Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

O que fazer depois da prova do Enem? Confira algumas dicas!

10 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Depois que passa o Enem vem aquela mistura de alívio e ansiedade.

A ansiedade logo bate à porta porque ninguém sabe, exatamente, se vai tirar uma boa nota no Exame e cumprir os objetivos esperados. Entre o fim das provas e a divulgação dos resultados são quase dois meses de espera, unhas roídas e noites mal dormidas.

Se você está nessa situação, veja como tornar a espera mais tolerável e prepare-se para os diversos processos seletivos que virão a seguir.

Veja o que você pode fazer depois que o Enem passa!

Veja também
+ Fiz o Enem, e agora? Veja como usar sua nota do exame!

1 – Desencane de tentar calcular a nota do Enem

O modelo que o MEC usa para correção das provas do Enem, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), torna impossível descobrir a nota fazendo aquele cálculo simples, pelo somatório de acertos.

A TRI leva em conta o desempenho dos outros candidatos em relação a cada questão, analisa a coerência de cada um, identifica chutes, etc.

Fora que todo ano é uma surpresa as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

Na prática, não há muito o que fazer depois do Enem. O jeito é aguardar até a data de divulgação dos resultados, normalmente entre o final de dezembro e o começo de janeiro. São quase dois meses de espera mesmo, não tem jeito.

Quando sair o resultado, o aluno terá acesso ao boletim de desempenho individual, que traz as notas de cada uma das quatro provas objetivas e da redação.

Com esse boletim de desempenho em mãos, dá para tentar descolar vaga na universidade dos seus sonhos, obter bolsas de estudos, financiamentos e muitos outros benefícios.

É hora de começar a maratona de processos seletivos que usam a nota do Exame. Conheça os principais a seguir!

Veja também:
+ Como funciona a correção do ENEM?
+ Nota do Enem: Entenda como funciona a pontuação do exame!
+ Quanto vale cada área do conhecimento no Enem?

2 – Descanse, mas Com Planejamento

Todos merecem um tempo para recarregar as energias, especialmente após um ano de estudo intenso. Reserve algumas semanas para relaxar, deixar de lado as fórmulas de química, os números da matemática, as paisagens da geografia e as teorias da sociologia. No entanto, é importante não exagerar. Em breve, será necessário se preparar para os desafios que virão.

3 – Aguarde os Resultados do Enem

Após a realização do Enem, a ansiedade por conhecer os resultados se espalha por todos. Os resultados são divulgados, geralmente, nos primeiros dias de janeiro.

Quando chegar o dia oficial divulgado pelo MEC, você poderá conferir suas notas das quatro provas objetivas e da Redação através da página do participante, onde terá acesso ao seu desempenho no exame.

Depois, respire fundo e prepare-se para os próximos passos nos processos seletivos que estão à frente!

4 – Prepare-se para o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em universidades públicas por todo o Brasil. É o primeiro processo seletivo em que você poderá se inscrever logo após a divulgação dos resultados do Exame.

tem oportunidades em tudo quanto é curso: Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia, Veterinária, Artes, Comunicação, Biologia, etc.

Para se inscrever no Sisu basta ter tirado nota maior que zero na redação do Enem mais recente. Mas não pense que é fácil: a concorrência é altíssima. Em cursos mais procurados, só leva a vaga quem tem notas acima de 800 pontos!

O Sisu abre inscrições no mês de janeiro. Também há uma segunda edição, menor, no segundo semestre.

Veja também:
+
 Tabela de pontos do ENEM para cada curso
+ Descubra como funciona a lista de espera do Sisu
+ Como usar a nota do Enem no Sisu? Veja o passo a passo!

5 – Prepare-se para o ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é para quem quer estudar em universidade privada com bolsa de estudos. O Governo pode pagar o benefício integralmente ou parcialmente (metade do valor). O ProUni começa logo depois do Sisu e é exclusivo para candidatos que atendam aos critérios de formação e renda estabelecidos pelo Ministério da Educação.

A nota mínima para participar é de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação do Enem mais recente.

O ProUni também é bem concorrido. Cursos como Medicina e Direito podem exigir notas acima de 700 pontos! O processo seletivo acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Veja também:
+ Quem tem direito ao ProUni? Entenda os requisitos!
+ Como fazer inscrição no Prouni? Descubra agora!
+ Prouni: precisa pagar? Descubra agora!

6 – Prepare-se para o FIES

Se não rolou vaga no Sisu e no ProUni, quem sabe você pode tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Bancado pelo Governo Federal, o FIES ajuda o estudante a pagar a faculdade e tem uma série de vantagens em comparação com as opções de crédito universitário privado. A taxa de juros é inferior às praticadas no mercado e a dívida só começa a ser quitada depois da formatura, por exemplo.

As inscrições abrem logo após a divulgação dos resultados do ProUni normalmente entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. Para participar é preciso atender aos requisitos de renda familiar exigidos pelo MEC e ter feito qualquer Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Veja também:
+ Dúvidas sobre o Fies? Veja respostas sobre o programa!
+ Quem tem direito ao Fies? Entenda os requisitos do programa!

Consiga vaga em faculdade particular com a nota do Enem

Se a sua ideia é mesmo estudar em faculdade particular, uma boa notícia: muitas delas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso! O processo é rápido e fácil: basta escolher o curso desejado, informar as notas em cada uma das provas e ver se tem pontuação necessária para entrar.

Caso alcance o desempenho exigido, basta levar a documentação e fazer a matrícula. Geralmente as faculdades aceitam as notas de qualquer Enem a partir de 2010, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Confira o edital de seleção no local onde você quer estudar.

Conheça algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, além de participarem regularmente do ProUni e/ ou do FIES:

Veja também:
+ Como funciona o ENEM

Como está a expectativa para a divulgação dos resultados do Enem? Vai participar de qual processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.