Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Ciências Biológicas

30 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

As Ciências Biológicas estudam a vida nas suas mais diferentes formas. O trabalho do biólogo pode envolver entender a migração de baleias, o desaparecimento das abelhas ou a evolução de uma bactéria causadora de doenças, entre muitos outros assuntos. É um universo amplo a ser explorado.

É também um tema muito atual, pois a Biologia está no centro dos debates sobre a limitação dos recursos do planeta e a manutenção da vida.

O curso prepara professores de Biologia, que vão despertar a curiosidade de crianças e adolescentes sobre o mundo que as cercam. Também forma pesquisadores, que vão ajudar a descobrir novas espécies e avançar o conhecimento científico.

Conheça mais sobre o curso de Ciências Biológicas e a diversidade de matérias oferecidas nesta graduação. Saiba também onde se preparar para ingressar nesta profissão!

Como é o curso de Ciências Biológicas

Também conhecido como Biologia, o curso de Ciências Biológicas tem duração média de quatro anos. É oferecido nas modalidades presencial e a distância por universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

Esta graduação pode ser de dois tipos:

Licenciatura: forma professores para o ensino fundamental e médio.

Bacharelado: prepara profissionais para a atuação fora das salas de aula, como em consultorias, pesquisas, análise, educação ambiental e outras.

Em algumas universidades, é preciso optar por uma das habilitações antes de entrar no curso. Em outras, pode-se estudar matérias de ambas as modalidades e sair com dois diplomas: licenciado e bacharel.

No início da graduação, o curso de Ciências Biológicas traz muitas matérias da área de Exatas, como Matemática, Física, Química e Bioestatística. Elas são a base para se fazer Ciência e também ajudam a entender o campo da Biologia.

As matérias específicas mostram que o horizonte das Ciências Biológicas é muito amplo: vai da escala microscópica até a classificação de populações. Por exemplo: ao estudar um ser vivo, o biólogo pode analisar suas moléculas, verificar o funcionamento de seu corpo, identificar a família da qual ele faz parte e entender o seu papel no ambiente em relação às outras espécies.

Este conhecimento poderá, mais tarde, ser desdobrado em três grandes áreas de atuação profissional:

  • Meio ambiente e Biodiversidade: estuda a interação dos seres vivos.
  • Saúde: pesquisa o controle de doenças, estratégias de promoção de saúde, análises clínicas.
  • Biotecnologia: estuda os seres vivos e sua composição molecular, realiza pesquisas sobre melhoramento genético, etc.

Prepare-se para muitas saídas de campo. O curso proporciona o contato com a natureza, seja em parques, florestas, lagoas, ou rios. Durante essas atividades, os estudantes observam o comportamento dos seres vivos e sua relação com o meio ambiente. Fazem coleta de amostras de animais, insetos, plantas, moluscos ou fungos.

Outra parte importante do curso de Ciências Biológicas é a prática em laboratório. Uma das atividades é identificar, classificar e conservar as amostras coletadas. Com microscópios e lâminas, os estudantes analisam os organismos, tecidos e células. Além disso, também cultivam plantas, animais e microrganismos para seus estudos científicos.

O que se estuda na faculdade de Ciências Biológicas

As matérias do curso de Ciências Biológicas podem variar de acordo com cada universidade. Confira algumas disciplinas que você pode encontrar:

  • Anatomia Aplicada a Ciências Biológicas
  • Bioquímica
  • Botânica (estuda plantas e algas)
  • Células-Tronco
  • Citogenética Humana (estudo dos cromossomos)
  • Ecologia
  • Embriologia Animal
  • Entomologia (estudo dos insetos)
  • Etologia (comportamento dos animais)
  • Genética Humana
  • Micologia (estudo dos fungos)
  • Plantas Medicinais
  • Toxicologia
  • Virologia

Para quem cursa a licenciatura, é preciso passar pelo estágio em salas de aula do ensino médio e fundamental. Para se formar, o estudante precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que faz o biólogo

Depois de formado, o biólogo pode atuar em muitas áreas. Conheça algumas:

  • Biotecnologia: com conhecimento de Genética, o biólogo trabalha em aconselhamento genético, pesquisa sobre organismos geneticamente modificados, melhoramento genético animal e vegetal.
  • Consultoria: realiza levantamento de espécies e estudos de  impacto ambiental; participa do processo de concessão de licenças ambientais para construção de obras.
  • Turismo Ecológico: orienta visitantes de parques e unidades de conservação sobre a biodiversidade local.
  • Educação Ambiental: os licenciados trabalham com esse tema nas escolas. Os bacharéis podem atuar em projetos de organizações não governamentais, parques e outros espaços não escolares.
  • Perícia: utiliza o conhecimento de Biologia para ajudar na investigação de assassinatos ou em casos de crimes ambientais.

A profissão de biólogo é regulamentada. Para exercê-la é preciso ter o diploma de um curso superior em Biologia o Ciências Biológicas reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e estar registrado no conselho regional da categoria.

Onde estudar Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas é oferecido por centenas de universidades privadas e públicas em todas as regiões do país. Algumas universidades oferecem o curso com ênfase em uma determinada área, como Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Biotecnologia e outras. Antes de se candidatar a uma vaga, confira a grade curricular da faculdade para saber o enfoque do curso.

Confira algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Ciências Biológicas:

Privadas:

Públicas:

Veja também:

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? 

Você ficou interessado em cursar Ciências Biológicas? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.