Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Curso de Engenharia de Materiais

12 de setembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A engenharia é uma das áreas mais concorridas e desejadas pelos estudantes que participam do vestibular ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Existe uma grande variedade de cursos dentro da engenharia e que abrangem desde áreas como a computação, elétrica e mecânica, até biologia, química, etc.

Um dos cursos de engenharia que vem conquistando um grande destaque é o de Materiais. Confira mais informações sobre o curso de Engenharia de Materiais!

O curso

A Engenharia de Materiais é voltada para o estudo dos mais diversos materiais e suas aplicações na criação de vários produtos e tecnologias.

O curso tem duração de 5 anos e, como todos os cursos de Engenharia, possui disciplinas que compõe a ementa básica, como cálculo, introdução a programação, álgebra linear, geometria analítica, etc. Normalmente, essas disciplinas são introduzidas nos primeiros anos de curso, deixando os últimos anos para as disciplinas mais específicas do curso, como Física, Química, Resistência e Estrutura de Materiais.

Para conquistar o diploma de graduação, o aluno deve realizar um trabalho final de graduação e um estágio supervisionado.

Como se especializar?

A maior parte dos estudantes que possui um diploma de graduação busca especializações de Lato ou Stricto Sensu para completar a formação acadêmica e se manter competitivo no mercado de trabalho.

Saiba mais em:

Lato Sensu ou Stricto Sensu: as diferenças entre os tipos de pós-graduação

O curso de Engenharia de Materiais possui uma formação ampla, nesse caso, é recomendável que o aluno participe de pelo menos uma especialização. Essa especialização pode ser em Metais, Polímeros ou Cerâmicas.

As faculdades que oferecem o curso

Por muitas vezes o estudante decide participar de determinado curso, mas não sabe onde encontrá-lo.

O curso de Engenharia de Materiais é ministrado em várias universidades, tanto públicas como particulares. Confira abaixo uma lista com as faculdades públicas ofertam esse curso.

  • Universidade Federal do Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Universidade Federal do Pará  (UFPA)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Se você ainda tem dúvidas de qual faculdade é a mais indicada para você, procure utilizar alguns critérios de seleção de acordo com a sua prioridade. Por exemplo, se o seu critério principal para escolher uma universidade for a localização da mesma, procure a que estiver mais próxima da sua cidade ou estado.

Saiba mais em:

Critérios para escolher uma faculdade

O Mercado de Trabalho

A formação do engenheiro de materiais é bastante abrangente, o que possibilita encontrar emprego em diversos tipos de empresas. O mercado de trabalho busca e preza por profissionais aplicados e com boa formação acadêmica.

O aluno, ao concluir a graduação, encontra oportunidades em vários estados do país. Essa probabilidade mercadológica é um dos motivos que incentiva os alunos a procurarem cada vez mais esse curso.

De acordo com o Sindicato de Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o piso salarial para quem se forma em engenharia, independente do curso específico, é de seis salários mínimos para 6 horas trabalhadas, de sete salários mínimos e meio para quem trabalha até 7 horas por dia e de nove salários mínimos para os engenheiros que cumprem uma carga horária de 8 horas por dia.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.