Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Geografia

ÁGUA – FALTA DE ÁGUA NO BRASIL

25 de setembro
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você já deve ter ouvido falar da crise no abastecimento de água em algumas cidades do Brasil.

A escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Este é um problema que está afetando cada vez mais cidades por todo o País. São Paulo é uma delas – volta e meia tem alguma notícia nos jornais sobre a falta de água e o baixo nível dos reservatórios.

Além disso, a água é motivo de guerras e conflitos. É o caso de países que compartilham recursos hídricos por terem rios em suas fronteiras, como Egito e Sudão, bem como Turquia, Síria e Iraque.

Por ser um tema bastante atual e de grande impacto social, econômico e até mesmo político, pode ser cobrado em uma questão do Enem, do vestibular ou virar tema de redação.

Entenda como um país tão rico em rios e lagos como o Brasil pode enfrentar um problema tão sério como a falta de água.

Pode faltar água no mundo?

Cerca de 75% de toda a superfície do nosso Planeta é coberta por água. Com tanta água assim disponível, podemos pensar que é algo que nunca vai faltar. Porém, a realidade tem se mostrado diferente.

O que acontece é que só podemos utilizar uma parte de toda essa água. Somente a água doce serve para nosso consumo, e ela representa apenas 2,5% de toda a água do mundo. Além disso, pouco mais de dois terços dessa água está confinada nas calotas polares, em geleiras ou escondida no subsolo. Ou seja, a quantidade de água que podemos beber e que está fácil de captar fica bastante reduzida.

Brasil, a maior potência hídrica do planeta

Os brasileiros são privilegiados, pois o País tem cerca de 12% de toda a água doce que circula pela superfície da Terra. Mas a distribuição desta abundância de água é desigual.

Cerca de 80% de toda a água doce do Brasil está concentrada na Região Hidrográfica da Amazônia, enquanto que a maior parte da população (e das atividades econômicas) está na região Sudeste. Ou seja, existe muita água onde quase não tem ninguém e pouca água potável nos lugares mais povoados, o que acaba provocando a escassez.

A falta de chuvas contribui para a crise no abastecimento de água, mas não é o único vilão dessa história. Existem outros fatores que também impactam na escassez de água, como por exemplo, o crescimento da população, o pouco aproveitamento das águas residuais (esgoto e processos industriais), a poluição dos rios, a devastação das florestas e o consumo desenfreado.

Crise no abastecimento de água em São Paulo

São Paulo tem vivido uma grande crise no abastecimento de água. Os reservatórios quase secos e a temporada de poucas chuvas indicam que a situação pode continuar assim por um bom tempo. A falta de água e o rodízio no abastecimento já são uma realidade e muitos moradores buscam alternativas para armazenar mais água em suas casas.

Há quem defenda que é preciso perfurar mais poços para criar novas fontes de abastecimento. Outros acreditam que esta medida é perigosa e pode esgotar outra fonte: os lençóis freáticos. O que muitos concordam é que precisa haver uma mudança em nossos hábitos de consumo para evitar os desperdícios, assim como uma maior responsabilidade na extração e distribuição deste recurso.

Efeitos da falta de água no Brasil

A escassez de água afeta diretamente a nossa economia. A agricultura é uma das primeiras vítimas dessa crise e o resultado é o aumento do preço e a falta de alguns alimentos.

A indústria também é muito dependente do abastecimento de água. A escassez pode comprometer a capacidade produtiva e isto acaba gerando demissões e aumento no preço final do produto.

Outra consequência preocupante é o impacto na produção de energia elétrica. A maior parte da eletricidade produzida no Brasil é proveniente das hidrelétricas, que dependem dos reservatórios de água. Com estes reservatórios quase secos existe o risco de faltar energia elétrica em várias regiões do país.

A crise no abastecimento não é um assunto isolado. Ela afeta o cotidiano das pessoas que estão enfrentando a falta de água em suas casas, mas também afeta a economia brasileira e a sociedade como um todo.

Veja também:

O que faz um engenheiro ambiental?

O que você sabe sobre a falta de água no Brasil? Já incluiu esse tema na sua rotina de estudos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.