Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Faculdades que aceitam a nota do Enem: Veja quais são!

10 de outubro
Faculdades que aceitam o Enem: descubra quais!
Imagem do autor
Escrito porRedação

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingressos de muitos jovens no nível superior. Existem muitos programas e sistemas fornecidos pelo governo e também pelas faculdades para que os alunos comprovem sua proficiência e habilidades pela nota do exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Abaixo, confira algumas opções para iniciar uma graduação e saiba como verificar quais são a faculdades participantes de cada um desses programas que aceitam a nota do Enem como forma de avaliação!

Usando a nota do Enem pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a oportunidade que muitos jovens buscam para poder entrar em um curso em uma faculdade federal. O sistema já funciona através da nota que o candidato tirou na última edição do Enem, por isso, antes de mais nada, é preciso ter feito o último Enem, na edição vigente do Sisu.

As notas são puxadas pelo sistema do MEC, que interliga os dados do Enem no banco do Sisu, para assim comparar as notas entre os participantes e ir classificando-os entre as vagas disponíveis e escolhidas pelos alunos.

Depois de já ter se inscrito, o participante deve seguir acompanhando as notas parciais para identificar sua posição na opção de curso escolhida.

Durante o período de inscrições, o sistema atualiza diariamente as notas de corte, que são calculadas com base nas notas dos candidatos inscritos. Assim, você pode verificar se sua pontuação é suficiente para garantir a vaga no curso escolhido.

E claro, para saber quais as faculdades que aceitam o Sisu e fazem ingresso pela nota do Enem, é importante verificar as vagas disponíveis por município, curso, e claro, instituição participante, pelo site do Sisu na aba de buscas de vagas. Clique aqui para conferir as vagas disponíveis nessa edição do sistema!

Saiba mais:
+
Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?
+ Como usar a nota do Enem no Sisu? Veja o passo a passo!
+ Saiba como funciona a segunda chamada do Sisu

Usando a nota do Enem pelo Prouni

De maneira semelhante ao Sisu, no caso do Programa Universidade para Todos (Prouni), em vez de uma vaga em uma universidade pública, o aluno pode concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições particulares.

O Prouni realiza dois processos seletivos ao longo do ano, geralmente no primeiro e no segundo semestre, assim como o Sisu. Durante o período de inscrições, que é divulgado pelo programa, os candidatos devem acessar o site oficial do Prouni e realizar a inscrição, informando o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada.

No caso do Prouni, como comentamos acima, a nota do Enem também é utilizada como parâmetro, e os alunos que apontarem interesse em ingressar com uma bolsa, devem aguardar o resultado após o período de inscrições, para ver se garantiram o percentual de bolsa escolhido.

Após o resultado inicial, caso haja vagas remanescentes, o Prouni realiza uma segunda chamada, e os candidatos pré-selecionados devem seguir os mesmos procedimentos de comprovação de informações.

Além disso, é possível manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer a vagas que não foram preenchidas nas chamadas regulares.

As faculdades que participam pelo Prouni também devem ser conferidas em cada edição do programa, pelo portal de Acesso Único do Prouni. Nem sempre uma instituição que ofereceu vagas em um ano, oferece no próximo, por isso, o interessado deve fazer a consulta de vagas diretamente pelo portal destinado ao Prouni.

Veja também:
+ Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!
+ Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!

Usando a nota do Enem pelo Fies

O programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal, é uma opção excelente para quem deseja cursar uma faculdade particular, mas não possui condições financeiras para arcar com as mensalidades.

Os requisitos básicos para participar do FIES são ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Inscrição e seleção: O FIES realiza processos seletivos, normalmente duas vezes por ano. Durante o período de inscrições, divulgado pelo programa, os candidatos devem acessar o site oficial do FIES e realizar a inscrição, informando o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada.

Escolha do curso e instituição: Durante o processo de inscrição, os candidatos podem escolher até três opções de cursos, por ordem de preferência, dentre os cursos e instituições de ensino superior participantes do programa.

Essa lista é disponibilizada no portal de acesso único destinado ao programa, assim como nos demais meios citados anteriormente.

Veja também:
+
Quem tem direito ao Fies? Entenda os requisitos do programa!
+ Dúvidas sobre o Fies? Veja respostas sobre o programa!

Usando a nota do Enem para ingresso direto

Além dos programas do governo citados acima, o ingresso direto também é uma forma de entrar na faculdade! E muitas vezes, é possível utilizar a nota do Enem para fazer esse ingressos, até conquistando bolsas e facilidades na matrícula, sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição.

Separamos algumas faculdades parceiras que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e oferecem condições excelentes para você iniciar seus estudos, como diferentes modalidades, uma grande variedade de cursos e claro, descontos nas mensalidades de até 80%! Confira:

Veja também:
+
Entrar na faculdade sem fazer vestibular: Veja como!
+ Quem não fez Enem pode fazer faculdade?


Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.