Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Saiba como acessar a Página do Participante do Encceja

23 de maio
Saiba como acessar a Página do Participante do Encceja
Imagem do autor
Escrito porRedacao

É por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que os jovens e adultos que não concluíram seus estudos básicos têm a oportunidade de conquistar certificados de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Para participar da prova, o estudante precisa fazer a inscrição gratuita. Todo esse processo é feito pela Página do Participante, local em que o candidato também tem acesso a todas as informações relevantes sobre a prova.

Veja, a seguir, passo a passo completo de como acessar a Página do Participante e confira outras informações sobre o Encceja

Leia mais:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer

Como acessar a página do participante Encceja

Confira o que é necessário para fazer sua inscrição e como ela deve ser feita:

  • 1º passo: primeiramente, acesse a página do participante no portal do Inep.
  • 2º passo: realize o seu login. Você vai precisar inserir o seu CPF e a senha de acesso criada no momento da sua inscrição no exame. 
  • 3º passo: é uma etapa de verificação de segurança, para evitar fraudes e acessos indevidos. Agora, deve aparecer uma figura principal seguida de várias opções de figuras para você selecionar. Basta escolher qual é a correta e clicar, selecionando “Enviar” na sequência para prosseguir com o acesso.
  • 4º passo: prontinho! Agora, você já deve estar logado à página do participante do Encceja 2023.


Esqueci minha senha. Como acessar a página do participante Encceja?

É muito comum que participantes se inscrevam no exame, mas acabem esquecendo sua senha de acesso. Mas não se preocupe: é muito fácil recuperar sua senha de forma simples e rápida.

Entre as instruções de como recuperar sua senha, são solicitados alguns dados pessoais, como o CPF do candidato inscrito no exame. Em seguida, o participante vai receber um link para criar uma nova senha de acesso que possibilite o novo login, para isso, deverá ter acesso ao e-mail ou celular que foram cadastrados no ato da inscrição.

Por isso é importante informar os dados corretos e atualizados.

A página do participante do Encceja não abre. O que posso fazer?

Possivelmente você está com algum problema de conexão. Não se desespere: existem algumas dicas simples que podem facilitar de cara o acesso à página do participante do Encceja.

Experimente, antes de tudo, fechar e abrir o navegador. Em seguida, tente atualizar o portal do Inep em que consta o login para a página do participante do exame (para isso, aperte a tecla F5 do teclado).

É possível também que a página do Inep esteja passando por instabilidade, portanto, espere algumas horas e tente novamente mais tarde. Isso é comum principalmente quando há muitos acessos simultâneos.

Por fim, caso você ainda esteja tendo problemas na hora de abrir o portal, sugerimos que você tente acessá-lo de outro dispositivo (como outro computador, tablet ou smartphone). 

Resultado do Encceja: quando sai e por onde acessar?

Segundo o edital do Encceja 2023, os gabaritos oficiais com as respostas do exame serão liberados na página do Inep em até 10 dias úteis ao dia seguinte da aplicação da prova, que acontece no dia 27 de agosto – sendo assim, o gabarito saí até o dia 11 de setembro.

Já a data de divulgação dos resultados dessa edição, será no dia 22 de dezembro.

O participante do Encceja poderá acessar seu resultado individual na página do participante diretamente, utilizando o seu CPF e senha.

Veja também:
+ Como conseguir o certificado do Encceja

Como é calculada a nota do Encceja?

Vale destacar que ter acesso somente aos gabaritos e saber o seu número de acertos na prova do Encceja não reflete necessariamente a sua nota. Isso porque o método de correção utilizado pelo exame, é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método utilizado pelo Enem, que consiste em traçar uma média entre erros e acertos do candidato considerando a dificuldade atrelada a cada questão. 

Leia também:
+ Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem

Guia do Encceja 2023

Se você está contando com o resultado do Encceja 2023 para decidir os próximos passos da sua trajetória de estudos, você certamente quer se manter atualizado com todas as informações sobre o exame, não é mesmo?

Pensando nisso, a Quero Bolsa desenvolveu um material gratuito que garante manter os candidatos do Encceja 2023 atualizados, com detalhes sobre o exame, método de correção, dicas de estudo, matérias para estudar e curiosidades sobre como mandar bem na redação.

É o guia perfeito para quem quer se manter informado sobre a maior prova para conclusão dos ensinos médio e fundamental do país! Para ter acesso ao guia completo, clique no link abaixo:

Baixe o Guia Completo do Encceja

Fiz o Encceja 2023. Qual o próximo passo?

Antes de tudo, parabéns por estar tão dedicado ao futuro da sua profissão e dos seus estudos! Uma vez que você realizou o exame do Encceja, deve esperar o resultado ser divulgado para obter o tão sonhado certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, e então partir para a próxima grande decisão.

Com o certificado de conclusão do ensino médio você pode se inscrever e prestar a prova do Enem e outros vestibulares. Com o Enem é possível concorrer a uma vaga em universidades públicas e privadas. 

O candidato pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que conta com milhares de vagas em universidades públicas, ou seja, cursos de graduação inteiramente gratuitos! 

Além disso, com a nota do Enem você pode participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e obter bolsas de 50% ou 100% em faculdades privadas, ou também participar do programa de Financiamento Estudantil, o Fies, que te ajudará a financiar as mensalidades da faculdade desejada.

Onde cursar minha graduação?

A dica é: prefira sempre instituições reconhecidas pelo MEC, e oferecem diversos cursos de graduação com padrão de qualidade renomado. Abaixo, separamos algumas opções para facilitar sua vida: 

Nestas instituições é possível usar a nota do Enem ou também concorrer a uma bolsa de estudo de até 80%.

E aí, está ansioso para dar o próximo passo em direção ao seu futuro no ensino superior?

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.