Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

CPOR: o que é, como ingressar e onde se alistar!

14 de junho de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), oferecem ensino militar bélico de grau médio, que proporciona competência e treinamento dos candidatos para desempenhar funções de comandar as tropas, na guerra ou na paz. O CPOR tem por objetivo de formar Aspirante a Oficial da Reserva de segunda classe e oferecem habilitação para o ingresso no CORE, Corpo de Oficiais da Reserva do Exército. O CPOR oferece cursos de especialização que permitem aos soldados desempenhar funções e cumprir de forma adequada as tarefas em quanto servirem ao Exército, como :

  • Arma de Infantaria, o comando de soldados que combatem todos os tipos de terreno usando variados tipos de transporte para fazerem a frente do combate;
  • Arma de Cavalaria, unidades que desempenham ações de choque ou de reconhecimento;
  • Arma de Artilharia, soldados capacitados para manusear instrumentos de força para surtir efeitos morais e armas que vão desde a neutralização à destruição;
  • Arma de Engenharia, unidades que apóiam o exército construindo e melhorando a estrutura de defesa, de pontes, estradas e campos minados e são encarregadas da destruição da estrutura inimiga;
  • Arma de Comunicação, fazem as ligações durante as operações dos altos escalões e a coordenação de seus subordinados.
  • Serviço de Intendência, se encarrega da logística e suprimento das necessidades do Exército, desde farda à combustível.
  • Quadro de material Bélico, se encarrega da logística específica de material bélico.

Como matricular na CPOR?

Para a matrícula, os candidatos devem estar presentes na seleção para o Serviço Militar Obrigatório, conhecido como alistamento.  Ser brasileiro nato e do sexo masculino. Após o alistamento é realizada uma Seleção Geral, na qual são selecionados os candidatos considerados aptos que serão encaminhados à Seleção Especial, para assim poder ingressar ao CPOR.

É obrigatório que os candidatos tenham certificação de conclusão do Ensino Médio.

Quando se realiza o alistamento?

No ano em que o candidato brasileiro completar dezoito anos deverá se alistar. O alistamento deve ser feito durante o primeiro semestre do ano que completar a maioridade, do dia primeiro de janeiro a 30 de junho. Os candidatos que se alistarem ate o dia 31 de maio participaram da seleção geral no mesmo ano do alistamento. Após essa data todo candidato alistado será remanejado para a seleção geral do ano seguinte.

Onde se alistar?

O alistamento é feito na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do candidato. A Junta de Serviço Militar é um órgão responsável pelo alistamento que pertence à Prefeitura Municipal.

Após o alistamento, como proceder?

Após a seleção geral, feita pela Comissão de Seleção que tem por obrigação avaliar os candidatos alistados nos quesitos físico, moral e cultural, os candidatos que são considerados aptos serão nomeados para servirem ao Serviço Militar.

Os candidatos aptos que manifestarem desejo de ingressar no CPOR, são submetidos a testes escritos, que abrangem conhecimentos do Ensino Médio, teste de aptidão física, exames médicos para atestar que encontra-se em condições perfeitas de saúde e avaliação psicológica. As vagas são limitadas e somente os candidatos que superarem os testes em melhores colocações são matriculados.

No Exército, a permanência mínima é de 10 meses, onde o candidato matriculado participa do Período Básico e posteriormente a Qualificação, que são os cursos de especialização. Podem permanecer por até 7 anos como contratados, dependendo somente da disponibilidade de vagas.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.