Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Redação na Fuvest

14 de setembro de 2009
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A prova de Redação merece uma correção especial. Logo que as provas chegam à Fuvest, procede-se a uma leitura eletrônica do texto preparado pelo candidato. Em seguida, são feitas duas cópias desse texto, que são encaminhadas a dois corretores independentes.

Eles deverão atribuir nota a essa Redação. Se essas avaliações (independentes) não concordarem, a redação será encaminhada a uma “banca superior”, que deverá analisar tudo novamente e atribuir uma nota que seja a palavra final da banca.

Na correção da redação, serão examinados três aspectos. A cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.

1. Tipo de texto e abordagem do tema

Considera-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto. É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero.

No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.

2. Estrutura

Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e decoerência das idéias.

Maior ou menor COERÊNCIA reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea, ou a simples paráfrase, bem como a presença de contradições entre frases e parágrafos, a falta de encadeamento das idéias, a circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foipreviamente exposto.

No que diz respeito à COESÃO, serão tidos também como fatos negativos, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras eexpressões, bem como o uso inadequado de conectivos.

3. Expressão

Consideram-se nesse item o domínio do padrão cultoescrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serãoexaminados aspectos gramaticais como ortografia,morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês oufrases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos sãoocorrências, em princípio, negativas. Espera-se que ocandidato revele competência em expor com precisão osargumentos selecionados para a defesa do ponto de vistaadotado e demonstre capacidade de escolher e usarexpressivamente o vocabulário.

COMO INTERPRETAR OS TEMAS DE REDAÇÃO

Observe, a seguir, alguns procedimentos adequados àinterpretação de temas:

  • Leia atentamente o(s) texto(s) apresentado(s).
  • Identifique e assinale as palavras-chave do(s)texto(s).
  • Procure encontrar sinônimos para essas palavras.
  • Caso haja mais de um texto na proposta, tenteencontrar uma idéia comum a eles. Essa idéia será otema de sua redação.
  • Caso as idéias sejam antagônicas, tente extrairdesse antagonismo o tema de sua redação.

Importante: leia com atenção o enunciado queacompanha o tema de redação. Verifique o que sepede e siga corretamente as instruções. Adesconsideração do enunciado não raro implica desviototal ou parcial do tema.

COMO CONSTRUIR SUA DISSERTAÇÃO

Introdução – elabore uma tese universal, abrangente.Caso você precise escrever sobre um tema subjetivo, eviteiniciar o texto fazendo referências específicas a um ou outrofato. Ainda que você imediatamente relacione o tema aalgum acontecimento nacional ou internacional, não otransforme na sua tese.

Desenvolvimento – A argumentação deve sustentar atese. Assim, é melhor distribuir os argumentos de formaequilibrada, sem dar ênfase a um determinado exemplo emdetrimento de outros. Naturalmente, você estabelecerá umahierarquia na escolha de argumentos, mas fazer umparágrafo com, por exemplo, 10 linhas, e outro com 2 ou 3,denotará falta de equilíbrio.

Conclusão – Conclua seu texto de forma generalizada,tal qual na tese. Evite arrematar as idéias com base em umou outro argumento que tenha antecedido o parágrafoconclusivo. Para evitar esse risco, releia a tese e retome-a,acrescentando outras idéias que forem pertinentes àquestão discutida.

Fique atento – a FUVEST conta com “estudantespossuidores de uma formação mais humanista – e nãohipertrofiada pela informação da ‘moda’ e falsamentesuperespecializada”. Candidatos que revelarem um amplorepertório cultural e intelectual terão maiores chances deapresentar um bom desempenho.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.