Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Dia Mundial do Braille: conheça esse sistema de escrita e leitura

4 de janeiro de 2024
Na imagem, há uma mão sobre um papel com escrita braille, pontilhada, criada especialmente para a leitura feita por pessoas cegas.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

No dia 4 de janeiro, celebramos um marco significativo no mundo da comunicação e inclusão: o Dia Mundial do Braille. Esta data não é apenas uma celebração, mas também um momento de reflexão sobre a importância dessa forma de escrita, que tem sido uma possibilidade de independência para milhões de pessoas com deficiência visual ao redor do mundo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Neste texto, entenda mais sobre a origem e o processo de criação do Braille, conheça seu criador, como é este alfabeto e sua leitura.

Veja mais:
+ 6 personagens PCDs que você precisa conhecer

+ Cultura Material e Imaterial: o que são, diferenças e exemplos


O que é Braille?

O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual para ler e escrever. Consiste em padrões elevados de pontos que representam letras, números e até mesmo símbolos musicais.

Esse sistema permite que aqueles que o utilizam possam ler com as pontas dos dedos, tornando-se uma ferramenta vital para a educação, comunicação e autonomia.

E como funciona a leitura em Braille?

  1. Sistema Baseado em Células: O Braille é composto de células que contêm pequenos pontos em relevo. Cada célula pode ter até seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos cada.

  2. Formação de Caracteres: Os caracteres são formados pela combinação desses pontos. Por exemplo, um ponto no topo à esquerda (posição 1) representa a letra ‘a’ em Braille, enquanto a adição de um ponto abaixo deste (na posição 2) representa a letra ‘b’.

    Há combinações específicas para todas as letras do alfabeto, números, pontuação e até mesmo para algumas palavras e conceitos comuns.

  3. Leitura pelo Tato: Para ler Braille, a pessoa desliza seus dedos sobre os pontos em relevo. Geralmente, a leitura é feita com a ponta dos dedos, que são extremamente sensíveis ao toque. Os leitores de Braille aprendem a reconhecer rapidamente as diferentes combinações de pontos, permitindo-lhes ler de forma eficiente.

  4. Escrita em Braille: Para escrever em Braille, são utilizadas ferramentas especiais, como a reglete e o punção, ou máquinas de escrever em Braille. Estes dispositivos permitem a criação dos pontos em relevo em papel especial ou em outras superfícies.

  5. Adaptações e Tecnologia: Além do Braille tradicional, existem versões adaptadas para diferentes idiomas e necessidades, incluindo o Braille abreviado e o Braille para música.

    Além disso, a tecnologia assistiva, como as linhas Braille (dispositivos eletrônicos que exibem texto em Braille), tem se tornado cada vez mais popular para acessar informações digitais.

Como Surgiu o Braille:

Louis Braille, inventor do sistema Braille

O sistema Braille foi criado em 1824 por Louis Braille, um jovem francês que perdeu a visão devido a um acidente na infância. Inspirado por um sistema militar de escrita noturna desenvolvido por Charles Barbier, Louis adaptou e simplificou esse método, criando um sistema que não só era mais eficiente, mas também mais fácil de aprender.

Sua invenção, criada quando Louis tinha apenas 15 anos, abriu as portas para a educação e a inclusão de pessoas cegas, uma verdadeira revolução na época.

Importância do Braille

O Braille é mais do que apenas um sistema de escrita: é uma ferramenta de empoderamento e igualdade. Ele desempenha um papel crucial na alfabetização, educação e independência de pessoas com deficiência visual, permitindo-lhes acessar informações, realizar atividades cotidianas e participar de maneira mais plena na sociedade.

O Braille também é um símbolo importante da capacidade e resiliência da comunidade com deficiência visual.

Sobre o Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille, comemorado em 4 de janeiro, aniversário de Louis Braille, foi estabelecido para aumentar a conscientização sobre a importância do Braille como meio de comunicação na plena realização dos direitos humanos para pessoas cegas e com deficiência visual.

Este dia nos lembra da necessidade de acesso contínuo a ferramentas e recursos para pessoas com deficiência visual e a importância de continuar a inovação e o desenvolvimento neste campo.

Veja também:
+ Percy Jackson: Quais seriam as profissões dos 12 Olimpianos?

+ Dia Internacional dos Estudantes: como é o dia a dia dos alunos pelo globo

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.