Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Animações da Disney que retratam os cinco continentes

17 de outubro
Animações da Disney que retratam os cinco continentes
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

No dia 15 de outubro de 2023, os estúdios da Disney completaram 100 anos. Inclusive, o estúdio liberou uma animação especial com mais de 540 personagens, presentes em mais de 85 filme de animação no seu streaming o Disney Plus, que promete emocionar o público que cresceu e ainda cresce com o legado de Walt Disney.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para celebrar com o estúdio, decidimos aproveitar algumas de suas animações para uma pequena aula de geografia: será que você sabe algum longa da Disney que se passa em cada um dos continentes do mundo? Lembrando que são cinco – sabe o nome de todos? Vamos fazer um passeio pelo mundo através das animações que marcaram nossa infância.

Confira também:
+ Percy Jackson e os Olimpianos: livro vs mitologia original
+ Mensagens subliminares: saiba o que são e casos famosos


Mulan – Ásia

Animações da Disney que retratam os cinco continentes - Mulan na Ásia

Fácil, hein? Pensou no continente asiático um dos primeiros filmes ambientados nele que podemos imaginar é Mulan. O filme se passa na China e conta a lenda local da garota que se disfarçou de soldado para lutar no lugar de seu pai, lá pelo entre os séculos III e V, segundo o folclore chinês.

Mas existem outros longas que também estão no continente asiático: o famoso Mogli, o Menino Lobo, se passa na Índia. Aladdin e sua mistura de etnias, se passa na Arábia Saudita, enquanto mais recentemente, tivemos uma linda amostra da cultura do sudeste da Ásia em Raya e O Último Dragão.

Rei Leão – África

Animações da Disney que retratam os cinco continentes - Rei Leão na África

O lindo e emocionante filme O Rei Leão além de nos fazer chorar e torcer pelo Simba em seu retorno para casa como grande rei dos animais, também trouxe como palco a linda savana africana. O local onde os produtores se basearam para construir o cenário da animação, foi na Tanzânia, que fica na África Oriental.

Outro personagem que também ficou conhecido por crescer em terras africanas, balançar em cipos e por ter um grito bastante único é Tarzan. Sua história se passa na Costa do Marfim, um país da África Ocidental. Ainda que a origem de Tarzan certamente seja de um país europeu e sua companheira Jane, seja uma mulher inglesa, o continente africano é o seu lar.

A Bela e a Fera – Europa

Animações da Disney que retratam os cinco continentes - Bela e a Fera na Europa

Uma representante que mostra muito de sua localização na Europa do Séc. XVIII é Bela, a protagonista e princesa do filme A Bela e a Fera, que se passa na França. Oui, oui! A ávida leitora não vive na capital Paris, mas sim em uma vila do interior com todas as características de uma cidade francesa da época.

São inúmeros os representantes europeus da Disney: Temos Hércules na Grécia, Valente com a princesa Merida na Escócia, Alice no País das Maravilhas na Inglaterra e muitas outras histórias da Disney que se passam no continente europeu – especialmente quando falamos das Princesas Disney.

Veja também:
+ Qual faculdade cada princesa da Disney faria?


Moana – Oceania

Animações da Disney que retratam os cinco continentes - Moana na Oceania

A famosa filha do chefe da tribo de Motunui, Moana, nasceu na ilha da região da Polinésia, que é uma subregião da Oceania, composta por mais de 1.000 ilhas pelo Oceano Pacífico. Ela é do povo Mauri, os indígenas da região que já haviam se especializado em velejar muitos antes das primeiras grandes navegações europeia.

Além de Moana, outro representante da Oceania muito conhecido é o longa Procurando Nemo, que tem boa parte de sua história na Austrália. Mais especificamente na rua P. Sherman 42 Wallaby Way, Sydney – obrigada, Dory!


Encanto – América

Animações da Disney que retratam os cinco continentes - Encanto na América

A família Madrigal são representantes do enorme continente americano que chegaram recentemente, mas já nos encantou por completo. A família colombiana cheia de poderes conta sua história por volta da década de 50, do século XX. Esse foi um período onde a Colômbia passou por uma intensa Guerra Civil, que é retratada no filme pelo olhar da Abuela Alma.

A América é enorme, sabemos, mas se formos dividir além dos Madrigal, temos outra história bastante querida que se passa na América do Sul. Quem não se lembra do carismático e muito caprichoso Imperador Kuzco, de A Nova Onda do Imperador.

A história do soberano se passa no Peru, e durante sua caminhada com o camponês Pacha para se tornar alguém melhor e se livrar de sua forma de lhama – um animal presente na fauna regional – podemos ver muitos elementos de sua cultura e da paisagem local.

Mas calma, não se preocupem. Vamos subir para o hemisfério norte porque temos mais América para ver. Quem melhor para contar o princípio do território norte-americano do que a nativa Pocahontas? A história da filha do chefe indígena Powhatan se passa no território onde hoje é o estado da Virgínia nos Estados Unidos.

Além da representante Ameríndia, a América do Norte também é palco para outros filmes como: Lilo e Stitch no Havaí, O Cão e a Raposa, que se passa no Canadá e nos EUA, entre outros longas.

E então? Se recordou de todos os filmes citados e já aproveitou para gravar os cinco continentes e alguns de seus países? Use esse conhecimento popular a seu favor na hora de estudar e fazer provas!

Saiba mais:
+ Como surgiu o Dia das Crianças?
+ Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos



Onde posso fazer faculdade?

Quer começar os estudos e garantir as melhores oportunidades? Venha conferir as instituições parceiras do Mundo Vestibular que contam com excelentes oportunidades de ingresso. Todas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), muito bem avaliadas, e ainda oferecem descontos e bolsas de até 80% no valor das mensalidades. Veja:

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.