Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

6 personagens PCDs que você precisa conhecer

4 de dezembro de 2023
A imagem apresenta quatro pessoas ditintas que apresentam algum tipo de deficiência, como uma prótese no lugar do braço ou perna, um deles é cego,e a outra possui alguma deficiência física e motora, que faz com que ela precise utilizar cadeiras de rodas. Todos os personagens na imagem sorriem e estão em um sinal amigável.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Já vamos te avisando: a lista aqui conta com representantes famosos, então é capaz de você já ter ouvido falar neles ou até mesmo conhecê-los bem. E é essa a ideia: mostrar como diversos personagens com deficiência, portanto, PCDs (Pessoa Com Deficiência), são grandes protagonistas de suas jornadas e seguem conquistando cada vez mais espaço na cultura pop.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

E isso é essencial. Neste texto, vamos te levar a pensar muito além das primeiras impressões e principalmente, te propor a visualizar as pessoas além de suas deficiências.

Afinal, é perceptível as limitações que, muitas vezes, pessoas sem algum tipo de deficiência, impõe na vida dos PCDs como algo certo – sem nem conhecê-los direito.

Vamos entender mais sobre a presença dos PCDs dentro da cultura popular e como seguir com conteúdos mais representativos e acessíveis, e principalmente, como levar isso para nosso dia a dia.

Veja mais:
+ Estereótipo: o que é, tipos, consequências e exemplos
+ Inclusão escolar: O que é, como aplicar, importância e desafios!


Personagens PCDs na cultura pop

Dorinha – Turma da Mônica

Dorinha é uma personagem da famosa série de quadrinhos brasileira “Turma da Mônica” criada por Mauricio de Sousa. Ela é uma menina cega que foi introduzida para promover a inclusão e a conscientização sobre deficiências visuais entre as crianças.

Dorinha é retratada como independente, inteligente e capaz, desafiando muitos estereótipos associados à deficiência visual. É uma menina ligada em moda, acompanhada de seu cãozinho Radar, que aparece muitas vezes representando a importância da conquista de mais espaços por pessoas com deficiência.

Professor Xavier – X-Men (Marvel)

Professor Charles Xavier, frequentemente chamado de Professor X, é o fundador dos X-Men na Marvel Comics. Ele é paraplégico e usa uma cadeira de rodas. Xavier é um telepata poderoso e um defensor incansável dos direitos dos mutantes. Ele é um líder inspirador que usa sua deficiência como uma força, promovendo a inclusão e a compreensão.

Demolidor – Marvel

Demolidor, cujo nome real é Matt Murdock, é um super-herói da Marvel Comics. Ele fica cego devido a um acidente com um material radioativo na infância, mas esse mesmo acidente aumenta seus outros sentidos a níveis sobre-humanos.

Como Demolidor, ele usa suas habilidades aprimoradas para lutar contra o crime em Nova York, especialmente no bairro Hell’s Kitchen.

Bárbara Gordon (O Oráculo) – DC Comics

Bárbara Gordon, mais conhecida como Batgirl e, posteriormente, como Oráculo, é um personagem da DC Comics. Após ser paralisada por um tiro disparado pelo Coringa, ela se reinventa como Oráculo, tornando-se uma especialista em informações e uma hacker habilidosa, desempenhando um papel crucial na comunicação e estratégia para os heróis de Gotham City.

Darth Vader – Star Wars

Darth Vader, anteriormente conhecido como Anakin Skywalker, é um dos personagens mais icônicos da saga Star Wars. Após uma batalha severa com Obi-Wan Kenobi, Anakin fica gravemente ferido e é transformado em Darth Vader, utilizando um traje que o mantém vivo e lhe permite respirar.

Suas lesões o transformam em um cyborg, e ele depende do traje para sobreviver, representando uma pessoa com deficiência física.

Shanks – One Piece

Shanks é um personagem popular do anime e mangá “One Piece”. Ele é conhecido por sua habilidade de liderança e força formidável, mesmo tendo perdido um braço. Shanks perde seu braço esquerdo salvando Luffy, o protagonista, de um monstro marinho. Sua deficiência física não o impede de ser um dos piratas mais poderosos e respeitados no mundo de One Piece.

Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência

No dia 3 de dezembro, celebramos o dia da pessoa com deficiência. Uma data essencial para nos recordarmos que é necessário conscientizar e trabalhar uma sociedade cada vez mais igualitária e que preze por acessibilidade e representatividade das pessoas com deficiência.

Por isso, vamos te explicar mais sobre essa data:

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o dia também busca aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

Esta data é uma oportunidade para governos, organizações e indivíduos avaliarem os progressos feitos na quebra de barreiras e na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Cada ano, o dia é marcado por um tema diferente, focalizando aspectos específicos da vida das pessoas com deficiência e destacando a necessidade de políticas e práticas inclusivas.

Veja mais:
+ Tecnologia melhora ensino para deficientes visuais, mas material em braile é insuficiente


Como atuar para um mundo melhor para PCDs?

Para tornar a sociedade e o mundo locais melhores, mais acessíveis e representativos para pessoas com deficiência, várias ações e iniciativas podem ser adotadas:

  1. Legislação e Políticas Inclusivas: Implementar e reforçar leis que garantam os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência. Isso inclui acesso à educação, emprego, transporte e edifícios públicos.

  2. Acessibilidade: Promover a construção e adaptação de espaços públicos e privados para garantir acessibilidade. Isso inclui rampas de acesso, sinalização em Braille, banheiros adaptados e tecnologia assistiva.

  3. Conscientização e Educação: Realizar campanhas de conscientização e educação para desmistificar preconceitos e promover uma maior compreensão sobre a diversidade das deficiências e suas necessidades.

  4. Emprego Inclusivo: Encorajar e apoiar a contratação de pessoas com deficiência, oferecendo treinamentos e adaptando o local de trabalho para atender suas necessidades.

  5. Participação Social e Política: Garantir que pessoas com deficiência tenham voz ativa em decisões políticas e sociais que as afetem, incentivando sua participação em organizações, conselhos e processos políticos.

  6. Tecnologia e Inovação: Investir em tecnologia assistiva e soluções inovadoras que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência, tornando a tecnologia mais acessível e adaptada às suas necessidades.

  7. Parcerias e Colaborações: Fomentar parcerias entre governos, empresas, ONGs e pessoas com deficiência para desenvolver soluções efetivas e inclusivas.

  8. Representatividade na Mídia e Cultura: Promover a representatividade de pessoas com deficiência na mídia, artes e cultura, desafiando estereótipos e destacando suas contribuições e histórias.

Essas ações, juntas, podem criar uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a deficiência é vista como uma parte da diversidade humana e não como uma limitação. Lembre-se de fazer a sua parte!

Saiba mais:
+ Conheça o curso de Educação Especial e veja onde estudar
+ Pessoas com deficiências conquistam mais espaço nas universidades

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.