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Concordância Verbal: Exercícios de vestibulares com gabarito

Na imagem, temos uma mulher loira com uma camiseta branca, representando uma professora, fazendo um sinal com a mão estendida para cima em direção à lousa de aula, onde se lê: "Exercícios de Concordância Verbal"

Em resumo:

  • Concordância verbal é a regra que ajusta o verbo ao sujeito em número e pessoa.
  • Na regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito.
  • Casos especiais exigem atenção: sujeitos oracionais, coletivo, expressões partitivas, porcentagens, aposto resumitivo.
  • Exercícios de vestibular reforçam as nuances da regra e ajudam a fixar as exceções mais cobradas.

Olá, vestibulando(a)! Bem-vindo(a) à nossa série especial de exercícios de vestibular focados em concordância verbal, uma ferramenta essencial para todo estudante que deseja aprimorar suas habilidades linguísticas e garantir um bom desempenho em provas e exames.

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Neste material, você encontrará uma seleção cuidadosa de questões retiradas de diversos vestibulares, acompanhadas de seus respectivos gabaritos, que foram projetadas para desafiar seu entendimento e aplicação das regras de concordância verbal na língua portuguesa.

Entender a concordância verbal é crucial não apenas para se sair bem em provas, mas também para a comunicação eficaz e precisa no dia a dia. Ao praticar com os exercícios propostos, você desenvolverá uma base sólida que lhe permitirá construir frases corretas e fluentes, habilidade fundamental tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional.

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O que é Concordância Verbal?

Na imagem, a frente de um fundo laranja-claro, dois adultos, um homem branca de camiseta vinho, calça jeans e barba, à esquerda, e uma mulher branca de cabelo escuro curto usando camiseta e um blazer cinza com botões, à direita, seguram balões representando as falas de personagens, como feito em histórias em quadrinhos, simbolizando a necessidade da concordância verbal para o sentido de uma frase e até de um diálogo.

Primeiramente, não caia de paraquedas nos exercícios! Você já sabe, mas vamos rever: concordância verbal é o mecanismo da língua que faz o verbo se ajustar ao sujeito da oração. Isso significa que o verbo muda de forma para acompanhar o número (singular ou plural) ou a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª).

Desde os casos mais simples, envolvendo sujeitos singulares ou plurais, até situações mais complexas, como sujeitos compostos ou orações com sujeitos ocultos, a concordância verbal assegura que a mensagem transmitida seja compreendida sem ambiguidades.

Ao dominar esse aspecto fundamental da língua, você estará equipado para enfrentar os desafios dos vestibulares e além, com confiança e competência.

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Regras gerais da concordância verbal

Antes de mergulhar nos casos especiais, é essencial dominar as regras básicas da concordância verbal – aquelas que aparecem todos os dias em redações, provas e situações reais de escrita. Elas determinam como o verbo deve se ajustar ao sujeito da frase, garantindo clareza e correção. 

A boa notícia é que a maior parte das situações segue padrões simples e fáceis de aplicar. A partir dessas regras gerais, você cria uma base sólida para entender construções mais complexas e evita erros muito comuns em provas de vestibular e concursos.

Sujeito simples

O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que haja termos acessórios ao redor.

Exemplos: A aluna de Medicina passou na prova.
As crianças da sala gostam de música.

Sujeito composto antes do verbo

O verbo vai para o plural.

Exemplos: João e Maria viajaram cedo.
O professor e os alunos concluíram o projeto.

Sujeito composto depois do verbo

O verbo pode concordar com o plural (regra tradicional) ou concordar com o núcleo mais próximo (concordância atrativa).

Exemplos: Chegaram o pai e a mãe.
Chegou o pai e a mãe.

Casos especiais de concordância verbal

Pronome “se” 

Quando o “se” dá ideia de sujeito indeterminado, o verbo fica no singular.

Exemplos: Vive-se bem aqui.
Precisa-se de funcionários.

Pronome “quem”

Normalmente o verbo fica na 3ª pessoa do singular.

Exemplos: Fui eu quem fez o trabalho.
Serás tu quem decidirá.

Pronome “que”

O verbo concorda com o termo imediatamente anterior ao “que”.

Exemplos: Fui eu que fiz.
Fomos nós que chegamos tarde.

Verbo antes do sujeito (sujeito posposto)

O verbo concorda com o núcleo do sujeito que aparece depois.

Exemplos: Havia muitas pessoas na sala.
Apareceram dúvidas durante a prova.

Concordância com horas

Com o verbo ser o uso varia de acordo com o número.

Exemplos: É uma hora.
São duas horas.

Com dar, bater e soar, o uso mais comum é no singular.

Exemplos: Dá duas horas.
Soa meia-noite.

Hierarquia de pessoas

Quando o sujeito inclui pessoas diferentes, vale esta ordem: 1ª pessoa > 2ª pessoa > 3ª pessoa

Exemplos: Eu e você vamos ao cinema. (1ª pessoa → nós)
Tu e ele falais. (2ª pessoa → vós)

Concordância Verbal: pratique seus conhecimentos

1) (FUVEST) Complete as frases com as formas corretas dos verbos entre parênteses:

I – Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se)

II – Quando ele ______________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor)

III – As provas que ______________ mais erros seriam comentadas. (conter)

IV – Quando eu ______________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)

a) I mantêm/mantiveram, II compuser, III contivessem, IV reouver

b) I mantêm, II compor, III contivessem, IV reouver

c) I mantiveram, II compuser, III conter, IV reaver

d) I mantêm/mantiveram, II compor, III contivessem, IV reaver

e) I mantêm/mantiveram, II compuser, III conter, IV reouver

Gabarito: A

2) (FEI-SP) Indique a alternativa em que há erro de concordância:

A) Terminadas as aulas, os alunos viajaram.

B) Esta maçã está meia podre.

C) É meio-dia e meia.

D) Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo.

E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Gabarito: B

3) Assinale a frase cuja concordância verbal está correta:

a) Houveram muitos problemas durante o evento.

b) Fazem dez anos que moro nesta cidade.

c) Devem existir soluções para esse impasse.

d) Precisou-se de vários documentos para os cadastros.

e) Chegou os professores responsáveis pela banca.

Gabarito: C

4) (Cesgranrio) Assinale a opção em que a forma verbal está errada:

a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.

b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.

c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.

d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.

e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

Gabarito: C

5) (FGV) A única frase corretamente empregada é:

a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.

b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato…

c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará…

d) A inteligência é como um tigre solto pela casa…

e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação…

Gabarito: E

6) Assinale a alternativa que completa corretamente:

“Nem uma nem outra solução ___ suficientes para resolver o problema, mas ambas ___ consideradas.”

a) são – foi

b) é – foram

c) é – foi

d) são – foram

e) é – é

Gabarito: B

7) (Fuvest) Indique a alternativa correta:

a) Tratavam-se de questões fundamentais.

b) Comprou-se terrenos no subúrbio.

c) Precisam-se de datilógrafas.

d) Reformam-se ternos.

e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

Gabarito: D

8) (IBGE) Assinale a opção em que há concordância inadequada:

a) A maioria dos estudiosos acha difícil uma solução.

b) A maioria dos conflitos foram resolvidos.

c) Deve haver bons motivos.

d) De casa à escola é três quilômetros.

e) Nem uma nem outra questão é difícil.

Gabarito: D

9) Escolha a opção correta:

“Fazia dias que não ___ notícias, mas ontem finalmente ___ algumas informações.”

a) chegavam – surgiu

b) chegava – surgiram

c) chegavam – surgiram

d) chegava – surgiu

e) chegou – surgiram

Gabarito: D

10) (UFPR) Assinale a alternativa em que os verbos estão corretamente empregados:

As aulas começam quando ___ oito horas.

Nessa loja ___ relógios de parede.

Ontem ___ ótimos programas na televisão.

a) batem, consertam-se, houve

b) bate, consertam-se, havia

c) bateram, conserta-se, houveram

d) batiam, conserta-se-ão, haverá

e) batem, consertarei, haviam

Gabarito: A

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