Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Biologia

Dengue, Zika, Malária: 5 questões de vestibular sobre doenças transmitidas por mosquitos

27 de fevereiro de 2024
Na imagem vemos um mosquito aedes aegypt sobre a pele de uma pessoa
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Nas últimas semanas, temos ouvido falar sobre o aumento de casos de Dengue, umas das doenças transmitidas por mosquitos mais conhecida, o que tem gerado preocupação global, destacando a importância da conscientização e da prevenção.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Entre essas doenças, a dengue se destaca por sua prevalência e impacto na saúde pública. Além dela, outras doenças como a malária, zika e chikungunya, também representam grandes desafios.

O interesse pelo tema se reflete no ambiente educacional, onde vestibulares renomados, incluindo o Enem, frequentemente incorporam questões relacionadas a essas doenças, enfatizando sua relevância social, econômica e científica.

E essas questões não apenas avaliam o conhecimento dos candidatos sobre biologia e saúde pública, mas também incentivam a reflexão sobre medidas preventivas e a importância da responsabilidade individual e coletiva no combate a esses problemas.

Pensando nisso, o Mundo Vestibular te convida a entender as características das doenças transmitidas por mosquitos, por meio de questões que grandes vestibulares já fizeram sobre o tema – abordando os vetores responsáveis pela transmissão, as medidas de prevenção recomendadas e a relevância de tais doenças na sociedade. Confira!

Veja também:
+ Doenças causados por bactérias e vírus

+ Veja a grade curricular de Ciências Biológicas e onde estudar


Questões de Vestibular sobre doenças transmitidas por mosquitos

Enem 2022

Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz.

Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns.

COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).

Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na

a) predação do vírus pela bactéria.

b) esterilização de mosquitos infectados.

c)alteração no genótipo do mosquito pela bactéria.

d) competição do vírus e da bactéria no hospedeiro.

e) inserção de material genético do vírus na bactéria


FGV 2021

“Dengue. Doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre alta, dores por todo o corpo, mal-estar geral, fadiga e/ou depressão. O nome vem do comportamento indolente da pessoa infectada – é como se tivesse ficado repentinamente dengosa, ou seja, com dengue.” Márcio Bueno. A origem curiosa das palavras.

Assinale a opção que apresenta a principal finalidade desse texto.

a) explicar a designação dada a essa doença.

b) mostrar os sinais que identificam a dengue.

c) informar o leitor sobre a origem da doença. 

d) prevenir os leitores sobre a gravidade da infecção.

e) identificar a dengue para que o infectado possa proteger-se.


UFMG 2010

a) a persistência de um alto risco de transmissão da malária nas faixas de baixa latitude do Globo se deve não às características ambientais dessas regiões, mas às condições socioeconômicas das populações.

b) as porções continentais de mais elevada densidade demográfica na zona intertropical são as que apresentam os mais altos riscos de transmissão da malária, porque tornam mais caros os processos de erradicação da doença.

c) o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas médias elevadas e alto índice de precipitação, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variação sazonal e à ocorrência de neve.

d) o percentual da população mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmissão da malária é menor em relação à segunda metade do século anterior, embora abranja um número maior de indivíduos.

(UDESC 2015/2)

Nos últimos dias vários meios de comunicação têm noticiado casos de dengue em diferentes Estados do Brasil. Em alguns destes Estados os números indicam uma situação epidêmica, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Analise as proposições em relação à dengue, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A doença é adquirida pela picada de um hemíptero, denominado cientificamente de Triatoma infestans.
( ) Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.
( ) Por ser uma doença causada por bactérias do grupo Neisseria, a dengue pode ser tratada com antibiótico, o que garante a cura em mais de 90% dos casos.
( ) Uma das medidas mais eficazes do combate à dengue são as campanhas de vacinação, realizadas anualmente.
( ) Após contaminar-se uma vez com a dengue, o indivíduo adquire imunidade natural e não mais contrai a doença.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – F – F – V

b) V – V – V – F – V

c) V – F – F – F – V

d) F – V – F – F – F

e) V – V – V – V – V

(UFU/2016.2) 

Observe a figura a seguir:

Disponível em: <https://jornalnovametropole.com.br/wp/?tag=saude-publica>. Acesso em 13 de dez. 2015 (Adaptado).

A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir.
I. Os mosquitos do gênero Aedes representam os agentes etiológicos da microcefalia, em bebês recém-nascidos, que retardam o desenvolvimento neurológico.


II. Uma medida profilática que pode impedir a expansão dessa tríplice epidemia é evitar a proliferação de mosquitos transmissores.


III. Caso a vacina contra a dengue seja liberada, ela tornará as pessoas protegidas dessa doença e diminuirá os casos de Chikungunya e de Zika.


IV. A ocupação de áreas que apresentam alta incidência de mosquitos do gênero Aedes aumenta a chance de transmissão do vírus da febre Chikungunya, do Zika e da dengue às populações humanas.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A) II e IV.
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

Doenças transmitidas por Mosquitos: como a transmissão ocorre?

As doenças transmitidas por mosquitos, conhecidas como arboviroses, incluem a dengue, zika, chikungunya, febre amarela, e malária, entre outras. A transmissão ocorre através da picada de mosquitos infectados.

O Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, é um mosquito urbano que se reproduz em águas paradas acumuladas em recipientes artificiais. Ao picar uma pessoa infectada, o mosquito adquire o vírus e pode transmiti-lo a outras pessoas em picadas subsequentes.

A transmissão dessas doenças está intimamente ligada às condições ambientais e à presença de criadouros do mosquito, o que faz da prevenção focada no controle do vetor uma estratégia chave.

E qual o mosquito que transmite a malária?

A malária, por sua vez, é transmitida pelo mosquito Anopheles, que tem hábitos e características distintas do Aedes aegypti. O Anopheles é mais comum em áreas rurais e de mata, principalmente em regiões de clima tropical e subtropical.

A transmissão da malária ocorre quando o mosquito pica uma pessoa infectada pelo parasita Plasmodium e, depois, pica outra pessoa, transferindo o parasita.

Diferente das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a malária não é uma arbovirose, mas uma doença parasitária, o que requer estratégias específicas de prevenção e controle.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Quais cuidados devemos tomar contra a Dengue?

A prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é fundamental para evitar surtos e casos graves, que podem levar a complicações de saúde significativas e até mesmo à morte.

Medidas de prevenção incluem a eliminação de locais de reprodução do mosquito, como água acumulada em vasos, pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água.

Também é importante o uso de repelente, instalação de telas em janelas e portas, uso de mosquiteiros ao dormir em áreas endêmicas e participação em campanhas de conscientização e limpeza comunitária.

A prevenção é um esforço coletivo que exige a participação de todos, desde o poder público até cada indivíduo, para reduzir a incidência dessas doenças e proteger a saúde coletiva.

A abordagem desses temas em vestibulares, como o Enem, ressalta a importância da educação em saúde e da conscientização sobre doenças transmitidas por mosquitos, reforçando o papel da ciência e da responsabilidade social na promoção da saúde pública.

Saiba mais:
+ 10 macetes de Biologia para o Vestibular e Enem

+ Quais são as doenças causadas por bactérias?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.