Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem 2019
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o principal programa de concessão de bolsas do governo federal. Para selecionar os candidatos, é utilizada a nota do Enem.
O ProUni oferece bolsas parciais e integrais em faculdades privadas bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Essas bolsas são oferecidas a alunos de baixa renda que não conseguiram passar em uma universidade pública.
Criado em 2004, o ProUni já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas aos estudantes brasileiros: a maioria delas integrais.
As inscrições acontecem duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre e não é cobrado nenhum tipo de taxa para se inscrever.
Veja agora como participar do ProUni com a nota do Enem 2019!
Como participar do ProUni com a nota do Enem 2019?
Primeiro, é preciso entender que o ProUni acontece em duas etapas:
Processo regular: Trata-se da primeira fase da seleção, que acontece nas datas informadas pelo edital e tem o objetivo de preencher todas as vagas disponíveis. É nesta etapa que a maior parte dos candidatos são selecionados.
Para participar do processo regular em 2020, é obrigatório que o aluno tenha feito o Enem 2019 e alcançado pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.
Além disso, o candidato deve atender aos critérios de renda e escolaridade exigidos pelo governo federal.
Bolsas remanescentes: Corresponde à segunda seleção do ProUni. O objetivo é preencher as vagas que não foram ocupadas na seleção anterior.
Para participar da seleção de bolsas remanescentes, o candidato pode ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e deve cumprir as mesmas exigências mencionadas acima.
Nesta etapa, professores da rede pública que atuam na educação básica e pretendem conseguir uma vaga em cursos de licenciatura podem participar em um processo à parte, sem precisar prestar o Enem ou comprovar renda.
Quem pode concorrer a uma bolsa do ProUni com a nota do Enem 2019?
Se você pretende entrar no ProUni utilizando a nota do Enem 2019, deve verificar se atende às exigências do programas.
Podem participar alunos brasileiros que não tenham diploma de ensino superior e se encaixem em pelo menos um dos seguintes critérios:
- Cursou o ensino médio completo em escola pública.
- Cursou o ensino médio completo em escola particular como bolsista integral.
- Cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral.
- É pessoa com deficiência.
- É professor efetivo de escola pública de educação básica concorrendo a bolsa em curso de licenciatura (neste caso, não precisa comprovar renda).
Além da escolaridade, há ainda os requisitos de renda: para participar do ProUni, a renda familiar mensal bruta por pessoa não pode ultrapassar 3 salários mínimos.
Bolsas oferecidas pelo ProUni com a nota do Enem 2019
Veja quais são as modalidades de bolsas concedidas pelo programa para quem prestou o Enem 2019:
- Bolsa integral (100%): voltada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
- Bolsa parcial (50%): voltada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Para concorrer a uma bolsa, é necessário se inscrever no processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Os candidatos podem se inscrever nas duas edições do ProUni 2020.
Como funciona a inscrição do ProUni com a nota do Enem 2019?
A inscrição para o ProUni é gratuita e deve ser feita pela internet, através do portal oficial do ProUni.
Para participar da seleção, o candidato deve usar o mesmo número de inscrição e a mesma senha de acesso utilizados na inscrição do Enem 2019.
Caso tenha esquecido sua senha, basta procurar o botão para recuperá-la, na própria tela de inscrição, e seguir as orientações do sistema.
Já para se inscrever na seleção para as bolsas remanescentes do ProUni, o candidato deve se cadastrar no site do programa com o seu CPF e criar uma nova senha. Em seguida, basta preencher o formulário de inscrição.
Como o Enem 2019 é usado para conseguir uma vaga no ProUni?
O ProUni é um processo seletivo informatizado, que recupera todas as notas do Enem dos participantes inscritos. O sistema funciona de maneira automática, ou seja, não é necessário digitar suas notas do Enem 2019, apenas o seu número de inscrição e senha.
Para selecionar os candidatos, o sistema do ProUni compara as notas do Enem de todos os inscritos que disputam a mesma vaga na mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência.
Ao final das inscrições, as vagas são preenchidas com aqueles que alcançaram as maiores notas do Enem. Assim, quanto maior for a sua pontuação no Enem 2019, maiores serão suas chances de conseguir uma bolsa pelo ProUni.
Empate
Em caso de empate ? quando dois ou mais candidatos que concorrem à mesma vaga apresentam a mesma pontuação ?, o sistema do ProUni dá prioridade a quem tirou a maior nota na Redação.
Se as notas da Redação também forem iguais, o sistema classifica quem alcançou a maior nota na prova de Linguagens, e assim por diante. Os critérios de desempate são, nesta ordem:
- Redação
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
Quem não fez o Enem 2019, pode entrar no ProUni?
Prestar o Enem 2019 é critério obrigatório para participar da seleção do ProUni em 2020.
Caso contrário, o candidato terá que prestar o próximo Enem para tentar as vagas do ProUni. Isto porque só pode se inscrever no programa os candidatos que fizeram a edição mais recente do exame.
Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019 e participam do ProUni
Apenas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem oferecer vagas pelo ProUni.
Sabendo disso, selecionamos algumas instituições que oferecem cursos de graduação, presenciais ou a distância, e são autorizadas pelo Ministério da Educação a participar do programa. Confira:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Além de participarem do ProUni, as faculdades listadas acima também aceitam a nota do Enem 2019 para ingresso direto ? sem prestar vestibular! ? e ainda oferecem seus próprios programas de bolsas de estudo, financiamentos e descontos especiais.
Entre no site da instituição desejada e descubra como se inscrever!
Veja também:
Como fazer inscrição no ProUni
Saiba todas as datas do ProUni e as faculdades participantes
Prestou o Enem 2019 e vai tentar uma bolsa pelo ProUni? Conta para a gente o curso que você pretende fazer!
Como transferir a bolsa ProUni? Veja como fazer!
Saiba como fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni
Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni? Descubra!
Resultado do Prouni 2024.2: veja como consultar
Resultado da 2ª Chamada do Prouni 2024 é divulgado
Resultado do Prouni 2024 é divulgado
Prouni: Confira a Nota de Corte dos principais cursos!
Tem Medicina no ProUni?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.