval

2º Ano:

  • Renascimento e Humanismo na Arte
  • Barroco e Rococó
  • Arte e Cultura do Oriente (Arte Asiática, Africana e da Oceania)
  • Arte da América Pré-Colombiana e Indígena
  • Iluminismo e Arte Neoclássica
  • Estética e Crítica da Arte

3º Ano:

  • Arte Moderna: Do Impressionismo ao Surrealismo
  • Arte Contemporânea
  • Fotografia na Arte
  • Arte e Tecnologia
  • Métodos de Conservação e Restauração
  • Museologia e Curadoria
  • Arte Latino-Americana

4º Ano:

  • Seminários Avançados em História da Arte
  • Arte Pós-Moderna e Tendências Atuais
  • Gestão Cultural
  • Prática de Pesquisa em História da Arte
  • Tópicos Especiais em Arte (podem variar cada semestre, focando em movimentos ou períodos específicos)
  • Estágio Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)



Como é o Curso de História da Arte

O curso de História da Arte, geralmente ofertado ao nível de graduação, possui uma estrutura curricular que combina teoria e prática.

As aulas teóricas são fundamentadas em leituras, seminários e debates que aprofundam o conhecimento dos alunos sobre diferentes períodos artísticos. Além disso, o curso costuma durar 8 (oito) semestres (quatro anos).

A abordagem é ampla, contemplando não só a arte ocidental, mas também as expressões artísticas de culturas de outras regiões, como Ásia, África e América Latina.

A parte prática do curso enfatiza a pesquisa, a crítica e a curadoria. Muitas instituições incentivam os estudantes a participar de projetos de pesquisa e a organizar exposições, proporcionando uma experiência real e enriquecedora.

Workshops, palestras de profissionais renomados e viagens de estudo também são comuns, ampliando o horizonte e a vivência dos alunos na área.

Onde o profissional de História da Arte pode trabalhar?

O profissional formado em História da Arte possui um leque variado de opções de atuação.

Museus, galerias e centros culturais são campos tradicionais, onde podem atuar como curadores, educadores ou pesquisadores. Também há espaço em instituições de ensino, lecionando para os níveis médio e superior ou conduzindo pesquisas acadêmicas.

Além disso, o mercado editorial é uma área em crescimento para estes profissionais, seja na redação de artigos, críticas, ou na elaboração de livros e catálogos de arte. Há, ainda, oportunidades em casas de leilão, consultorias de arte, e no crescente mercado de arte digital e galerias virtuais.

Quais são as exigências do mercado de trabalho em História da Arte?

O mercado de trabalho para o historiador de arte está em constante evolução. Atualmente, além do profundo conhecimento na área, espera-se que o profissional esteja apto a utilizar ferramentas digitais, como softwares de catalogação e plataformas de realidade virtual.

A capacidade de se adaptar a novas tecnologias e mídias é, portanto, altamente valorizada.

A habilidade de comunicação é essencial, visto que muitos profissionais atuam na educação ou em posições que exigem interação com o público. Além disso, o domínio de mais de um idioma é frequentemente requisitado, especialmente para aqueles que desejam trabalhar em instituições internacionais ou em pesquisa.

Por fim, a capacidade de trabalhar em equipe, o senso crítico apurado e a paixão pela arte são qualidades intrínsecas que enriquecem e diferenciam o profissional no mercado.

Se quiser saber mais detalhes sobre o curso de História da Arte, a Revista Quero possui uma página totalmente voltada para essa graduação. Confira clicando aqui!


Onde posso me formar em história da arte?

Se o curso de História da Arte te interessou, primeiramente, parabéns! Ficamos muito felizes que você tenha se encontrado. Mas, no caso de ainda ter alguma dúvida, faça nosso Teste Vocacional!

Com ele, você pode identificar outras áreas interessantes e que tenham a ver com seus gostos e personalidades. Para acessar o teste, clique aqui! Assim, fica mais fácil ir pro próximo passo: garantir sua entrada em uma instituição de ensino superior.

Abaixo, separamos algumas faculdades parceiras do Mundo Vestibular que contam com excelentes opções de matrícula, incluindo bolsas de estudo com descontos de até 80% nas mensalidades! Confira:

Veja também:
+ Quais são as 5 obras de arte mais visitadas do mundo?
+ Quem foi Van Gogh? – Vida, arte, obras e influência

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.