Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado reconhecido pelo MEC

31 de janeiro de 2022
Veja uma lista de cursos online gratuitos que são reconhecidos pelo MEC - EAD
Imagem do autor
Escrito porPatricia Carvalho

O avanço da tecnologia e a popularização do acesso ao ambiente digital facilitou muito as relações de trabalho e aprendizagem. Hoje em dia, a distância entre qualquer pessoa e uma biblioteca ou professores está a alguns cliques.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A oferta de cursos online aumenta a cada dia para atender os desejos de tantos estudantes sedentos por conhecimento e muitos deles são oferecidos de forma gratuita por instituições renomadas.

Você sabe onde encontrar cursos online gratuitos que sejam aceitos pelos empregadores? Sabe a diferença entre um curso superior e um curso livre? Vamos tratar desses e outros temas nos tópicos a seguir e listar cinco lugares onde você pode realizar os seus cursos!

Leia também:
+ Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil


Cursos online precisam ser reconhecidos pelo MEC?

O reconhecimento do MEC é oficialmente necessário apenas para cursos de Ensino Superior (Direito, Enfermagem, Administração, Arquitetura, Design, Letras, etc.), pois eles abrangem uma formação profissional que oferece um grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo aos seus profissionais.

Se o seu desejo é apenas estudar um tema em específico de forma mais rápida, o melhor caminho é procurar um curso livre de curta duração.

É preciso compreender com clareza essa diferenciação entre os cursos livres e os cursos de graduação. Os cursos livres são ferramentas de aprendizagem e não servem como diplomas da área estudada.

Isso não quer dizer que eles sejam vistos de forma negativa no mercado de trabalho. Pelo contrário, demonstram o interesse do profissional em determinada área. Uma forma de dar mais reconhecimento ao seu curso livre é procurar locais que ofereçam um certificado após a conclusão do curso.

Não faz ideia de onde encontrar um curso livre online e gratuito e que ainda ofereça um certificado? Nós vamos te ajudar nessa missão.

Veja também:
+ Saiba como fazer uma faculdade a distância gratuita
+ A Faveni é confiável? Veja se o MEC reconhece a faculdade



Onde encontro cursos online gratuitos com certificado?

Existem dezenas de sites com cursos gratuitos e que emitem certificados, geridos por instituições públicas e empresas privadas. Não importa se você ainda está no ensino médio ou já está trabalhando, há opções para todos os públicos e idades. Dentre os cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC, temos:

  • Plataforma Aprenda Mais
  • Plataforma AVAMEC
  • Centro Paula Souza
  • Sebrae
  • Senar

Na lista a seguir, você vai conhecer melhor cinco sites com plataformas virtuais de aprendizagem de instituições que possuem reconhecimento nacional por sua qualidade.

1. Plataforma Aprenda Mais

O próprio Ministério da Educação (MEC) possui uma plataforma de cursos online com emissão de certificados, chamada Plataforma Aprenda – Cursos abertos e online da Rede Federal.

O site Aprenda Mais é atualizado periodicamente com novos cursos, que podem contar com tutoria ou autoaprendizagem. São ofertados cursos com carga horária de 20h a 40h para estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, trabalhadores das áreas relacionadas ou qualquer pessoa que queira aprofundar conhecimentos.

Os cursos do Aprenda Mais são divididos em 12 classificações:

  • Ambiente e Saúde
  • Ciências Exatas
  • Ciências Humanas
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Idiomas, Línguas e Literatura
  • Informação e Comunicação
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

No site do Aprenda Mais, você pode acessar as áreas acima e conferir os cursos disponíveis para matrícula gratuita.

2. Plataforma AVAMEC

O Ministério da Educação possui outro site chamado AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, você pode estudar cursos oferecidos por diferentes instituições inscritas, como algumas universidades federais, Secretarias de Educação e pela Controladoria Geral da União.

Estão disponíveis cursos de 20h a 60h de carga horária voltada a estudantes em geral, pessoas interessadas no tema ou para aprofundamento profissional.


3. Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma instituição pública gerida pelo Governo do Estado de São Paulo e que é amplamente reconhecida pela qualidade de seus cursos técnicos e profissionalizantes.

Dentre as opções oferecidas pelo Centro Paula Souza, estão alguns cursos livres online e gratuitos da plataforma MOOC, sigla em inglês para Massive Open On-line Course. 

Os cursos oferecidos nesta plataforma e com emissão de certificado são:

  • Arduíno (30 horas)
  • Canvas (8 horas)
  • Espanhol Básico (40 horas)
  • Inglês Básico (40 horas)
  • Design & Photoshop (16 horas)
  • Design Thinking (20 horas)
  • Felicidade (12 horas)
  • Gestão de Pessoas (30 horas)
  • Gestão de Conflitos (30 horas)
  • Gestão de Tempo (6 horas)
  • Mecânica Básica de Motos (30 horas)
  • Mercado de Trabalho (30 horas)
  • Mediação em EaD (30 horas)
  • Português Instrumental (30 horas)
  • Vendas (30 horas)

Além dos cursos livres, o Centro Paula Souza também conta com cursos técnicos EaD. Mas nesse caso, é preciso prestar o “Vestibulinho” e se classificar conforme o número de vagas oferecidas.

4. Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição privada destinada ao desenvolvimento sustentável e fomento de micro e pequenos empreendedores.

No portal do Sebrae estão disponíveis mais de 200 cursos gratuitos e com certificado, voltados para a área de negócios, marketing, profissionalismo, educação para o futuro, legislação, aprimoramento pessoal, entre outros temas.

5. Senar

Se você trabalha com o mundo rural ou tem interesse no tema, os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) são os mais indicados. Segundo a instituição, mais de 1 milhão de alunos já passaram pelas mais de 80 opções de cursos disponíveis, alguns contando inclusive com tutoria.

A plataforma oferece cursos com carga horária que vão de 2 horas até 40 horas. A lista completa pode ser conferida no site do Senar.

Confira também:
+ Conheça os 15 cursos que oferecem os melhores salários


Onde encontrar bolsas de estudo para o Ensino Superior?

Os cursos livres são muito importantes para conhecer temas específicos, recuperar lacunas de aprendizagem ou se aventurar de forma rápida e básica numa área totalmente desconhecida.

Mas se você pretende ir além do básico e deseja estudar profundamente algum assunto do seu interesse, o melhor caminho é encontrar uma boa faculdade! O Ensino Superior está cada vez mais acessível e não é tão difícil encontrar bolsas de estudo que ajudem você a realizar o seu sonho.

Se você vai prestar ou já fez a prova do Enem, vale a pena conhecer como funcionam os programas do governo, como Sisu, ProUni e Fies. São milhares de vagas em universidades públicas (onde você pode estudar de graça) ou em universidades particulares com bolsas e financiamento de até 100% para pessoas com baixa renda familiar.

Caso os prazos desses programas já tenham passado, não pare por aqui. Você pode usar sua nota do Enem para ingresso direto na faculdade. Sabia que elas também oferecem descontos especiais por conta própria?

Selecionamos algumas instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC para você conhecer as opções disponíveis e conferir qual curso tem mais a ver com você:

Leia também:
+ Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.