Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Bolsa de Estudo: Entenda o que é e como conseguir uma!

5 de janeiro de 2019
como conseguir uma bolsa de estudo
Imagem do autor
Escrito porRedação

Uma bolsa de estudo pode ajudar a garantir o grande salto na vida de quem quer entrar no ensino superior mas precisa de uma forcinha.

Fazer uma faculdade é fundamental para quem quer se destacar no mercado de trabalho

Com ela, o estudante se torna apto para desenvolver as habilidades e competências necessárias que o dia a dia da profissão exige. Além disso, com o diploma é possível conquistar bons empregos e consequentemente conseguir um bom salário.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas, mesmo com essas vantagens, cursar uma graduação ainda não é um processo simples, principalmente para quem tem um orçamento apertado

Já pensou em fazer uma faculdade sem precisar pagar nada e talvez conseguir até uma ajuda de custo para bancar transporte, moradia, alimentação e material?

As bolsas de estudo são uma ótima alternativa para quem quer fazer uma graduação e não tem condições de bancar a mensalidade de uma faculdade particular

Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de bolsa de estudo e o que precisa fazer para conseguir a sua. Confira!

Veja também:
+ Faculdade EAD gratuita: como funciona e onde estudar?
+ Bacharelado, licenciatura e técnologo: qual a diferença?
+
Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!

O que é a bolsa de estudo?

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira dada ao estudante para que ele possa realizar seus aprimoramentos sem ter que colocar altos valores para isso. Esse incentivo pode ser de vários tipos e ser financiado por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo.

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais até o final do curso escolhido.

Há ainda programas que não cobrem a faculdade em si mas fornecem um valor extra para o aluno, como uma ajuda de custo, para que ele possa se manter enquanto estuda. Esse valor pode cobrir despesas como: transporte, moradia, alimentação, livros e outros materiais usados no curso.

Esses descontos tem por maior finalidade democratizar o estudo à população, garantindo que mesmo aqueles que não possuem condições ou estejam em situações específicas possam usufruir das possibilidades do ensino superior.

Como já mencionamos, ter uma faculdade no seu currículo pode ajudar a chegar mais perto de uma carreira de sucesso, a conquistar melhores remunerações e mudar a sua vida!

Veja também:
+
Guia de bolsas de estudo: Conheça todas disponíveis!
+ Cursos que dão dinheiro: Descubra quais são!

Quais os critérios para concorrer a uma bolsa de estudo?

Normalmente, os programas de bolsa de estudo têm critérios claros para participação. Eles podem ser de:

  • Aspecto Econômico: para estudante de baixa renda;
  • Desempenho Escolar: com base no histórico escolar e nota do Enem, por exemplo;
  • Parentesco: para familiares de alunos e funcionários da instituição em questão
  • Aprimoramento e Desenvolvimento: quando empresas financiam o curso de seus funcionários pela visualização do retorno que este profissional dará em suas funções

O que fazer para conseguir uma bolsa de estudo?

O caminho das pedras para ganhar uma bolsa de estudo em uma faculdade particular vai depender do tipo de programa oferecido pela instituição de ensino superior ou da ajuda que o estudante pretende conseguir. Confira, a seguir, alguns dos exemplos mais comuns de bolsa e veja o que você precisa fazer para participar:

Bolsa de estudo do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior e que não têm condições de pagar a mensalidade da faculdade particular.

O Prouni tem duas edições por ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso ter uma renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cumprir pelo menos um destes requisitos:

  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência (apresentando o laudo de comprovação);
  • ser professor efetivo da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso não é preciso comprovar renda)
  • Possuir renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral;
  • Possuir renda familiar per capita mensal de até 3 salários mínimos, para bolsa parcial.

Para participar, o estudante precisa também ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. O Programa é destinado a quem ainda não tem um diploma de nível superior.

No final de 2021, o presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que alterou as regras de acesso ao Prouni a partir da edição de 2022/2. Com as alterações, estudantes que se enquadram nos critérios de renda do programa e que cursaram parcial ou integralmente o Ensino Médio em escolas particulares, sem estar na condição de bolsista, poderão participar do Prouni.

É importante lembrar que somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, como Anhanguera e Cruzeiro do Sul a distância, por exemplo, podem participar do ProUni. Por isso, é importante se certificar se as instituições que você gostaria de estudar estão aptas ao ingresso pelo Programa.

As inscrições para o Prouni são totalmente gratuitas e devem ser feitas pela internet, na página oficial do programa

Veja também:
+ Faculdades que aceitam a nota do Enem: Veja quais são!
+ Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!
+ Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!

Bolsas de estudo na Quero Bolsa

A Quero Bolsa é a maior plataforma privada de bolsas de estudo da América Latina. No site, você pode encontrar bolsas de até 80% em mais de mil instituições de ensino superior do país tanto para a modalidade presencial quanto para o curso a distância.

Para conquistar o seu desconto é muito simples, basta apenas encontrar a bolsa que mais se encaixa com o que você busca e fazer a pré-matrícula no site.

Isso porque a Quero Bolsa não exige a nota do ENEM do ano anterior e nem precisa participar de um processo seletivo para estar apto a utilizar o desconto. Além disso, não é necessário comprar a renda.

Veja como buscar a bolsa de estudo:

  1. Busque seu curso: na página inicial do site, insira os dados para encontrar a melhor bolsa para você.
  2. Garanta sua bolsa: clique em uma bolsa disponível e leia atentamente os detalhes daquela oferta, como preço, localização e as regras gerais. Tudo certo, agora é só clicar em “Garantir esta bolsa” e prosseguir com a taxa de adesão.

Após confirmar o pedido pela bolsa, você pode precisar passar por algum tipo de avaliação para ingressar na faculdade escolhida e o melhor: você terá o desconto da bolsa até o final do curso. Imperdível, não é mesmo?

Bolsa de estudo das Universidades

Algumas faculdades particulares têm programas próprios de bolsa de estudos. Existem diferentes tipos, como:

  • descontos para familiares e funcionários;
  • descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo, Enem ou vestibular;
  • descontos e bolsas para alunos de baixa renda e preços especiais para quem já é portador de diploma, ou seja, já cursou alguma graduação.

Para saber mais sobre as opções e os critérios das bolsas e condições para conseguir os descontos, consulte a faculdade em que deseja cursar a graduação.

Veja também:
Entrar na faculdade sem fazer vestibular: Veja como!
+ Vestibular ou Enem: Saiba qual a melhor opção para você!
+ Conheça 15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Faculdades que oferecem bolsa de estudo

Muitas faculdades privadas oferecem bolsas de estudo. Antes de se matricular em qualquer uma delas, verifique se a instituição tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois só assim seu diploma terá validade no mercado.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais:

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica pagam uma ajuda de custo aos alunos de graduação que dedicam parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor pesquisador. 

É interessante saber que esses valores são pagos enquanto o projeto de pesquisa durar e que pode ser necessário apresentar relatórios de evolução do trabalho para garantir o recebimento. 

Elas podem ser pagas pela própria instituição ou, no caso das universidades públicas, por programas do governo que tem foco em apoiar o desenvolvimento dos alunos com a expectativa de que ter este retorno para a sociedade no futuro.

Mas existem vários tipos de bolsas de iniciação científica e para participar é preciso já estar matriculado na faculdade. Os critérios e áreas de conhecimento variam de acordo com os cursos e com a entidade do ensino superior. Caso esteja interessado, busque mais informações na sua faculdade.

Veja também:
+
Saiba tudo sobre Iniciação Científica

Bolsa de Empresas

Se você já está trabalhando e pretende fazer uma faculdade para aprimorar seus conhecimentos, desenvolver suas habilidades, melhorar suas chances de conseguir uma promoção ou um salário maior, procure saber se a sua empresa oferece bolsas de estudo. 

Muitas empresas (principalmente as de grande porte) têm programas de incentivo à qualificação profissional, realizando o pagamento parcial ou integral dos estudos ou até mesmo reembolso pelos valores pagos a partir da apresentação da nota fiscal da mensalidade. Converse com o departamento de Recursos Humanos do seu local de trabalho para saber os detalhes.

Você viu que, felizmente, existem várias opções de bolsas de estudo para auxiliar milhares de pessoas a conquistarem o diploma. As ofertas do governo nem sempre vão conseguir contemplar todo mundo que precisa.

Ainda bem que existem opções como a Quero Bolsa para dar aquela forcinha extra nas mensalidades, não é mesmo?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.