Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Como apresentar TCC? Confira o guia completo!

28 de abril de 2023
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você está na reta final da graduação, é muito provável que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) esteja te tirando algumas horinhas de sono ou de lazer. Isso porque o trabalho exige muito foco e dedicação para entregar um bom resultado e, consequentemente, garantir a aprovação no curso de ensino superior.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas, como apresentar TCC e garantir uma boa nota? Para responder a todas as dúvidas de como realizar a apresentação do seu projeto, fique aqui conosco e confira dicas importantes para ter sucesso neste momento tão importante neste guia completo que preparamos!

O que é TCC?

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de uma avaliação feita no final de uma graduação. Na grande maioria das instituições de ensino superior, o TCC é obrigatório para garantir o diploma. No entanto, não é um pré-requisito definido pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC também não define um único padrão para o TCC. Sendo assim, cada instituição de ensino tem a liberdade de escolher o formato a seguir. Existem três tipos de trabalhos mais comuns: o projeto prático, o artigo acadêmico e a monografia.

Independente do formato escolhido, o principal objetivo do TCC é garantir a prática do estudante diante de todos os ensinamentos oferecidos durante o período de graduação. Na hora da apresentação, por exemplo, o aluno tem a possibilidade de aprimorar suas habilidades de comunicação e organização de ideias, sendo uma grande oportunidade de treino para o mercado de trabalho.

Qual é a importância de fazer uma boa apresentação?

Muitos estudantes gastam todo o tempo e energia elaborando a parte escrita do TCC, deixando a apresentação oral de lado. No entanto, esse não é o melhor caminho. A apresentação do TCC deve fazer parte do cronograma de atividades do trabalho final e sua estruturação é muito importante para evitar qualquer tipo de problema: seja nervosismo, seja baixo desempenho, seja algum imprevisto.

Montar a apresentação do TCC não significa apenas fazer slides, mas exige a elaboração de um roteiro e o treino repetitivo do estudante. O que você vai falar? De que forma irá relacionar os tópicos? Quais conceitos irá enfatizar? Veja, a seguir, qual deve ser a estrutura da sua apresentação para obter bons resultados na apresentação do seu TCC.

Como apresentar TCC?

É praticamente impossível abordar todos os conteúdos do Trabalho de Conclusão de Curso em alguns minutos de fala. Por esse motivo, alguns tópicos são imprescindíveis para o entendimento da banca sobre o projeto. Se você tem dúvida de como apresentar TCC, é importante entender que a sua fala deve sempre conter os seguintes aspectos: introdução, desenvolvimento, resultados e conclusão. 

Introdução

Após iniciar a apresentação agradecendo a presença do orientador, da banca examinadora e das demais pessoas convidadas, é hora de introduzir o tema da sua pesquisa.

A introdução deve conter uma breve explicação sobre o tema pesquisado, o objetivo geral do trabalho e a justificativa de escolha pelo tema. Além disso, deve-se abordar a metodologia utilizada, explicando de que forma você conduziu a pesquisa.

Desenvolvimento

A partir disso, seguem os slides sobre o desenvolvimento do trabalho. Eles devem mostrar as ações, a abordagem, as mudanças que se fizeram necessárias e sob quais perspectivas teóricas você desenvolveu o estudo. A etapa do desenvolvimento é o momento de sinalizar a forma que você realizou a pesquisa, desde a revisão bibliográfica até a análise em si.

Resultados

Depois da apresentação da pesquisa de forma mais detalhada, chegou o momento de apresentar os resultados obtidos. Lembre-se de mostrar como cada etapa foi fundamental para a construção do trabalho e de que forma os resultados foram concluídos.

Conclusão

Por fim, retome a pergunta-chave da pesquisa e avalie se os objetivos foram alcançados ou não. A conclusão também serve para indicar a possibilidade de continuidade do estudo ou se o trabalho poderá contribuir com futuras pesquisas da área.

como-apresentar-tcc

O que deve ter na apresentação de TCC?

Não existe uma regra sobre a duração da apresentação do TCC. Na maioria dos cursos de graduação, 15 minutos é a média de tempo estabelecido. Diante disso, é importante definir o número de slides a serem apresentados a partir deste tempo, e inserir as informações seguindo a lógica da estruturação apresentada acima.

As principais informações que devem ser apresentadas são:

  • Tema
  • Justificativa
  • Objeto de estudo
  • Problemática
  • Objetivo Geral
  • Objetivos Específicos
  • Referencial Teórico
  • Metodologia
  • Resultados
  • Conclusão
  • Referências

Outros pontos importantes em relação ao conteúdo dos slides são a clareza e a assertividade. Sua apresentação deve servir de guia, e não para apresentar o trabalho por você. Portanto, destaque apenas os conceitos mais importantes e deixe espaço para apresentar dados como gráficos, tabelas, estatísticas e imagens. Os slides também devem ser esteticamente bonitos e de fácil compreensão.

Como apresentar TCC e obter uma boa nota?

Além de entender a estrutura de como apresentar TCC e que tipo de conteúdo deve ser inserido nos slides, veja de que forma você pode se destacar ainda mais no Trabalho de Conclusão de Curso. Isso inclui o treino da oratória, a atenção à postura, a preparação para perguntas da banca examinadora, a observação de outras apresentações de TCC e a condução do tempo estabelecido. 

Oratória

Oratória significa conseguir falar bem em público, transmitir uma mensagem clara, passar segurança e tornar o momento o mais agradável possível para quem ouve. Diante disso, é muito importante utilizar o recurso da respiração para falar devagar, com frases pequenas e com um tom de voz adequado.  

Postura e expressão corporal

Também preste atenção em sua postura, porque é ela que vai comunicar a sua segurança e trazer o foco para o conteúdo da sua apresentação, que é o que realmente importa. Assim, evite gesticular de forma repetida, ficar se movimentando durante a fala ou fixar o olhar em apenas uma pessoa.

Tente manter a coluna reta, relaxando os ombros e o pescoço. E em relação à roupa, escolha peças mais formais, desde que se conectem com a sua personalidade e que não sejam desconfortáveis. Tudo deve contribuir para que a apresentação seja agradável, leve, clara e direta.

Lidando com perguntas da banca examinadora

Depois de apresentar o TCC, é possível que os professores da banca façam perguntas sobre o tema escolhido. Para ter sucesso nas respostas, seja o mais direto e objetivo possível, mas em hipótese alguma interrompa a fala de alguém. Também não fique retrucando ou justificando algum ponto do trabalho, apenas ouça e respeite a opinião. No caso de surgir alguma pergunta que você não saiba a resposta, seja sincero e se comprometa a pesquisar sobre o aspecto questionado. 

Ensaie sua apresentação

Treinar a apresentação é a melhor forma de atingir o domínio e segurança do que será abordado. Uma boa dica é apresentar o seu trabalho para outras pessoas, pois ela poderá te dar direcionamentos ou fazer perguntas para auxiliar no aprimoramento da sua apresentação. Outra opção é gravar um vídeo do seu ensaio para identificar pontos que precisam melhorar. Dessa forma sua apresentação ficará muito mais segura e natural. 

Assista outras bancas de TCC

Apresentações de TCC costumam ser abertas ao público nas instituições de ensino. Já pensou em assistir algumas delas para se familiarizar e compreender na prática cada etapa envolvida? A observação te ajudará a refletir e encontrar o seu próprio modo de conduzir a sua apresentação.

Preste atenção no tempo de apresentação

Como dito anteriormente, o tempo de apresentação do TCC costuma ser curto. Em média, são 15 minutos. Diante disso, foque em não ultrapassar o tempo estabelecido e, principalmente, em transmitir a sua mensagem de forma sucinta, sem que se torne algo maçante para quem estiver assistindo. Cronometrar sua apresentação durante os ensaios é uma ótima dica.

Como criar um roteiro de apresentação do TCC?

Criar um roteiro é muito importante para que você não esqueça algum ponto do seu trabalho que julga ser primordial na apresentação. Portanto planeje, organize, leia e releia o seu roteiro baseado na introdução, no desenvolvimento, nos resultados e na conclusão. 

como-apresentar-tcc

Como apresentar um TCC online?

Durante o período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, muitos alunos tiveram de apresentar o TCC de forma remota, transmitindo os slides por Zoom ou outro aplicativo de chamada de vídeo. Caso a sua instituição de ensino ainda adote este modelo de apresentação, é importante ter conhecimento de alguns detalhes que envolvem a tecnologia, para não passar nenhum tipo de apuro. Veja a seguir.

Envio de link para a apresentação

Para evitar invasões ou qualquer tipo de constrangimento durante a apresentação, restrinja o acesso do seu link e envie apenas para as pessoas convidadas. Junto com o link, instrua as pessoas a entrarem na sala no horário estabelecido e com o microfone desligado. 

Cenário

Assim como dentro de uma sala de aula, o cenário da sua transmissão online também deve exigir extrema atenção, evitando elementos que prejudiquem a apresentação, como crianças, animais e barulhos. Escolha sempre um ambiente limpo, claro, sem eco e que te traga concentração, e não distração.

Câmera

Antes de entrar na sala da apresentação online, verifique o enquadramento e a limpeza da sua câmera, para que todos que estejam assistindo possam te enxergar de forma clara e sem qualquer interferência. Fique sempre de frente para uma janela ou luz, para que a imagem seja o mais nítida possível. 

Problemas Técnicos

Problemas técnicos estarão sempre sujeitos a aparecer. Portanto, uma hora antes verifique se os arquivos estão no local correto, se a transmissão está funcionando, se o microfone não está com ruído e se a internet está estável. Faça testes durante a semana da apresentação e, caso o seu dispositivo esteja com problemas, resolva o problema o quanto antes.

Como evitar alguns erros mais comuns?

Todos nós estamos suscetíveis ao erro. No entanto, com planejamento e organização alguns deles podem ser evitados na apresentação do TCC. Confira alguns a seguir.

Comportamentos e posturas inadequadas

Posturas inadequadas, como não cumprimentar os professores e a plateia e/ou usar gírias e vícios de linguagem demonstram falta de preparação do aluno e empobrecimento da oratória, muito avaliada pela banca examinadora.

Falhas de comunicação

Má dicção, fala muito rápida, repetição de conteúdo e leitura dos slides são aspectos que dificultam muito a compreensão da banca e da plateia sobre o projeto apresentado e apresentam falhas na comunicação, que deveria ser clara e direta. 

Desorganização da apresentação

Um bom roteiro é, sem dúvidas, a chave do sucesso para uma apresentação de TCC. Por isso, organize a estrutura do seu discurso de forma que você não se perca na hora da apresentação.

Não ter domínio do tema e do material de apresentação

Seja pelo excesso de nervosismo ou pela falta de conhecimento sobre o tema, o trabalho de TCC não deve ser tratado como uma atividade banal e é extremamente importante que o aluno se dedique para dominar a etapa de apresentação. Ensaie quantas vezes forem necessárias até que você se sinta seguro sobre o tema a ser abordado.

Agora que você já sabe como apresentar TCC, que tal aplicar essas dicas na prática? Confira algumas instituições de ensino com opções de bolsas de estudo:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.