Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Curso de Engenharia Aeroespacial

29 de novembro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Curso

O Curso de Engenharia Aeroespacial tem base em algumas áreas importantes da física como termodinâmica e mecânica, entre outros, e lida com o projeto, construção e aplicação de aeronaves, espaçonaves, satélites, helicópteros, sondas espaciais, estações espaciais, e outros.

A Engenharia Aeroespacial engloba ainda duas áreas, que acabam diversas vezes sendo confundidas com ela, e que é possível haver uma especialização nestas: a Engenharia Aeronáutica, que de fato, profissionais formado nesta engenharia acabam muitas vezes exercendo o papel de um Engenheiro Aeroespacial; e também a área da Engenharia Astronáutica, sendo que esta lida apenas com o maquinário tripulado ou não tripulado, projetado para transitar e operar unicamente fora da atmosfera terrestre.

O curso é na modalidade de bacharelado e tem duração mínima de 5 anos (10 períodos). O salário médio inicial é de R$ 3.527,00 para uma jornada de trabalho de 8 horas.


As principais áreas do conhecimento que o estudante irá estudar são:

•    Mecânica dos fluidos;

•    Astrodinâmica;

•    Mecânica estática e dinâmica;

•    Matemática;

•    Tecnologia eletrônica;

•    Propulsão;

•    Controle;

•    Estrutura de aeronaves e espaçonaves;

•    Ciência dos materiais;

•    Mecânica dos sólidos;

•    Aeroelasticidade;

•    Aviônica;

•    Software;

•    Ruídos e Vibrações.

O Mercado de Trabalho

O profissional formado neste curso é muito disputado no mercado de trabalho, pois a demanda é muito grande, é uma área que vem se desenvolvendo muito no Brasil e no mundo inteiro, sendo que no Brasil há pouquíssimas instituições que formam profissionais desta área. Ele estará apto a trabalhar na área de Pesquisa Científica, na Indústria do setor aeroespacial, e em poucos casos sendo até mesmo Profissional Autônomo:

Pesquisa Científica: qualquer entidade do Brasil que estude aeronaves e veículos que transitam fora do planeta (UFABC, INPE, CTA, AEB, entre outras Instituições de Ensino e Pesquisa) 

Indústria: qualquer empresa que presta serviço ao setor aeroespacial (EMBRAER, Helibrás, entre outras). 

Profissional Empresário Autônomo, podendo atuar como fabricante e fornecedor de peças, componentes, softwares, serviços e soluções para o mercado aeroespacial brasileiro.

A procura por estes profissionais é tão grande que as empresas e indústrias desta área investem milhões a cada ano para a formação e especialização de funcionários e recém formados para suprir a demanda desta área.

O Profissional

O profissional deste curso estará apto a a trabalhar com modelagem, projeto, construção, testes, e análises de sistemas e softwares do setor aeroespacial.

Eles também projetam e desenvolvem espaçonaves e aeronaves. As vezes acabam se especializando em uma destas, chamando a si mesmos de Engenheiro Astronáutico, aqueles que trabalham apenas com espaçonaves ou objetos ligados ao espaço for a do ambiente terrestre; e Engenheiro Aeronáutico, aqueles que trabalham mais com a parte das aeronaves, projeção e desenvolvimento de veículos aéreos e seus sistemas, estes profissionais lidam mais com o maquinário dentro da atmosfera terrestre.

Principais Instituições que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial

As Únicas Instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) no Brasil que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial são:

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte – MG;

ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, localizado em São José dos Campos – SP;

UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC, localizada em Santo André – SP.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.