Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Percy Jackson: Quais seriam as profissões dos 12 Olimpianos?

20 de dezembro de 2023
A imagem apresente os 12 deuses gregos olimpianos, conhecidos como os 12 grandes.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Já ouviu falar nos mitos gregos? A mitologia grega é bastante extensa e se modernizou com uma história bastante popular entre os fãs de sagas infanto-juvenis envolvendo aventuras: Percy Jackson e os Olimpianos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A tendência é que mais pessoas passem a conhecer e se interessar pela saga de livros agora, já que após uma adaptação não muito bem-sucedida nos filmes da franquia, uma séria foi divulgada pela Disney+e com a participação no roteiro do próprio autor dos livros, Rick Riordan.

Por isso, para já te preparar ou relembrar sobre o mundo incrível da mitologia grega, o Mundo Vestibular veio te mostrar algumas curiosidades sobre os 12 Olimpianos, o grupo seleto de deuses gregos que convivem no Olimpo e detém maior controle sobre deuses menores, seres mitológicos, e claro, sobre os semideuses.

É hora de verificarmos, segundo a personalidade e os poderes de cada deus grego, quais poderiam ser seus trabalhos no mundo humano. Já consegue pensar o de algum?

Veja também:
+ Percy Jackson e os Olimpianos: livro vs mitologia original

+ 7 questões sobre a Pólis na Grécia Antiga


Sobre a saga Percy Jackson e os Olimpianos

Se você já está interessado no que a série vai nos trazer, mas não sabe nada sobre Percy Jackson, vamos dar uma resumida!

A saga “Percy Jackson e os Olimpianos” é uma série de livros escrita por Rick Riordan que combina mitologia grega com aventura contemporânea. A história segue Percy Jackson, um adolescente que descobre ser um semideus, filho de Poseidon, o deus do mar.

Ele se envolve em uma série de missões para proteger o mundo dos deuses gregos e enfrenta diversos monstros mitológicos ao lado de seus amigos semideuses.

A série se tornou muito popular entre jovens leitores devido à narrativa envolvente, personagens carismáticos e o uso criativo da mitologia grega. Agora, em 20 de dezembro de 2023, a saga está programada para estrear como uma série exclusiva do Disney+, trazendo as aventuras de Percy Jackson para a tela, o que é ansiosamente aguardado pelos fãs da franquia – incluindo a gente aqui no Mundo Vestibular.

Saiba mais:
+ Perseu: O herói semideus da mitologia grega
+ Pólis Grega: criação, formação e evolução


Qual seria a profissão de cada um dos 12 olimpianos se fossem humanos?

Zeus

Zeus, o grande senhor do Olimpo, deus dos céus, raios e trovões, já passou bastante tempo atuando como o tomador de decisões mor de toda a mitologia. Sendo assim, nós conseguimos vê-lo buscando papéis de governança, sendo um CEO, um grande empresário e até mesmo assumindo cargos públicos – de rei do Olimpo para presidente de uma grande nação, talvez?

E claro, outra opção que é claramente a cara dele, é atuar como eletricista, já que ele já teve muita experiência com seu raio-mestre e descargas elétricas. Ou, se ele quiser se manter perto das nuvens, que tal ser um nefologista?

Uma área diferente, mas caso você não conheça, a nefologia trata-se do estudo das nuvens, uma área da meteorologia. O termo não é muito utilizado hoje em dia, mas os estudos seguem em alta. E, certamente, é uma área que Zeus entende muito bem.

Poseidon

O senhor do mares, das tempestades, dos terremotos – e até do cavalos, por incrível que pareça – não é nada difícil de alocar em alguma profissão humana, certo?

Afinal, ainda que Poseidon já tenha mirado sua ira em diversas embarcações e cidades litorâneas, imaginamos que ele seria um grande navegador. Ser o capitão de um navio, ou mesmo atuar na marinha parecem ótimas oportunidades. O lugar dele é no mar!

Por outro lado, seus conhecimentos sobre as profundezas dos oceanos e a fauna marinha também o habilitariam a ser um grande oceanógrafo ou até mesmo um biólogo marinho. O que acha?

Veja também:
+ Carreiras para quem gosta do mar: Oceanografia, Aquicultura, Biologia Marinha
+ Saiba tudo sobre o curso de biologia marinha



Hermes

O deus Hermes, deus das estradas, das viagens, do comércio e dos atletas – dos ladrões também, mas estamos falando de trabalho, então vamos focar na honestidade, ok? – é um tipo de deus grego cheio de habilidades, como podemos ver.

Na releitura feita por Rick Riordan, Hermes é metido com entregas, comunicação e até diz que inventou a internet – o que faz sentido. E imaginamos que para alguém ligado com estradas, caminhos e o comércio, ele seria um excelente entregador – que tal trabalhar com os Correios ou mesmo multinacionais como a Amazon?

Além disso, como alguém que pode viajar entre os diferentes reinos dos deuses, também é interessante ele buscar alguma carreira relacionada ao turismo e viagens. Que tal seguir como um guia turístico ou um agente de viagens?

E, por fim, como já dissemos, ele é o deus dos atletas, e portanto, seria um potencial grande medalhista olímpico. A modalidade? Bom, a que ele quiser, desde que deixe arquearia para o deus Apolo e sua irmã Ártemis – essa área é deles.

Confira também:
+ Você sabe como escrever uma carta? Venha relembrar!
+Big Data, ou, Ciência de Dados


Atena

A deusa da sabedoria, Atena, até hoje muito lembrada, reconhecida e mesmo cultuada em religiões descendentes das crenças gregas, é conhecida por ser uma grande estrategista, de uma inteligência sem igual, sendo responsável inclusive por auxiliar os humanos gregos em suas descobertas.

E, bom, se você leu Percy Jackson – caso não, alerta de SPOILER – Atena tem seus filhos de uma forma bem… diferente. Vamos começar pelo fato: Atena é uma deusa virgem. Ela nunca se casou e jurou manter sua pureza. No entanto, isso não a impedia de admirar humanos justamente pelo que ela era tão conhecida: seu conhecimento.

Um grande exemplo é a própria co-protagonista dos livros de Percy Jackson, Annabeth Chase, uma filha de Atena. Nascida da admiração que Atena teve por seu pai, Frederick Chase, um professor universitário. Veja só, alguém que ensina, assim como Atena fez pelos gregos antigos.

Para nós, é claro: Atena seria uma excelente professora. Uma mestra de verdade, com diversos doutorados. Se pudéssemos escolher uma área, bom, uma estrategista de mão-cheia se daria muito bem em Relações Internacionais, por exemplo.

Porém, seguindo suas raízes gregas, também acreditamos que ela se daria muito bem na Filosofia.

Saiba mais sobre:
+ Qual a diferença entre ética e moral? Entenda as distinções!


Hera

A deusa do casamento, da família, das mulheres e do parto, Hera, é também a esposa de Zeus, considerada a segunda mais poderosa no Olimpo devido a sua posição.

Ainda que seja considerada uma figura difícil e vingativa, tanto em cenários da mitologia original quanto na própria franquia de Percy Jackson, sabemos que boa parte de suas ações é zelando pela família – em geral, a dela.

No mundo humano, ela seria uma excelente terapeuta familiar. Poderia ajudar famílias a resolver seus conflitos. Também seria uma boa psicóloga, especialmente para as mulheres.

Em outro caso, também seria uma boa obstetra, afinal, o bom parto é sua especialidade – e o que ela desejava para as mortais de que gostava. Imaginam Hera focando no cuidado da Enfermagem ou da Medicina?

Saiba mais:
+ Quanto ganha um médico: confira os salários da profissão


Afrodite

Você com certeza já ouviu falar da deusa do amor, da beleza e do desejo. Muitos buscam fazer comparações para suas amadas em relação à aparência divina da deusa que saiu da espuma dos mares: Afrodite.

Segundo os mitos, Afrodite é tão bela que não pode ser descrita. Na realidade, a mitologia e os próprios livros de Percy Jackson contam que ela aparece a seus interlocutores na forma que mais os atraem pessoalmente, provando como a beleza é relativa.

É certo que a deusa da beleza se daria muito bem na indústria voltada para a autoimagem. Talvez na criação de produtos, maquiagens, roupas, o que faria dela uma ótima empreendedora.

Fora isso, como é ligada a tudo que reforça o romance e o amor e a união entre os apaixonados, ela poderia facilmente se colocar na criação e desenvolvimento de aplicativos de encontro, por exemplo. Fala sério, isso não é simplesmente a cara dela?

Veja também:
+ Qual faculdade cada princesa da Disney faria?
+ Saiba tudo sobre o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal


Hefesto

Temos aqui outro deus grego cheio de dons. Hefesto é o deus grego das forjas, do fogo, tecnologia, engenhosidade, artesãos, escultores, vulcões, metais, metalurgia, ferreiros. Ufa, uma pessoa bem criativa, certo?

E definitivamente é. Hefesto é considerado o deus inventor. Um forjador nato, que, após ser jogado do Olimpo por sua mãe, Hera, que o considerava muito feio – pois é, a própria deusa da família – passou a atuar criando engenhocas, novas tecnologias, armamento e muitos objetos de exímia qualidade.

Sendo assim, pensamos claramente que Hefesto seria um grande Engenheiro, de qualquer área, mas especialmente ligado à mecânica. Ele poderia ter sua própria oficina e criar diferentes tipos de aparelhagens.

Ele também seria um excelente Ourives, já que tem a prática de forjar metais. Já imaginou ter uma peça, como uma joia ou uma aliança, feita diretamente por Hefesto?

Veja mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com engenharia
+ 10 profissões curiosas e que você ainda não conhecia


Apolo

Esse não é só mais um deus grego cheio de dons, por assim dizer. Na realidade, ele tem sim diferentes dons. Mas muito diferentes uns dos outros.

Vamos lá, Apolo é o deus: do sol, da medicina, da música, da harmonia, do arco e flecha, das profecias, da poesia e das pragas.

Bom, é isso mesmo. Não é à toa que nos livros de Percy Jackson os semideuses seus filhos são cheios de dons diferentes, desde brilhar como o sol, serem excelente cantores, terem o dom de praguejar contra inimigos, e assim por diante.

Então, temos diversas opções de carreiras até mesmo para esse deus. Vamos ver algumas:

Apolo com certeza poderia ser médico, já que né, deus da Medicina.

Também poderia ser um grande músico, tanto cantor, quanto compositor e até mesmo um instrumentista. Seria aquele tipo de ídolo apaixonante, desejado pelas fãs, afinal, ele é também o deus da beleza masculina – pois é!

Apolo também seria um excelente poeta. Talvez um grande arqueiro, como já citamos. Ah, e com suas visões e profecias recebidas em sonhos, ele poderia se aventurar em ser algum tipo de vidente. Não é uma profissão regulamentada, mas ao menos no caso dele, não poderíamos chamá-lo de charlatão.

Ártemis

A irmã gêmea de Apolo, Ártemis, é a deusa da caça, das florestas, dos animais, da lua e do esplendor. Também uma donzela virgem, Ártemis vaga junto de suas caçadoras pelas florestas e desertos, caçando e ajudando jovens.

Ártemis e suas ligação pacífica com a fauna e a flora, seria uma excelente bióloga. Ainda assim, mesmo protegendo os animais mais indefesos, ela ainda éuma exímia caçadora, que sempre abençoou aqueles que também caçavam para se sustentar e comer.

Então, ainda que não saibamos de tantas pessoas ligadas à caça de animais para alimentação, elas existem, e portanto, essa seria uma possibilidade para a deusa caçadora.

Ares

Bom, por aqui não gostamos de guerra – em pleno século XXI não faz sentido, não é? Mas, entendemos que na época onde a mitologia grega nasce e se desenvolve, guerras era o que não faltava no mundo antigo.

E portanto Ares, era o deus responsável por esses conflitos, auxiliando a vitória dos que se afeiçoava, e trazendo a derrota de seus inimigos.

O deus da guerra, da violência, da coragem, da brutalidade e da ira, hoje poderia tratar todos seus dons mais negativos com uma boa terapia, certo? Coragem para lidar com isso ele já tem.

Hoje, acreditamos que a melhor opção, seria que ele seguisse a carreira militar, se prontificando a proteger seu território caso necessário – e somente se necessário, sim?

Deméter

Deméter é a deusa da agricultura, da colheita, das estações, dos grãos e da fertilidade da terra.

A senhora das plantações certamente seria um grande nome da agricultura. Poderia ser uma fazendeira, atuar com agronomia, estudar ciências agrárias, e ter centenas de plantações muito ricas.

Não tem jeito, esse é simplesmente o destino dela: estar repleta de pomares e frutos.

Veja mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com a natureza


Dionísio

O senhor das videiras, do vinho, das festas, do teatro e da loucura, Dionísio, é uma figura bem conhecida para os amantes de Percy Jackson. Dentro da história da saga, Dionísio é castigado por Zeus, seu pai, ao eprseguir uma ninfa do bosque além dos limites permitidos, e assim, é condenado a permanecer no Acampamento Meio-Sangue como diretor.

Lá, ele é chamado de Sr. D, e supervisiona as atividades do acampamento além de enviar semideuses para missões. Bom, enquanto ele não pode beber seu vinho e cultivar suas uvas, sabemos que foi um administrador até que mediano do lar para meios-sangues.

Mas certamente, em condições ideiais, Dionísio que nasceu como semideus dentro da mitologia original, já demonstrava aptidão no cultivo da uvas. E, sendo assim, com sua habilidade em transformá-las em vinho, ele seria um grande vinicultor. Podendo também atuar como sommelier de vinhos, que tal?

Dionísio poderia ser também o dono de grandes casas de festas, trabalhar com eventos e até sediar grandes cerimônias. Conhecimento no assunto, ele tem de sobra!

Veja mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com alimentação


Bônus – o senhor do submundo: Hades

Ainda que um dos três grandes tenha sido “expulso” do Olimpo, ele merece ser mencionado aqui. Hades, que na partilha da terra recebeu o submundo e o papel de ser deus dos mortos, cuida do reino onde todos aqueles que já partiram ficam. E bem, a primeira carreira que pensamos para ele tem bastante a ver com isso.

Parece um pouco macabro, mas a morte é parte da existência, e Hades sabe bem disso. Ser um agente funerário, por mais fúnebre que pareça para alguns, combina com o senhor do mundo inferior.

Ele também teria sucesso com a mineração, já que todas as pedras preciosas na terra pertenciam a seu domínio, sendo ele também, o deus das riquezas.

E então, pensaria em outras profissões para algum dos 12 Olimpianos? Por aqui já vamos conferir a adaptação de cada um deles nas cenas de Percy Jackson e os Olimpianos. Até a próxima, vestibulandos semideuses!

Confira mais:
+ Animações da Disney que retratam os cinco continentes
+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.