As Ciências Humanas, também chamadas de humanidades, são conhecimentos estudados em áreas científicas que tratam do ser humano como indivíduo e como parte da sociedade.

Em casa, na escola, na família, na rua, no trânsito, no trabalho, no mundo virtual, em cada país. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, sejam elas de amizade, de afeto ou de poder. E quem é capaz de observar com critérios essas relações, analisar como e porque elas existem, de que forma elas se organizam, porque alguns comportamentos surgem e outros param de acontecer? A resposta está nas Ciências Humanas, que vão fundo e analisam cientificamente os fenômenos sociais, tendo a pessoa no centro da reflexão.

Saiba mais sobre as Ciências Humanas, o que se estuda nas graduações desta área, os principais cursos e faculdades!

O que são as Ciências Humanas

As Ciências Humanas são as áreas ou disciplinas que colocam o homem e as relações sociais no centro da pesquisa. Na formação acadêmica, esses conhecimentos são organizados em cursos como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Pedagogia, Literatura, Economia, Administração, Comunicação Social, Geografia, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, entre outras.

Também chamada de ciência “não exata”, produz pesquisas que lidam com a subjetividade do pesquisador e do pesquisado. A pesquisa e o ensino das Ciências Humanas nos permitem olhar para o mundo onde vivemos, perceber suas mudanças e suas tendências, compreender grupos e comportamentos, observar as mudanças históricas da vida em sociedade e projetar que tipo de sociedade queremos para o futuro.

O que se estuda nas Ciências Humanas

Todas as áreas das Ciências Humanas são baseadas em teorias, critérios científicos, observação de situações concretas, análise de dados e informações. Conforme o tema de estudo e o curso escolhido, o propósito da observação e do estudo serão alterados, assim como o tipo de objeto registrado a ser estudado.

Gostar de ler, de observar o mundo, ter curiosidade e capacidade de refletir sobre comportamentos, formas de organização e manifestações sociais e culturais estão entre as características de quem opta por qualquer um dos cursos dessa área. Nas Ciências Humanas é necessário observar, duvidar, escutar, ler, buscar compreender e se colocar no ponto de vista daquilo ou daquele que está sendo estudado. Também é preciso deixar de lado suas próprias ideias e preconceitos para poder ter uma visão mais ampla e imparcial de fatos e situações.

O objeto de estudo de cada Ciência Humana pode ser abordado de diferentes formas e ângulos. O curso de História, por exemplo, vai mostrar como as sociedades se construíram e se modificaram ao longo do tempo. Há historiadores que estudam como aconteceu a Revolução Industrial e como ela modificou as relações entre as pessoas, o mercado de trabalho, as formas de produção, a circulação de bens, de dinheiro de pessoas. Há outros que analisam como a vida das mulheres foi alterada ao longo dos séculos.

Cada área tem suas teorias, conceitos e formas empíricas de fazer pesquisa e de ensinar seus alunos sobre o mundo e suas mudanças. Nos cursos de Ciências Humanas, o ponto em comum é colocar as pessoas e as relações sociais no centro da observação, da teoria, da pesquisa e do ensino.

Cursos de Ciências Humanas

Existem cursos superiores de Ciências Humanas em grau de bacharelado ou licenciatura, dependendo da formação. Os cursos de Geografia, História e Pedagogia podem formar bacharéis e licenciados. O Jornalismo oferece bacharelado, assim como os cursos de Direito e a Administração.

Há instituições que oferecem cursos próprios, para bacharelado ou licenciatura, com a denominação de Interdisciplinar. Alguns cursos oferecem três anos de formação geral e depois o aluno opta por Filosofa, Ciências Econômicas, Políticas Públicas, Planejamento Territorial ou Relações Internacionais, com mais um ano de duração. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), por exemplo, o bacharelado interdisciplinar dura de três a cinco anos, e o aluno escolhe também uma área de concentração, como Estudos Jurídicos, Cinema e Audiovisual, Teatro e Escritas Criativas.

Conheça alguns dos principais cursos de Ciências Humanas:

  • Administração
  • Antropologia
  • Ciência Política
  • Ciências Sociais
  • Direito
  • Economia
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Jornalismo
  • Literatura
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Relações Internacionais

Onde estudar Ciências Humanas

Existem cursos na áreas de Ciências Humanas em todas as regiões do país, em universidades públicas e privadas. Abaixo citamos alguns exemplos de universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem uma variedade de cursos nesta área.

Privadas

Públicas

Veja também:

Ciências Exatas

Você se interessa pela área de Ciências Humanas? Qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!