Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Curso superior: qual modalidade escolher?

2 de fevereiro de 2022
modalidade ensino superior
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quando se escolhe um curso de graduação deve-se ter em mente qual a modalidade de ensino tem maior relação com a sua vocação e personalidade. Essas modalidades podem ser de licenciatura, bacharelado, sequenciais ou tecnológicos.

É importante saber que há várias diferenças entre essas formações, como o tempo de duração, os objetivos profissionais de curto e médio prazo, entre outras. Por isso, é necessário conhecer as modalidade antes de optar por alguma.

+ Mercado de trabalho: conheça 12 profissões que estão com vagas sobrando

Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Conheça as diferentes modalidades de curso superior

Veja, a seguir, as principais modalidades curso no ensino superior. Conheça cada um para saber qual está mais de acordo com o seu perfil e objetivos.

Cursos sequenciais

Aqueles estudantes que desejam ter uma formação mais abrangente do que as oferecidas em um curso técnico, podem optar pelos cursos sequenciais, que são cursos superiores, mas  não são considerados cursos de graduação.

modalidade ensino superiorEsse tipo de curso proporciona ao aluno o direito de cursar uma pós-graduação lato sensu, ou seja, algum curso de especialização ao término do cursos sequencial. Além disso, os cursos sequenciais podem ser de formação específica ou de complementação, sendo que o primeiro confere diploma ao final do curso e o segundo, um certificado de conclusão.

Cursos tecnológicos

Outra formação disponível e que pode ser concluída em pouco tempo é a de tecnólogo. Os cursos tecnológicos têm duração dmédia de 2 anos e, ao contrário dos cursos sequenciais, são considerados cursos de graduação.

Desse modo, após concluir curso, o estudante pode optar por cursar uma pós-graduação , inclusive a stricto sensu, que não pode ser cursada pelos formados em cursos sequenciais e compreende o mestrado e o doutorado.

+ Veja qual é o salário médio de um tecnólogo

Apesar dos cursos sequencias e tecnológicos crescerem ano após anos, as modalidades de curso de ensino superior com mais alunos matriculados são os de bacharelado e os de licenciatura.

+ O que é tecnólogo? Veja as dúvidas mais comuns sobre esse tipo de formação

+ Quais são os cursos tecnólogos EaD? Veja a lista

Licenciatura

modalidade ensino superiorO curso de licenciatura prepara o estudante para ministrar disciplinas em escolas de ensino fundamental, médio ou técnico. Normalmente, um curso de licenciatura possui quase as mesmas disciplinas que as de um bacharelado.

A principal diferença entre eles é que no curso de licenciatura o estudante precisa cursar disciplinas da área de Pedagogia, Psicologia, além de fazer estágio obrigatório em escolas.

+ Conheça a carreira de professor: salário, dia a dia e formação

Os cursos de licenciatura duram, em média, quatro anos, mas pode haver variações de uma instituição de ensino para outra. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as principais licenciaturas são em: Física, Matemática, Química, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Filosofia, Música, Dança, Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Informática.

Todos os formados nessas graduações estão aptos a ministrar disciplinas relacionadas com o respectivo curso. Algumas formações são mais solicitadas na Educação Infantil; outras, no Ensino Médio e cursos técnicos.

+ É possível cursar bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

O Ministério da Educação (MEC) lançou um projeto chamado Plano Nacional de Formação de Professores que pretende auxiliar na graduação daqueles que desejam ser professores, mas ainda não possuem uma formação de nível superior.

Ou ainda, para os profissionais que já concluíram uma licenciatura, mas trabalham em outra área ou, ainda, auxiliar os bacharéis que desejam dar aulas para a educação básica, mas ainda não possuem um curso de especialização que os permitam executar essa função.

+ Licenciatura: 14 cursos que você precisa conhecer

Bacharelado

O curso de bacharel forma o aluno para o mercado de trabalho, ou seja, o bacharel se torna apto a trabalhar em determinada área. Em geral, esse tipo de formação prevê entre de 4 e 6 anos para que o aluno se forme.

modalidade ensino superiorAo concluir a graduação, o estudante poderá realizar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. A pós-graduação em stricto sensu forma mestres e doutores, o que permite aos alunos de bacharelado ministrar disciplinas em universidades.

Já a pós-graduação lato sensu permite ao bacharel exercer a função de professor na educação básica, desde que a especialização tenha esse objetivo.

Alguns cursos são oferecidos tanto na modalidade licenciatura como no bacharelado. Por conta disso, muitos alunos optam por fazer as matérias de ambos os cursos ao mesmo tempo. E, assim, sair da graduação com um diferencial em determinada área.

A decisão sobre qual curso seguir e em qual modalidade se matricular nem sempre é fácil, principalmente quando o Ensino Médio está recém-concluído.

Nesse caso, é importante saber mais sobre o curso, analisar a grade curricular e, então, decidir se a melhor escolha para a sua carreira é se formar em bacharelado ou em licenciatura.

+ Bacharelado interdisciplinar: saiba tudo sobre essa formação

Teste Vocacional

A dúvida em relação a qual carreira seguir ou graduação cursar é comum entre não apenas entre os estudantes do Ensino Médio, mas também entre profissionais com experiência no mercado de trabalho.

modalidade ensino superiorNesses casos, um teste vocacional pode fornecer orientações importantes. A Quero Bolsa possui o Teste Vocacional Gratuito na plataforma, que foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner.

No teste, são associadas profissões a habilidades. Também é possível realizar testes vocacionais específicos para alguns cursos. Asssim, é possível verificar se o perfil profissional e pessoal condiz com a carreira que está o aluno pretende seguir ou está em dúvida se quer cursar. No total, são oferecido testes para 25 cursos diferentes.

+ Teste Vocacional gratuito: descubra a sua profissão ideal

Veja onde estudar

Além de escolher o curso e a modalidade, deve-se escolher também a instituição de ensino. Se for presencial, é importante que ela seja perto da casa, trabalho ou pelo menos acessível.

Se for a distância, deve oferecer uma boa plataforma e materiais. Em qualquer caso, a instituição de ensino deve ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Confira, a seguir, uma lista de universidades bem posicionadas nas avaliações do MEC e com bolsas de estudo de até 80%:

Também contamos com o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar em sua escolha profissional.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.