Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

O que cai na prova do Encceja? Confira tudo sobre o conteúdo

2 de junho de 2020
O que cai na prova do Encceja? Confira tudo sobre o conteúdo
Imagem do autor
Escrito porRodrigo Simoes

Quem não concluiu o Ensino Médio e até mesmo o Ensino Fundamental passou a contar com uma nova ferramenta para obter um diploma da Educação Básica: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o querido Encceja.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA

+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Se você está pensando em prestar o Encceja 2023, mas ainda não sabe por onde começar a estudar, podemos ajudar você nessa missão. O primeiro passo é ficar bem informado sobre o assunto.

Neste artigo você entenderá mais sobre a prova e como você pode se preparar para ela. Confira!

Veja também:
+
O que fazer com o resultado do Encceja? Entenda!

Para que serve o Encceja?

O Encceja é uma prova certificadora de ensino básico voltada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na época “adequada”.

O exame foi criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas se tornou mais conhecido só em 2017, quando substituiu a função certificadora de nível médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Encceja é totalmente gratuito e aberto a todas as pessoas que pararam os estudos no Ensino Fundamental ou Médio e, até mesmo, para aquelas que nunca frequentaram uma sala de aula.

Esta é uma realidade de dezenas de milhões de pessoas no Brasil. A certificação do Ensino Fundamental e Médio é essencial para proporcionar mais conhecimento e oportunidades iguais para a população do nosso país.

É possível participar de um dos dois formatos de prova: a prova de nível fundamental e a de nível médio. O principal pré-requisito para se inscrever nelas é a idade mínima.

Para a prova de nível Fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos e para a de nível Médio, 18 anos completos até o dia do exame.

O outro requisito é ter um CPF (Cadastro de Pessoa Física). Você pode fazer o seu gratuitamente em uma agência dos Correios ou da Caixa Econômica Federal.

Leia mais:
+ Encceja: o que é como funciona, quem pode fazer
+ Edital Encceja: saiba o que é e como consultar


Como é a prova do Encceja?

O Encceja, tanto de nível Fundamental quanto Médio, é composto por quatro provas objetivas de diferentes áreas do conhecimento e uma redação. Todas as provas são aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e tarde.

As provas são objetivas, com 120 questões de múltipla-escolha no total, sendo 30 de cada prova. Cada uma delas conta com quatro opções, sendo apenas uma correta. Durante o tempo de prova, você deve preencher um gabarito, conforme as alternativas que julgar correto.

Além disso, você precisa fazer uma redação conforme o tema informado na prova.

As provas contam com uma duração máxima, então fique de olho no horário informado pelos fiscais de sala.

O que cai na prova do Encceja?

Na prova do Encceja, são cobrados os conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental e/ou Médio. A prova é estruturada com base na Matriz de Competências e Habilidades, disponível no site do Inep.

Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha de níveis fácil, médio e difícil. A redação exigida é no formato dissertativo-argumentativo. Confira as disciplinas cobradas em cada prova.

Matérias que caem na prova do Ensino Fundamental 

A prova voltada ao ensino fundamental tem os seguintes conteúdos:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.


Matérias que caem na prova do Ensino Médio

Na prova do ensino médio são cobradas as seguintes disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).


Redação do Encceja

A redação do Encceja tem um formato parecido com o já consagrado pelo Enem, pedindo que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre o tema apresentado, sem fugir do assunto em pauta, respeitando os direitos humanos e evitando erros de gramática.

Veja também:
+ Encceja: confira 4 modelos de redação nota 10
+ Quem se formou pelo Encceja pode prestar concurso?



O que levar no Encceja 2023?

Os itens obrigatórios para prestar a prova do Encceja 2023 são:

  • Caneta esferográfica de material transparente, com tinta preta; 
  • Documento oficial com foto válido.

Além disso, é recomendado levar um lanche e pensar em opções para o almoço próximas ao local de prova, visto que você ficará durante o dia todo fazendo o exame e terá um intervalo para alimentação entre às 13h e 14h30.

Como estudar para a prova do Encceja?

Boa parte dos candidatos do Encceja estão longes da sala de aula há alguns anos. Para que eles possam se inteirar dos assuntos cobrados em cada prova, o Inep disponibiliza apostilas gratuitas com conteúdos resumidos e exercícios.

Outra forma de se preparar para o Encceja é fazer as provas antigas. Assim, é possível ter uma noção de como são as questões do exame. As provas e gabaritos dos anos anteriores podem ser encontrados no site do Inep também.

Para garantir uma boa nota na redação do Encceja, a dica dos professores é treinar a escrita do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

Nesse estilo de redação, o candidato deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto com argumentos sólidos e, no final, apresentar uma proposta de solução para a problemática do tema.

Quem tem uma boa conexão de internet em casa, pode estudar pelos vídeos gratuitos no YouTube. São muitas aulas de professores independentes disponíveis, com todos os temas e formas de ensino que você imaginar.

Uma solução antiga mas também muito boa, é procurar pelo Telecurso 2000. Lembra dele? Era um programa que por muitos anos ocupou a madrugada da TV e hoje está completamente disponível no YouTube e também é exibido diariamente no Canal Futura.

Se você pretende se inscrever somente no próximo Encceja, você também pode procurar informações sobre como se matricular no EJA (Educação para Jovens e Adultos) na sua cidade ou cursinhos populares, oferecidos por faculdades, ONGs, associações de bairro e pelas Secretarias de Assistência Social.

E por fim, claro, você pode garantir seu Guia Completo do Encceja da Quero Bolsa. Com ele todas as informações sobre o exame estarão na palma de sua mão, além de dicas sobre a redação e cronogramas para estudo antes da prova.

Baixe seu e-book neste link!

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

A correção da prova é feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o Enem. Nesse método, a nota final não é calculada com base no número de acertos, mas sim na coerência das respostas do candidato. 

Caso o candidato tenha sido aprovado em todas as disciplinas, ele pode retirar seu diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio na unidade certificadora que ele escolheu no momento da inscrição.

Em caso de reprovação em todas ou algumas disciplinas, o candidato pode prestar a prova no ano seguinte, sem problemas. Os que reprovaram apenas em algumas provas, precisam fazer as provas só das matérias pendentes.

Veja também:
+ Encceja: o candidato precisa pagar taxa de inscrição?
+ Como conseguir o certificado do Encceja


Quando será o Encceja 2023? Veja o cronograma oficial

As inscrições do Encceja 2023 começam em 22 de maio e se encerram em 02 de junho de 2023. A prova será realizada em 27 de agosto. Fique de olho no calendário!

  • Publicação do Edital do Encceja Nacional 2023: 15 de março de 2023

  • Inscrições do Encceja 2023: 22 de maio e 2 de junho de 2023

  • Solicitação de Atendimento Especializado: 22 de maio e 2 de junho de 2023

  • Solicitação de Tratamento pelo Nome Social: 22 de maio e 2 de junho de 2023

  • Divulgação do local de prova do Encceja 2023: ainda não divulgado

  • Aplicação do Encceja: 27 de agosto de 2023

  • Aplicação do Encceja Exterior: 22 de outubro de 2023

  • Aplicação do Encceja PPL: 17 e 18 de outubro de 2023

  • Aplicação do Encceja Exterior PPL: 23 de outubro e 3 de novembro de 2023

  • Divulgação do gabarito do Encceja 2023: até 10 dias úteis após a aplicação da prova

  • Resultado do Encceja 2023: 22 de dezembro de 2023

Saiba mais:
+ 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja
+  9 dicas de como ir bem na prova do Encceja 


O que fazer depois do Encceja?

Com o certificado de conclusão do Ensino Médio obtido pelo Encceja, um mundo de possibilidades se abre! É possível ingressar no ensino técnico, prestar concursos e até começar uma faculdade.

Hoje, o principal meio de ingresso no ensino superior é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota do Enem, você pode concorrer a universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Você também consegue descontos e bolsas de estudos diretamente com as faculdades privadas. Muitas instituições oferecem boas condições de ingresso independente da nota do Enem, e sem burocracia.

É o caso da UFBRA, que conta com cursos bem-avaliados pelo MEC e diversas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.