Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos

11 de agosto de 2023
Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A migração é um fenômeno acontecendo em todo o momento, por todo o mundo. E não é de hoje: desde as primeiras migrações da antiguidade, êxodos rurais e outros acontecimentos que culminaram nos caminhantes deste globo a migração existe. E sendo assim outros dois movimentos, advindos dela, também: a imigração, e a emigração.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Ambos são como “lados opostos” de uma mesma coisa, portanto, ambos consistem na saída ou chegada de um determinado local. O que pode mudar, muitas vezes, é a motivação para essas movimentações. E é sobre isso que falaremos neste texto!

Veja mais:
+ As 10 datas festivas mais famosas do mundo
+ Preconceito Linguístico: o que é, causas e como combater


O que são imigrantes?

Imigrantes são pessoas que se mudam de um país ou região para outro com a intenção de estabelecer residência permanente ou temporária no novo local. Essa mudança pode ocorrer por diversos motivos, como busca por melhores oportunidades econômicas, fugindo de conflitos ou perseguições, reunificação familiar, estudo ou outras razões pessoais.

O que são emigrantes?

Emigrantes são pessoas que deixam o país ou região onde residem para se estabelecer em outro país ou local. Ao contrário dos imigrantes, que chegam a um novo país, os emigrantes estão deixando o país de origem e se tornando residentes em um lugar diferente.

A emigração pode ocorrer por diversos motivos, como busca por melhores oportunidades de emprego, estudo, reunificação familiar, fuga de conflitos ou perseguições políticas, entre outros. Assim como os imigrantes, os emigrantes também enfrentam desafios ao adaptar-se a uma nova cultura, língua e ambiente no país de destino.

As migrações de emigrantes e imigrantes são fenômenos naturais da história humana e desempenham um papel significativo na formação e diversidade das sociedades em todo o mundo.

Os fluxos migratórios podem ser influenciados por fatores econômicos, políticos, sociais e pessoais, e são frequentemente regulados por políticas e leis de imigração nos países envolvidos.

Qual a diferença entre imigrante e emigrante

Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos

A diferença entre imigrante e emigrante está relacionada ao ponto de vista da observação. Ambos os termos referem-se a pessoas que se deslocam geograficamente de um lugar para outro, mas a perspectiva muda dependendo do contexto:

Imigrante: é o indivíduo que chega a um novo país ou região para se estabelecer e viver lá permanentemente ou por um longo período. Neste caso, o foco está no país ou região de destino. Por exemplo, um brasileiro que se muda para os Estados Unidos é um imigrante nos EUA.

Emigrante: é o indivíduo que deixa o país ou região onde reside e parte para viver em outro país ou local. Neste caso, o foco está no país ou região de origem. Por exemplo, um brasileiro que sai do Brasil para se estabelecer em Portugal é um emigrante do Brasil.

Portanto, a diferença está na perspectiva do observador: o mesmo indivíduo pode ser chamado de imigrante por um país e emigrante por outro, dependendo do ponto de vista de cada nação em relação ao movimento migratório.

Confira também:
+ O que é preconceito? Tipos, origens e impactos
+ O que é Senso Comum? Características e exemplos!

Exemplos

Exemplos de imigrantes

Imigração é um assunto cada vez mais relevante no mundo de hoje. Existem muitos exemplos de imigrantes que tiveram sucesso nos seus países de destino. Aqui estão três exemplos de imigrantes que se destacaram em suas áreas. 

1. Albert Einstein

Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos

Nascido na Alemanha, Albert Einstein foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele mudou-se para os Estados Unidos em 1933 para escapar das perseguições nazistas. Ele foi o responsável pela teoria da relatividade e outras descobertas científicas importantes.

2. Arnold Schwarzenegger

Imigrante e Emigrante: o que são, qual a diferença e exemplos

O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, nasceu na Áustria. Ele mudou-se para os Estados Unidos em 1968 para seguir seus sonhos de se tornar um ator de sucesso. Ele também foi um dos primeiros atletas de fisiculturismo a se tornar famoso.

3. Marie Curie

Quem foi Marie Curie?

Esta brilhante cientista é um exemplo notável de imigrante. Nascida na Polônia em 1867, ela se mudou para a França em 1891 para continuar seus estudos científicos na Universidade de Sorbonne, em Paris. Como imigrante, enfrentou desafios ao longo de sua carreira, incluindo barreiras linguísticas e financeiras. 

Saiba também:
+ Entenda o significado de xenofobia


Exemplos de emigrantes

Os exemplos de emigrantes são muito variados. Há aqueles que vão para outro país devido a problemas políticos, como repressão ou guerra. Outros emigram para procurar melhores oportunidades de emprego ou para aproveitar melhores condições de vida. Alguns emigram para estudar ou para se juntar à família.

Os refugiados são um exemplo de emigrantes que fogem de situações perigosas em seus países de origem. Eles buscam abrigo em outro lugar, onde possam viver em segurança.

Também há aqueles que emigram para viver o sonho de um estilo de vida diferente. Eles querem desfrutar de um contexto sociocultural diferente, experimentar outra cultura e viver um estilo de vida diferente de seu país natal.

Confira também:
+ 5 locais diferentes para fazer intercâmbio estudantil
+ Conheça as 7 Maravilhas do Mundo Moderno – e quais elas sucederam

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.