Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Edital Encceja: saiba o que é e como consultar

17 de maio de 2023
Edital do Encceja: saiba o que é e como consultar
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é o documento disponibilizado pelo órgão organizador da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que dita todas as informações pertinentes a quem deseja se inscrever na edição vigente do exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nele é explicado tudo sobre requisitos, prazos, cronogramas e demais orientações para a inscrição e realização da prova. Portanto, é essencial que o participante do Encceja leia com cuidado todo o edital e esteja por dentro de sua edição.

Confira tudo a respeito do edital do Encceja no material que preparamos!

Veja também:
+
O que fazer com o resultado do Encceja? Entenda!

O que tem no edital do Encceja?

Como comentamos no início, o edital do Encceja é um documento oficial publicado pelo Inep, que é o responsável pela organização do exame.

Esse edital contém todas as informações relevantes sobre o Encceja, incluindo as regras, os prazos, os procedimentos de inscrição, as áreas de conhecimento abordadas, os critérios de avaliação e as orientações para os candidatos.

No edital do Encceja, você encontrará informações como:

  1. Público-alvo: quais são as pessoas que podem participar do exame, como jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

  2. Requisitos de idade: As idades mínimas exigidas para cada nível de ensino (ensino fundamental ou ensino médio).

  3. Calendário: As datas importantes do processo, como o período de inscrições, a data da realização do exame e a divulgação dos resultados.

  4. Procedimento de inscrição: Informações sobre como se inscrever para o Encceja, os documentos necessários, os locais de prova e outras orientações relacionadas ao processo de inscrição.

  5. Estrutura do exame: As áreas de conhecimento que serão avaliadas e as respectivas disciplinas, assim como o formato das provas (número de questões, duração, etc.).

  6. Critérios de avaliação: Como as provas serão corrigidas, os critérios de pontuação e o mínimo necessário para obter a certificação.

  7. Orientações para o dia da prova: instruções sobre o que é permitido e o que não é permitido durante a realização do exame, bem como informações sobre os materiais que devem ser levados.

Leia também:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer

Como acessar o Edital do Encceja

O edital da edição de 2023 do Encceja foi divulgado oficialmente no dia 15 de março de 2023, pelo Diário Oficial da União e está disponível no site do Inep, neste link.

Todos os editais e portarias com atualizações sobre o exame podem ser consultados pelo site oficial do INEP, inclusive os documentos que são referentes a edições anteriores do exame.

Informações do edital do Encceja

Conforme o edital da edição de 2023, ficou estipulado que as justificativas de ausência para participantes que não compareceram na edição de 2022 poderiam ser feitas entre os dias 3 a 14 de abril. O resultado foi divulgado no dia 24 de abril.

Já o período de inscrições para a prova será aberto no dia 22 de maio e ficará disponível até o dia 2 de junho. No caso da data de aplicação do Encceja 2023, será no dia 27 de agosto.

Como diferenciais, neste ano o edital destacou as seguintes novidades:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.
  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Lembrete: A participação no Encceja é gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

É preciso que os que desejam fazer a prova para o ensino fundamental tenham, no mínimo, 15 anos completos e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio.

As informações para o exame de candidatos PPL ou que residem no exterior, também estão presentes no edital, e você também pode conferir as datas no calendário abaixo.

Calendário Encceja

Para não perder mais nenhuma informação sobre o Encceja, confira o calendário com todas as datas importantes descritas no edital, como a abertura de inscrições e o dia de aplicação das provas, por categoria:

Calendário Encceja 2023

  •  Inscrições: 22 de maio a 2 de junho;
  •  Data da aplicação: 27 de agosto;
  •  Resultados: 22 de dezembro.


Calendário Encceja PPL 2023

  •  Inscrições: 24 de julho a 4 de agosto;
  •  Data da aplicação: 17 e 18 de outubro;
  •  Resultados: 22 de dezembro.


Calendário Encceja Exterior 2023

  •  Inscrições: 17 a 28 de julho
  •  Data da aplicação: 22 de outubro
  •  Resultados: 22 de dezembro


Calendário Encceja Exterior PPL 2023

  •  Inscrições: 17 a 28 de julho
  •  Data da aplicação: 23 de outubro a 3 de novembro
  •  Resultados: 22 de dezembro

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.