Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Biologia

Tipos de Células: quais são, classificações e funções

13 de julho de 2023
Tipos de Células: quais são, classificações e funções
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A vida, em sua complexidade, é composta por uma variedade fascinante de células, as unidades fundamentais dos seres vivos. Desde as células procariontes até as eucariontes, cada tipo de célula possui características distintas que desempenham papéis vitais nos organismos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste texto, exploraremos os diferentes tipos de células existentes, desde as bactérias até as células animais e vegetais. Vamos observar as estruturas e funções dessas células, compreendendo como elas se adaptam e contribuem para a diversidade da vida.

Veja também:
+ Aprenda a como estudar Biologia


O que é célula?

Uma célula é a unidade básica da vida. Ela é a menor estrutura viva capaz de desempenhar todas as funções necessárias para a sobrevivência de um organismo.

As células podem ser encontradas em todos os seres vivos, desde organismos unicelulares, como as bactérias, até organismos multicelulares, como os animais e as plantas.

Cada célula é composta por diversas estruturas e componentes que desempenham funções específicas. Essas estruturas incluem o núcleo, que contém o material genético (DNA) responsável por controlar as atividades celulares, e o citoplasma, onde ocorrem muitas das reações químicas necessárias para a manutenção da vida.

Quais são as funções de uma célula?

As células desempenham funções vitais nos organismos vivos. Elas são responsáveis por uma série de atividades que garantem o funcionamento adequado dos seres vivos. Neste artigo, vamos explorar as principais funções das células e como elas contribuem para a vida.

  • Obtenção de energia: As células precisam de energia para realizar suas atividades. Através de processos como a respiração celular, as células obtêm energia dos nutrientes presentes nos alimentos. Essa energia é armazenada em moléculas de ATP e utilizada para sustentar todas as atividades celulares.
  • Homeostase: As células desempenham um papel fundamental na manutenção da homeostase, que é o equilíbrio interno do organismo. Elas regulam a concentração de substâncias, como íons e água, dentro e fora da célula, garantindo um ambiente adequado para seu funcionamento.
  • Síntese de proteínas: As células são responsáveis pela síntese de proteínas, que são moléculas essenciais para a estrutura e o funcionamento do organismo. Esse processo ocorre no ribossomo, onde a informação genética contida no DNA é traduzida em proteínas.
  • Reprodução celular: Uma das principais funções das células é a reprodução. As células são capazes de se dividir em um processo chamado de mitose ou meiose, produzindo novas células. Esse processo é fundamental para o crescimento e a reparação de tecidos nos organismos.


Células Procariontes

Tipos de Células: quais são, classificações e funções

As células procariontes são uma forma primitiva de organização celular, que diferem das células eucariontes em sua estrutura e organização. Neste artigo, exploraremos as características gerais das células procariontes, exemplos de organismos que as possuem e as principais funções e estruturas presentes nessas células.

Características gerais:

As células procariontes são células simples e pequenas, sem a presença de um núcleo definido. O material genético fica disperso no citoplasma.

Elas não possuem membrana nuclear ou organelas membranosas internas.

Possuem uma parede celular rígida que fornece suporte e proteção à célula.

Podem ter flagelos para a locomoção.

Exemplos de organismos procariontes:

Bactérias: são os principais representantes das células procariontes. Podem ser encontradas em diversos ambientes, como solo, água, trato intestinal e até mesmo no corpo humano.

Cianobactérias: são um grupo especial de bactérias capazes de realizar fotossíntese, produzindo oxigênio como subproduto.

Funções e estruturas presentes nas células procariontes:

  • Membrana plasmática: controla a entrada e saída de substâncias da célula.
  • Ribossomos: sintetizam proteínas.
  • Citoplasma: local onde ocorrem várias reações químicas essenciais à sobrevivência da célula.
  • Material genético: consiste em uma única molécula circular de DNA.
  • Parede celular: oferece proteção e suporte estrutural à célula.


Células Eucarionte

As células eucariontes são um dos dois principais tipos de células encontrados nos organismos vivos, sendo o outro tipo as células procariontes. Elas são caracterizadas pela presença de um núcleo definido, separado do restante da célula por uma membrana nuclear.

O termo “eucarionte” deriva do grego, onde “eu” significa “verdadeiro” e “carion” significa “núcleo”. Essa organização estrutural distinta permite um maior nível de complexidade e especialização nas células eucariontes.

Além do núcleo, as células eucariontes possuem outras estruturas membranosas internas chamadas de organelas, como as mitocôndrias, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os lisossomos. Essas organelas desempenham funções específicas na célula, como a produção de energia, a síntese de proteínas e a digestão de resíduos.

Os organismos multicelulares, como animais, plantas e fungos, são compostos por células eucariontes. Essas células podem ser altamente especializadas para desempenhar funções específicas no organismo, como as células nervosas, musculares e epiteliais.

Células animais:

Tipos de Células: quais são, classificações e funções
Animal cell anatomy infographics with detailed educative diagram and labelled elements realistic vector illustration

As células animais são encontradas em animais e seres humanos. Elas são caracterizadas por sua forma irregular e flexível, não possuem uma parede celular rígida e podem apresentar cílios ou flagelos para a locomoção.

As células animais têm uma grande variedade de funções e podem ser encontradas em tecidos diferentes, como músculos, nervos, pele e órgãos internos.

Veja também:
+Como é a anatomia celular?


Características:

As células animais não possuem parede celular, permitindo maior flexibilidade e capacidade de movimento.

Elas apresentam uma diversidade de formas e tamanhos, dependendo do tipo de tecido em que estão presentes.

Funções e estruturas presentes nas células animais:

A célula animal possui diversas organelas, como o complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias, lisossomos e centrossomos.

Essas células desempenham funções vitais, como produção de energia, síntese de proteínas, transporte de substâncias e comunicação celular.

Células vegetais:

Tipos de Células: quais são, classificações e funções

As células vegetais são encontradas em plantas e possuem algumas características únicas. Elas têm uma forma mais regular e definida, com uma parede celular rígida composta principalmente de celulose.

Essa parede celular confere suporte estrutural à célula e às plantas na totalidade. Além disso, as células vegetais possuem organelas especializadas chamadas cloroplastos, que são responsáveis pela fotossíntese, um processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.

Características distintivas:

As células vegetais possuem parede celular composta principalmente por celulose, conferindo rigidez e suporte estrutural.

Elas apresentam cloroplastos, responsáveis pela realização da fotossíntese.

Funções e estruturas presentes nas células vegetais:

Além das organelas presentes nas células animais, as células vegetais também possuem vacúolos centrais, que armazenam água e substâncias essenciais.

As células vegetais desempenham funções como produção de energia, síntese de nutrientes, fotossíntese e sustentação da planta.

Células Especializadas

As células especializadas desempenham papéis específicos e essenciais no funcionamento dos organismos. Neste artigo, vamos explorar algumas das células especializadas mais importantes e entender suas características distintivas, funções e contribuições para o corpo humano.

Células sanguíneas

As células sanguíneas são responsáveis pelo transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e resíduos metabólicos pelo corpo. Cada tipo desempenha uma função específica no sistema circulatório e na resposta imunológica do organismo. Existem três tipos principais de células sanguíneas:

  • Eritrócitos: glóbulos vermelhos 
  • Leucócitos: glóbulos brancos 
  • Plaquetas


Células nervosas:

As células nervosas, também conhecidas como neurônios, são responsáveis pela transmissão de sinais elétricos e químicos no sistema nervoso. Elas são especializadas na comunicação rápida e eficiente entre diferentes partes do corpo.

Os neurônios são compostos por um corpo celular, dendritos e axônios, permitindo a recepção, processamento e transmissão de informações.

Células musculares:

As células musculares são especializadas na contração e produção de movimento. Existem três tipos principais de células musculares: células musculares estriadas esqueléticas, células musculares estriadas cardíacas e células musculares lisas.

Cada tipo possui características distintas e desempenha um papel específico na movimentação do corpo, contração do coração e funcionamento de órgãos internos.

Outros exemplos de células especializadas:

Além das células sanguíneas, células nervosas e células musculares, existem diversas outras células especializadas no organismo humano. Por exemplo, células epiteliais revestem órgãos e cavidades, proporcionando proteção e absorção de nutrientes.

Células ósseas estão envolvidas na formação e manutenção dos ossos, enquanto células glandulares produzem e secretam substâncias essenciais para o corpo.

Veja também:
+ Guia de Estudos para Biologia

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.