Confira o ranking das faculdades de Engenharia Mecânica
O campo de trabalho de Engenharia Mecânica exige muito estudo e conhecimento, por isso, é primordial que a faculdade escolhida por você seja bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, apenas instituições reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos no mercado de trabalho.
Pensando nisso e na dificuldade que é encontrar a faculdade certa, organizamos para você o ranking das melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil.
Acompanhe a gente e conheça mais sobre o curso, a carreira e as instituições de qualidade!
Como é a profissão de engenheiro mecânico?
O engenheiro mecânico é responsável por criar, projetar e supervisionar a produção de equipamentos, máquinas, veículos, sistemas refrigeração e aquecimento e demais ferramentas relacionadas à indústria mecânica. É ele quem escolhe a matéria-prima, corre atrás dos moldes necessários para fabricar peças, desenvolve protótipos e realiza o teste dos produtos.
Seu trabalho também envolve a organização dos procedimentos de armazenagem, a supervisão de processos e definição de procedimentos de segurança para a linha de produção. E o engenheiro mecânico faz ainda o controle de qualidade!
Geralmente seu trabalho é feito em parceria com outros engenheiros, por exemplo, engenheiros eletricistas, de produção, de materiais e de automação e controle.
Caso opte por essa carreira você poderá trabalhar com máquinas e equipamentos, desenvolver projetos, atuar com pesquisa ou vendas técnicas.
Ranking das faculdades de Engenharia Mecânica
A seguir, vamos apresentar as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Brasil. Para desenvolver esse ranking, utilizamos como base as notas obtidas na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e o Ranking Universitário Folha de S. Paulo. Confira!
-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
-
Universidade de São Paulo (USP)
-
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
-
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
-
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
-
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
-
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
Como o ranking das faculdades de Engenharia Mecânica foi definido
Foi divulgado em 2018, pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF (Ranking Universitário Folha). Todos os anos esse ranking avalia as melhores faculdades do Brasil, utilizando como critério a qualidade dos cursos oferecidos, as áreas de mestrado e doutorado que a instituição oferece, a nota obtida no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a quantidade de professores com dedicação exclusiva e a avaliação do mercado.
Também em 2018, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota do IGC (Índice Geral de Cursos) das faculdades brasileiras. Esse indicador utiliza como base as três últimas avaliações do CPC (Conceito Preliminar de Curso). As universidades mais bem avaliadas nos anos anteriores, que contam com um número considerável de alunos matriculados em seus cursos de graduação e foram bem na avaliação da CAPES, conseguem as melhores notas do IGC.
Assim, para criar o raking das melhores faculdades de Engenharia Mecânica para você, associamos o ranking da Folha de S. Paulo com a avaliação do MEC.
Como ingressar na faculdade
A maioria das instituições presentes no ranking citado acima são públicas. Assim, para ingressar em alguma delas, será necessário realizar o vestibular da faculdade ou ir muito bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concorrer a uma vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
No entanto, sabemos que para ir bem nas provas e garantir uma vaga na faculdade pública são necessárias muitas horas dedicadas ao estudo, afinal a concorrência é muito grande. E nós sabemos que nem todos possuem tempo para estudar da forma que esses exames exigem.
Se esse é o seu caso, saiba que existem boas instituições particulares que oferecem o curso de Engenharia Mecânica e são bem avaliadas pelo MEC. Aliás, em várias delas, você pode até mesmo optar pelo ingresso direto!
Como funciona o ingresso direto em faculdades particulares
Para ingressar direto na faculdade privada, basta que você informe à instituição sua nota obtida no Enem. Assim, caso você tenha obtido a nota mínima exigida pela faculdade ou mais, você poderá fazer a matrícula e logo iniciar o curso!
Muitas pessoas ficam com ?um pé atrás? quando falamos sobre instituições particulares, pois acreditam que as mensalidades são muito altas. Porém, isso não é totalmente verdade. Existem várias instituições que são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem mensalidades que cabem no seu bolso!
Opções de faculdades particulares que aceitam o ingresso direto
Abaixo, apresentamos uma lista com algumas faculdades que oferecem o curso de Engenharia Mecânica, foram bem avaliadas pelo MEC e possuem mensalidades acessíveis. Além disso, elas também contam com programas próprios de bolsas de estudo e descontos em mensalidades. Confira!
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Grade curricular de Engenharia Mecânica
Agora que você já conhece o ranking das melhores faculdades de Engenharia Mecânica e como realizar o ingresso direto em faculdades particulares, conte para a gente onde pretende estudar!
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.