Trovadorismo
- Época:  1189 – 1198.
 
- No Brasil:  não existiu.
 
- Em Portugal:  Gêneros – cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias.
 
- Destaque em Portugal:  A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.
 
Principais características:
- Cantigas de Amor:  sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter analítico-discursivo. 
 
- Cantigas de Amigo:  eu-lírico feminino, confessional, ambiente popular, paixão não correspondida, realista, narrativo-descritiva.
 
- Cantigas de Escárnio e Maldizer:  críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação.
 
Humanismo
- Época:  1418.
 
- No Brasil:  não existiu.
 
- Em Portugal:  Gêneros – historiografia, teatro popular, prosa doutrinária.
 
- Destaque em Portugal:  Fernão Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, Gil Vicente (teatro).
 
Principais características:
- Teatro:  em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.
 
Classicismo
- Época:  1527.
 
- No Brasil:  nascia o Quinhentismo.
 
- Em Portugal:  Gêneros – poesia lírica, épica, teatro e crônicas. Introdução da medida nova.
 
- Destaque em Portugal:  Sá de Miranda; Camões (poesia).
 
Principais características: 
- Valorização do homem (antropocentrismo);
 
- paganismo (maravilhoso pagão);
 
-  superioridade do homem sobre a natureza;
 
-  objetividade;
 
- racionalismo;
 
- universalidade;
 
- saber concreto em detrimento do abstrato;
 
- retomada dos valores greco-romanos;
 
- rigor métrico e estrófico: equilíbrio e harmonia.
 
Quinhentismo
- Época:  1500.
 
- No Brasil:  Gêneros- poesia lírica e épica, teatro e crônicas.
 
- Destaques no Brasil:  um Documento escrito em terras brasileiras. Carta a D. Manuel; Pero Vaz de Caminha; José de Anchieta.
 
- Em Portugal:  era a ponte do Quinhentismo.
 
Principais características: 
- Não se pode falar em uma literatura propriamente brasileira, pois no país não se produzia nada além de registros informativos sobre o Brasil. A missão dos viajantes era a produção de registros detalhando os recursos minerais, os perigos existentes, os habitantes que aqui viviam a sua fauna e flora. As primeiras produções literárias do Brasil só irão existir de fato no Barroco.
 
Barroco
- Época:  1580.
 
- No Brasil:  início do Barroco no Brasil foi em 1601.
 
- Destaques no Brasil:  Bento Teixeira, publicação de Prosopopéia, Padre Antônio Vieira (oratória), Gregório de Matos (poesia).
 
- Em Portugal:  Gêneros- oratória sacra, política e social.
 
- Destaques em Portugal:  Morte de Camões; Portugal sob o domínio espanhol; poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa; Padre Antônio Vieira (oratória).
 
Principais características: 
- Arte dos contrastes:  antinomia homem – céu, homem – terra; visualização e plasticidade; fugacidade; não-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas múltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (água/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar a vida); valorização do presente, movimento ligado ao espírito da Contra – Reforma; jogos de metáforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal – uso de hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses.
 
Arcadismo
- Época: 1756.
 
- No Brasil: o início do Arcadismo no Brasil foi em 1768.
 
- Destaques no Brasil:  Cláudio Manuel da Costa com “Obras Poéticas”; Tomás Antônio Gonzaga (poesia lírica e épica); Basílio da Gama e Santa Rita Durão (poesia épica).
 
- Em Portugal:  Gênero- poesia.
 
- Destaques em Portugal:  Fundação da Arcádia Lusitana. Bocage (poesia).
 
Principais características: 
- Arte do equilíbrio e harmonia;
 
- Busca do racional, do verdadeiro e da natureza;
 
- Retorno às concepções de beleza do Renascimento; 
 
- Poesia objetiva e descritiva;
 
- Áurea mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica; 
 
- Pastoralismo;
 
- Valorização da mitologia; técnica da simplicidade;
 
- Literatura linear e regrada: inutilia truncat (cortar o inútil).
 
Romantismo
- Época:  1825.
 
- No Brasil:  o início do romantismo no Brasil foi em 1836.
 
- Destaques no Brasil:  Gonçalves de Magalhães, com “Suspiros Poéticos e Saudades”. Na poesia, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves. Na prosa: Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida; Bernardo Guimarães, Taunay
 
- Destaques em Portugal:  Almeida Garrett; Publicação do poema Camões.
 
Principais características: 
- 1ª Geração:  nacionalismo, ufanismo, natureza, religião (cristianismo), indianismo/medievalismo.
 
- 2ª Geração:  mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte.
 
- 3ª Geração:  condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.
 
- Geral:  imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.
 
Realismo/Parnasianismo/Naturalismo
- Época:  1865.
 
- No Brasil:  o inicio no Brasil foi em 1881.
 
- Destaques no Brasil:  Machado de Assis, com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, no Realismo. Aluísio de Azevedo, com “O Mulato”, no Naturalismo.
 
Década de 80 Definição do ideário parnasiano.
- Prosa:  Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia.
 
- Poesia:  Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho.
 
- Em Portugal:  Gênero – prosa (romance, conto, crônica), poesia, crítica.
 
- Destaques em Portugal:  Questão Coimbrã: Antero de Quental contra Castilho (Novos x Velhos). Prosa: Eça de Queirós. Poesia: Antero de Quental, Cesário Verde, Guerra Junqueiro.
 
Principais características:
Realismo
- Preocupação com a verdade exata;
 
- Observação e análise;
 
- Personagens tipificadas;
 
- Preferência pelas camadas altas da sociedade;
 
- Objetividade;
 
- Descrições pormenorizadas;
 
- Linguagem correta, no entanto é mais próxima da natural, maior interesse pela caracterização que pela ação – tese documental.
 
Naturalismo
- Visão determinista do homem (animal, presa de forças fatais e superiores – meio, herança genética, fisiologia, momento);
 
- Tendência para análise dos deslizes de personalidade;
 
- Deturpações psíquicas e físicas;
 
- Preferência pela classe operária;
 
- Patologia social: miséria, adultério, criminalidade, etc – tese experimental.
 
Parnasianismo
- Arte pela arte;
 
- Objetividade;
 
- Poesia descritiva;
 
- Versos impassíveis;
 
- Exatidão e economia de imagens e metáforas;
 
- Poesia técnica e formal, retomada de valores clássicos, apego à mitologia greco-romana.
 
Simbolismo
- Época:  1890.
 
- No Brasil:  o início no Brasil foi em 1893.
 
- Destaques no Brasil:  Cruz e Sousa, com “Missal” (prosa poética) e “Broquéis” (poesia). Poesia: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, Pedro Kilkerry, Emiliano Perneta.
 
- Em Portugal:  Gêneros- poema e prosa.
 
- Destaques em Portugal:  Eugênio de Castro, Publicação de Oaristos. Poesia: Camilo Pessanha.
 
Principais características: 
- Reação contra o positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo; 
 
- Individualismo;
 
- Subjetivismo psicológico;
 
- Atitude irracional e mística;
 
- Respeito pela música;
 
- Atitude irracional e mística;
 
- Respeito pela música, cor, luz;
 
- Procura das possibilidades do léxico.
 
Pré-Modernismo
- Época: 1902.
 
- No Brasil:  Gêneros- prosa e poesia.
 
- Destaques no Brasil:  Publicação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; e “Canaã”, de Graça Aranha. Prosa: Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha. Poesia: Augusto dos Anjos.
 
- Em Portugal:  não existiu.
 
Principais características: 
Pré-Modernismo
- Tendência das primeiras décadas do século X;
 
- Sentido mais crítico, fixando diferentes facetas da realidade social, política ou alterações na paisagem e cor local.
 
Modernismo
Época:  1915.
No Brasil:  Semana de Arte Moderna, em 1922.
Destaques no Brasil:
- 1922- Semana de Arte Moderna.
 
- 1922-30 – 1ª fase: revolucionária: Mário de Andrade. Publicação de Paulicéia Desvairada. 
 
- 1930-45 – 2ª fase: neo-realismo, literatura regional. José América de Almeida.
 
- A Bagaceira
 
- Geração de 45- 3ª fase: investigar comportamentos e atitudes do ser humano.
 
- João Guimarães, Clarice Lispector, João Cabral.
 
- Literatura contemporânea (Pós-Modernismo); década de 50.
 
- Enorme proliferação de estilos. Concretismo, Poesia práxis, Contos.
 
- Em Portugal:  Gêneros- poesia, prosa (crônica, conto, romance), teatro.
 
Destaques em Portugal: 
- 1915 – 1ª fase: Revista Orfeu. 
 
- 1930 – 2ª fase: Alves Redol.
 
- Publicação de Gaibeús.
 
Mais recentemente: 
- Surrealismo.
 
- Poesia:  Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, José Régio, etc.
 
- Prosa:  Fernando Namora, Vergílio Ferreira, Alves Redol, Ferreira de Castro, Branquinho da Fonseca, José Saramago, etc.
 
Principais características: 
1ª Geração
- Revolucionária – negação da tradição cultural;
 
- Antipurista;
 
- Antiacademicista;
 
- Linguagem coloquial;
 
- Verso livre;
 
- Nacionalismo crítico, ironia, sarcasmo, irreverência;
 
- Poema-piada, liberdade de criação;
 
- Predomínio da poesia.
 
2ª Geração
- Estabilidade: herança de 22, acrescentando aprimoramento da linguagem (inclusive metalinguagem);
 
- Busca da expressão universal;
 
- Recuperação de valores tradicionais (Neo-simbolismo);
 
- Engajamento religioso e social;
 
- Literatura de denúncia das condições humanas;
 
- Predomínio da prosa (romance) de tendências neo-realistas e regional.
 
3 Geração
- Não se mostram tão preocupados com o contexto sociopolítico;
 
- Análise da natureza humana;
 
- Rigor formal.
 
Literatura contemporânea: Proliferação de estilos, experimentalismo na forma, o cotidiano. Proliferação de contistas e cronistas. crises de caráter existencial, reflexões metafísicas.