Dia Internacional dos Estudantes: como é o dia a dia dos alunos pelo globo
Conhecemos bem o cotidiano dos estudantes: ir às aulas, aprender, fazer lições, tirar dúvidas, preparar tarefas e trabalhos, se preparar para as provas. Um dia a dia que requer atenção, zelo, gosto pelo aprendizado e a certeza de que a cada dia, uma nova descoberta pode – e deve – ser realizada.
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Então, neste Dia Internacional dos Estudantes, queremos te convidar a uma reflexão: nesse mundo cheio de países, nações, culturas e comunidades tão diferentes, será que apesar de todas as semelhanças, os alunos de diferentes espaços não contam com diferentes tarefas ou afazeres no dia a dia?
Vamos te mostrar algumas dessas disparidades de rotina de alunos de três diferentes países, localizados em diferentes continentes, para você comparar com o seu dia a dia como aluno do ensino básico.
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Como é o dia a dia dos estudantes em escolas ao redor do mundo
Japão
Carga Horária Escolar
No Japão, a carga horária escolar é notavelmente extensa. As aulas geralmente começam por volta das 8h30 e terminam às 15h30, mas muitos alunos participam de clubes ou atividades extracurriculares que podem estender o dia escolar até as 18h ou 19h. Em comparação, no Brasil, a escola geralmente vai das 7h às 12h ou das 13h às 18h, dependendo da escola e do nível de ensino.
Atividades e Deveres dos Alunos
Alunos japoneses têm responsabilidades únicas em comparação com muitas escolas ao redor do globo. Por exemplo, eles participam ativamente da limpeza das suas escolas, dividindo tarefas como varrer, limpar, e organizar as salas de aula.
Esta prática visa incutir valores de responsabilidade e trabalho em equipe. No Brasil, geralmente, a limpeza e manutenção das escolas são realizadas por funcionários.
Divisão das Salas
No Japão, os alunos geralmente permanecem na mesma sala de aula com o mesmo grupo de colegas, e são os professores que se deslocam de sala em sala para dar aulas de diferentes matérias. No Brasil, essa tendência é mais comum também, na maioria das escolas.
A diferença é que especialmente em classes de ensino médio, um mesmo ano escolar pode ser dividido em turmas, A, B, C, D, E, e assim por diante. No Brasil, essa divisão costuma ocorrer por horários, enquanto no Japão, trata-se mais de uma questão de desempenho. Os alunos da turma A detém as melhores notas, e assim por diante, os níveis de aprendizado descem de sala em sala.
Tempo Mínimo Obrigatório de Estudo
O sistema educacional japonês é conhecido por seu rigor e ênfase na educação. O tempo mínimo obrigatório de estudo para os jovens japoneses é de 15 anos, incluindo a escola primária e secundária. No Brasil, a educação é obrigatória dos 4 aos 17 anos, abrangendo a pré-escola, o ensino fundamental e médio.
Características e Curiosidades
- Uniformes Escolares: No Japão, é comum o uso de uniformes escolares, que são vistos como uma forma de promover a igualdade e a disciplina. São uniformes completos, com parte superior, inferior, faixas e até sapatos.
No Brasil, os uniformes são comuns em escolas particulares, mas nem tanto em escolas públicas, tirando as camisetas confeccionadas por colégio. - Exames de Admissão: No Japão, os exames de admissão para escolas secundárias e universidades são extremamente competitivos, o que leva muitos alunos a frequentar “juku” (escolas de reforço) após o horário escolar. No Brasil, o principal exame para ingresso na universidade é o ENEM, embora haja também vestibulares específicos de universidades.
- Cultura de Respeito: No Japão, há uma forte ênfase no respeito pelos professores e colegas, o que se reflete em práticas como fazer uma reverência no início e no final de cada aula.
Estados Unidos da América
Carga Horária Escolar
Nos Estados Unidos, a carga horária escolar varia um pouco de estado para estado, mas em geral, as aulas começam entre 7h30 e 8h30 e terminam entre 14h30 e 15h30. Os alunos também costumam ficar até mais tarde, pois possuem diversas atividades fora do horário de aula. Por padrão, é considerado um ensino integral.
Atividades e Deveres dos Alunos
Como falamos no parágrafo anteriores, nos EUA, além das atividades curriculares, existe uma forte ênfase em atividades extracurriculares, como esportes, artes, clubes de ciência, entre outros. Essas atividades são vistas como uma parte importante do desenvolvimento do aluno.
No Brasil, embora haja atividades extracurriculares, elas podem não ser tão integradas à vida escolar quanto nos EUA.
Divisão das Salas
Nos Estados Unidos, os alunos geralmente se deslocam entre diferentes salas para diferentes matérias, especialmente no ensino médio.
Tempo Mínimo Obrigatório de Estudo
Nos Estados Unidos, a educação é obrigatória geralmente até os 16 ou 18 anos, dependendo do estado. O sistema é dividido em ensino fundamental (elementary school), médio (middle school) e superior (high school). No Brasil, a educação é obrigatória dos 4 aos 17 anos, abrangendo a pré-escola, o ensino fundamental e médio.
Características e Curiosidades
- Foco na Participação: Nos EUA, muita ênfase é dada à participação em sala de aula e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação.
- Esportes e Vida Escolar: Nos Estados Unidos, os esportes escolares são muito populares e frequentemente ligados a um forte espírito escolar, algo menos comum no Brasil.
- Estrutura de Avaliação: No sistema americano, a avaliação contínua e a participação em classe muitas vezes têm um peso significativo nas notas finais, diferentemente de muitas escolas brasileiras, onde as provas finais têm maior peso.
- Eventos Escolares: Eventos como bailes de formatura (proms) e jogos de futebol americano são características marcantes do ambiente escolar nos EUA.
África do Sul
Carga Horária Escolar
Assim como no Brasil, é comum que as aulas ocorram em períodos distintos do dia para cada turma, tendo o horário da manhã e da tarde. Também como no Brasil, o ano letivo é como o nosso, indo de fevereiro até o começo de dezembro, com aulas de segunda a sexta-feira.
Divisão das Salas
Tal como acontece em muitos países, na África do Sul, os alunos costumam se deslocar entre diferentes salas de aula para diferentes matérias, especialmente no ensino secundário.
Tempo Mínimo Obrigatório de Estudo
O ensino é obrigatório dos 7 até os 15 anos. A divisão também é parecida com o sistema de ensino brasileiro:
- Escola Primária: 6-12 anos.
- Escola Secundária Júnior: 13-14 anos.
- Ensino Secundário Sênior: 15-18 anos.
- Universidade: 18 anos ou mais.
Atividades e Deveres dos Alunos
Na África do Sul, assim como no Brasil, os alunos têm uma mistura de atividades acadêmicas e extracurriculares. No entanto, devido a diferenças nos recursos escolares, as atividades extracurriculares podem variar significativamente. Algumas escolas sul-africanas, especialmente as mais bem financiadas, oferecem uma ampla gama de esportes e clubes, enquanto outras podem ter menos recursos.
O uniforme escolar é obrigatório, e segundo estudos, a taxa de aprendizado dos alunos é excelente. Em 2020, por exemplo, o Banco Mundial emitiu um relatóruio indicando que o país possui uma taxa de alfabetização alta: de 95,02%.
O estilo de ensino também auxilia nesse desenvolvimento positivo: muito além do aprendizado comume dentro da grade curricular, os alunos são icnentivados a pensarem coletivamente e a participarem de forma ativa da sua comunidade escolar e de moradia. Uma das filosofias mais conhecidas que representa esse cuidado com o coletivo, é Ubuntu: “Eu sou porque nós somos”.
Idioma das aulas: em inglês ou africâner
Há uma extensa diversidade linguística na África do Sul: são 11 línguas oficiais reconhecidas. Por isso, no ambiente escolar, várias línguas são ensinadas além do próprio inglês, O africâner, zulu, xhosa, tswana são alguns exemplos.
Observando todas essas diferenças entre a educação das nações, podemos observar como a cultura, as políticas educacionais e as tradições de cada país moldam a experiência dos estudantes. É um contraste interessante e que pode gerar muitas reflexões para nossos modelos educacionais.
Sobre o Dia Internacional do Estudante
É claro que vamos te falar sobre a data do Dia Internacional dos Estudantes! Ele é comemorado anualmente no dia 17 de novembro, e a origem desse dia remonta a eventos marcantes na história contemporânea, ligados à resistência e à luta dos estudantes por liberdade e direitos democráticos.
Origem da Data
A data foi escolhida para comemorar os eventos de 17 de novembro de 1939, quando estudantes da atual República Tcheca se levantaram contra a ocupação nazista.
Nesse dia, após a morte de um estudante chamado Jan Opletal, que foi ferido em uma manifestação contra os ocupantes, uma série de protestos liderados por estudantes irrompeu em Praga.
Como resposta, as autoridades nazistas fecharam todas as instituições de ensino superior, enviaram mais de mil estudantes para campos de concentração e executaram nove estudantes e professores sem julgamento. Este evento ficou conhecido como a “Repressão de Praga”.
Motivo da Criação
Em memória à coragem e ao sacrifício desses estudantes, o Dia Internacional dos Estudantes foi estabelecido em 1941 pelo Conselho Internacional de Estudantes, que era um movimento de estudantes exilados em Londres. A data foi escolhida para honrar a resistência estudantil e enfatizar a importância da liberdade acadêmica e da autonomia universitária.
Importância do Dia
A importância do Dia Internacional dos Estudantes está no reconhecimento do papel fundamental que os estudantes desempenham na sociedade. Eles representam não apenas o futuro, mas também são muitas vezes a vanguarda das mudanças sociais, políticas e científicas. Este dia é um lembrete do direito à educação e da necessidade de lutar contra a opressão, a censura e a perseguição.
Ao redor do mundo, o Dia Internacional dos Estudantes é uma oportunidade para celebrar as conquistas dos estudantes e também para chamar a atenção para os desafios contínuos que enfrentam, incluindo o acesso à educação de qualidade, as condições de aprendizado, a sustentabilidade e os direitos humanos.
A celebração do Dia Internacional dos Estudantes fortalece a solidariedade internacional entre os estudantes e reafirma a educação como um direito humano fundamental.
É um dia para refletirmos sobre como a educação pode ser usada como uma ferramenta para a mudança social positiva e para a promoção da paz e do desenvolvimento global.
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