Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Parnasianismo: o que é, características e consequências!

10 de agosto de 2023
Parnasianismo: o que é, características e consequências!
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Parnasianismo é um estilo literário do século XIX que se destaca por sua objetividade e busca pela perfeição formal. Em contraste com o romantismo emocional, os poetas parnasianos priorizavam a linguagem precisa, a estética cuidadosa e a ausência de emoções intensas em suas obras.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Os escritores do parnasianismo se concentravam na descrição detalhada de cenários, eventos e objetos, evitando expressar sentimentos pessoais. Além disso, o Parnasianismo também valorizava a utilização de recursos literários como a rima rica e o vocabulário refinado.

Esse movimento teve um impacto significativo na poesia e influenciou como a arte e a criatividade eram abordadas na época. Por isso, hoje vamos falar mais sobre o movimento, seus principais autores e sua influência no Brasil.

Confira também:
+ Alguma Poesia – Resumo do livro de Carlos Drummond de Andrade


O que foi o Parnasianismo?

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no século XIX, com a intenção de valorizar a beleza e a perfeição formal das obras literárias. O movimento foi liderado por poetas como Théophile Gautier, Charles Baudelaire e José-Maria de Heredia, que buscavam a perfeição na criação poética.

Os parnasianos valorizavam a objetividade, a pureza de estilo, a busca pela perfeição formal, a riqueza de imagens e a beleza das palavras. Acreditavam que a poesia deveria ser bela e perfeita, e que não devia ser usada para expressar opiniões ou ideais políticos, ou sociais. Além disso, eles acreditavam que a poesia deveria ser uma forma de arte e não de propaganda.

Características do Parnasianismo

As principais características do Parnasianismo são a preocupação com a perfeição formal, a busca por uma linguagem precisa e a busca por um padrão estético. Os poetas parnasianos buscavam criar poemas que fossem esteticamente agradáveis e que contivessem imagens poéticas vívidas e bem trabalhadas.

Outra característica importante do Parnasianismo foi a sua abordagem científica da poesia. Os poetas parnasianos buscavam criar poemas que fossem objetivos e que seguissem uma estrutura rígida. Eles evitavam qualquer tipo de expressão emocional ou subjetiva, e buscavam criar poemas que fossem esteticamente perfeitos.

O Parnasianismo também foi marcado por uma forte influência da mitologia grega e romana. Os poetas parnasianos usavam muitas vezes mitos e lendas antigos como tema de seus poemas.

Influências

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no século XIX e se espalhou por outros países. O nome vem do monte Parnaso, a casa dos deuses da poesia na mitologia grega. O movimento foi influenciado principalmente pelas obras de poetas gregos e latinos, como Homero, Virgílio, Horácio e Tibulo.

Os parnasianos defendiam que a poesia deveria ser feita com rigor e perfeição técnica, buscando a beleza e a harmonia das formas. A poesia deveria ser clara e objetiva, sem se preocupar com a mensagem que ela transmitia. Eles acreditavam que a poesia deveria se preocupar apenas com a forma, e não com o conteúdo.

Além disso, os parnasianos também foram influenciados pelo classicismo, que defendia a beleza, a ordem e a harmonia. Eles buscavam a perfeição técnica na poesia, usando metáforas, símbolos e aliterações. Eles também usavam a descrição de paisagens, objetos e sentimentos para criar uma atmosfera de tranquilidade e beleza.

Contexto Histórico

Movimento Parnasiano

A principal característica deste movimento era o refinamento e a preocupação com a forma poética, muitas vezes em detrimento da mensagem. Os poemas eram escritos para serem apreciados como obras de arte, com ritmo, figuras de linguagem e rimas.

O surgimento do Parnasianismo

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu no século XIX, na França. Foi influenciado por poetas como Théophile Gautier e Charles Baudelaire, que procuravam criar obras de arte com a qualidade de uma obra-prima. A principal característica do Parnasianismo é a preocupação com a perfeição formal, como a rima, a métrica e a sintaxe.

Os poetas parnasianos buscavam criar obras que fossem belas, mas que também tivessem significado. O Parnasianismo foi uma reação ao Romantismo e ao Realismo, que buscavam expressar sentimentos e emoções. Os poetas parnasianos rejeitavam a ideia de que a poesia deveria ser apenas uma forma de expressão emocional.

Em vez disso, eles procuravam criar obras que fossem belas, mas que também tivessem significado.

O contexto social e intelectual

O contexto social e intelectual do século XIX foi marcado por diversos movimentos de renovação intelectual e social, que visavam a modernização da sociedade. Entre eles, destacam-se o positivismo, o socialismo, o anarquismo e o existencialismo.

Estes movimentos foram fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, pois apresentaram novas formas de pensar, que levaram à mudança de mentalidades, à criação de novas instituições e à reformulação de leis.

O positivismo foi um movimento intelectual que defendia a aplicação de métodos científicos para a solução de problemas sociais. Esta corrente de pensamento foi fortemente influenciada pelos trabalhos de Auguste Comte, que defendia a necessidade de uma nova ordem social baseada na ciência.

O socialismo, por sua vez, defendia a necessidade de uma reforma social que garantisse a igualdade entre todos os membros da sociedade. O anarquismo, por outro lado, defendia a abolição do Estado e a criação de uma sociedade baseada na liberdade, na igualdade e na solidariedade.

O existencialismo, por fim, defendia a necessidade de se encontrar um sentido para a existência humana, a partir da reflexão e do pensamento crítico. Esta corrente de pensamento foi fortemente influenciada pelos trabalhos de filósofos como Sartre, Camus e Heidegger.

O contexto social e intelectual do século XIX foi marcado por diversos movimentos que levaram à modernização da sociedade e à mudança de mentalidades. Estes movimentos foram fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, pois apresentaram novas formas de pensar e de agir, que levaram à criação de novas instituições e à reformulação de leis.

Para você:
+ Exercícios de Parnasianismo


Parnasianismo no Brasil

O Parnasianismo no Brasil é um movimento literário que surgiu na segunda metade do século XIX. Foi influenciado pelo movimento francês Parnasianismo, que defendia a busca da perfeição estética em relação às formas literárias.

No Brasil, o Parnasianismo foi marcado por uma estética baseada na busca da perfeição formal, como a utilização de rimas e versos, e a valorização da beleza das palavras. Os poetas parnasianos buscavam retratar a natureza e os sentimentos humanos de forma precisa e detalhada.

O Parnasianismo no Brasil foi um movimento importante para a literatura nacional, pois ajudou a desenvolver as técnicas literárias e a criar obras de grande beleza poética. Esta escola literária influenciou outros movimentos posteriores, como o Simbolismo, e ainda pode ser vista em obras contemporâneas.

O Parnasianismo e a poesia brasileira

O Parnasianismo brasileiro foi marcado pela busca da beleza e da perfeição, assim como pela exaltação da natureza e da vida simples. A poesia parnasiana brasileira foi marcada por uma poética mais formal, com versos mais curtos e rimas mais simples. Alguns dos principais poetas brasileiros que adotaram esse estilo foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Veja as principais obras de cada autor:

Olavo Bilac

Parnasianismo: o que é, características e consequências!
  • Poesias (1888)
  • Crônicas e novelas (1894)
  • Sagres (1898)
  • Crítica e fantasia (1904)
  • “Dicionário de rimas (1913)


Alberto de Oliveira

Parnasianismo: o que é, características e consequências!
  • Canções românticas (1878);
  • Meridionais (1884);
  • Sonetos e poemas (1885);
  • Versos e rimas (1895);
  • Poesias (primeira, segunda, terceira e quarta série)


Raimundo Correia

Parnasianismo: o que é, características e consequências!
  • Primeiros Sonhos (1879)
  • Sinfonias (1883)
  • Versos e versões (1887)
  • Aleluias (1891)
  • Poesias (1898, 1906, 1910, 1916)


O Parnasianismo no modernismo

O Parnasianismo foi um dos principais movimentos literários do Modernismo brasileiro. O seu principal objetivo era a busca da perfeição estética, criando obras com grande beleza formal, mas que não necessariamente abordassem temas profundos.

Os parnasianos brasileiros buscavam inspiração em autores clássicos da literatura, como Homero, Virgílio e Camões, e também em poetas românticos, como Lamartine e Victor Hugo. O foco estava na criação de poemas ricos em detalhes e descrições, mas que não necessariamente tivessem um significado profundo.

Apesar de não abordarem temas profundos, os poemas parnasianos eram muito bem escritos, com grande cuidado na escolha das palavras e na construção das frases. Eles também eram ricos em metáforas e aliterações, o que os tornava ainda mais elegantes.

Verifique também:
+ Escritoras Brasileiras: Conheça 6 grandes nomes da literatura!
+ Quem é Conceição Evaristo? Conheça este nome da literatura

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.