Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça 12 cursos para quem gosta de Exatas

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Você se dá bem com os números? Gosta de disciplinas como Matemática, Física e Química? Então, pode se dar muito bem em cursos de Exatas, que demandam raciocínio lógico, postura científica e busca pela precisão.

Uma ótima notícia é que os cursos de Exatas aparecem sempre nas listas de formações mais promissoras.

Com o rápido surgimento de novas tecnologias, grandes empresas, por exemplo, não podem abrir mão de bons profissionais das áreas de Informática e Engenharia.

12 cursos para quem gosta de Exatas

A seguir, apresentaremos 12 cursos para quem gosta de Exatas. Descubra qual deles combina mais com você!

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  2. Ciência da Computação
  3. Engenharia de Software
  4. Eletrônica Industrial
  5. Engenharia Civil
  6. Engenharia de Produção
  7. Física
  8. Matemática
  9. Química
  10. Administração
  11. Logística
  12. Estatística

Confira a descrição destes cursos!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O analista e desenvolvedor de sistemas projeta soluções de TI (Tecnologia da Informação) com base nas necessidades das organizações ? tanto em termos de infraestrutura e hardware quanto em relação a softwares e configurações de rede.

Quem é curioso, gosta de resolver problemas e curte lógica de programação tem o perfil ideal para esta formação.

Entre as disciplinas que compõem a grade curricular estão Algoritmos e Técnicas de Programação, Modelagem de Dados, e Programação para Web.

O curso é oferecido nos graus bacharelado (com duração de 4 anos) e tecnológico (com duração de 2 anos), nas modalidades presencial e a distância (EAD).

2. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação forma profissionais com conhecimentos e habilidades abrangentes no campo da informática.

É possível atuar no desenvolvimento de novas tecnologias (como inteligência artificial), em departamentos de suporte e TI, na implantação de bancos de dados, na criação de softwares e em projetos de robótica, entre outras áreas.

Na maioria das instituições, o curso tem duração de 4 anos e é oferecido na modalidade presencial. Além de disciplinas de programação e tecnologia, os alunos têm aula de Física, Álgebra, Matemática Instrumental e Metodologia Científica.

3. Engenharia de Software

Quem gosta muito de programação e quer se tornar um especialista na criação de programas e aplicativos pode fazer o curso de Engenharia de Software, um bacharelado com duração de 4 anos.

O engenheiro da área projeta, testa e faz a manutenção de sistemas, programas, games, aplicativos e plataformas digitais. Na grade curricular do curso, aparecem muitas disciplinas de lógica, programação e estrutura de dados.

4. Eletrônica Industrial

O curso de Eletrônica Industrial forma profissionais para projetar, fabricar, testar e manter sistemas e equipamentos elétricos, eletromecânicos e eletroeletrônicos.

Um dos setores em alta hoje em dia é o de automação, que envolve a criação e a implementação de sistemas automáticos de controle em indústrias e outras organizações.

A graduação é uma formação em grau superior tecnológico, dura 3 anos e é oferecida na modalidade presencial.

Várias aulas e atividades são realizadas em laboratórios. Entre as disciplinas obrigatórias, estão: Desenho Técnico, Processos Industriais, Fundamentos de Eletricidade e Técnicas de Projetos Eletrônicos.

5. Engenharia Civil

A graduação em Engenharia Civil está entre as mais tradicionais das Exatas. Com duração de cinco anos, o curso prepara os alunos para conceber, projetar e construir todos os tipos de edificações e infraestruturas.

Quem tem facilidade com cálculos, visão espacial e raciocínio lógico apresenta o perfil ideal para a profissão. Várias das disciplinas que compõem a grade curricular são voltadas ao estudo e ao projeto de estruturas (de concreto, madeira, metálicas, etc.).

6. Engenharia de Produção

Mais uma área de formação muito procurada e requisitada pelo mercado. O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capacitados para desenvolver projetos e implementar sistemas integrados envolvendo pessoas, materiais e equipamentos.

Portanto, é para quem gosta da área de Exatas, mas tem um pé na gestão de pessoas e liderança. O curso dura 5 anos e inclui disciplinas como Cálculo, Controle e Automação, Gerenciamento e Logística.

7. Física

O curso de Física é geralmente oferecido como licenciatura (para formação de professores), embora exista também no grau bacharelado (para atuação em empresas e centros de pesquisa).

A graduação está disponível nos formatos EAD e presencial, com duração de 4 anos. É preciso gostar muito de ler e pesquisar sobre o universo da matéria e da energia.

Entre as principais disciplinas do curso, estão: Cálculo, Geometria, Física Experimental, Mecânica, Química e Termodinâmica.

8. Matemática

A licenciatura em Matemática forma professores para os ensinos fundamental e médio.

Já o bacharelado capacita profissionais para trabalharem com pesquisa científica e matemática aplicada em empresas e outras organizações.

O curso dura 4 anos e pode ser encontrado nos formatos presencial e EAD. Além de dar aulas, quem faz licenciatura em Matemática pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos e no desenvolvimento de soluções para o ensino a distância.

9. Química

Assim como os cursos de Física e Matemática, a graduação em Química está disponível nos graus bacharelado e licenciatura. Em algumas instituições de ensino, como a Universidade Anhanguera, é possível encontrar as duas opções.

Enquanto o licenciado é habilitado a dar aula nos ensinos fundamental e médio, o bacharel em Química encontra espaço nos setores de indústria, saúde e pesquisa.

10. Administração

Embora o curso de Administração pertença às Ciências Humanas, quem vai bem em Exatas tem tudo para se destacar em setores como finanças, controle de custos, logística e automatização de tarefas.

A graduação está entre as mais procuradas e abrangentes e tem duração de 4 anos. Para quem gosta da área e deseja se formar em menos tempo, existem os cursos tecnológicos, mais curtos e especializados.

Um deles é a graduação em Gestão Financeira, que dura 2 anos e está disponível, por exemplo, na Cruzeiro do Sul Virtual.

11. Logística

O profissional de Logística é responsável por administrar o fluxo e o armazenamento de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados, serviços e resíduos.

Ele trabalha para que, nas diferentes etapas de produção de uma empresa, tudo esteja no local certo no momento certo.

A grade curricular combina disciplinas de Gestão, Lógica e Matemática. A graduação em Logística é oferecida em grau tecnológico, com duração de 2 anos, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

12. Estatística

A Estatística trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados. Com base nisso, os profissionais da área buscam fornecer respostas com o mínimo de incerteza (menor margem de erro possível).

Geralmente, a análise estatística é usada pelas empresas como ferramenta de apoio para decisões e projetos. Os estatísticos encontram espaço nos setores de pesquisa, indústria, finanças, agronegócio, telecomunicações, entre outros.

O curso é encontrado nos graus bacharelado e licenciatura, com duração de 4 anos, em universidades públicas e privadas. Algumas das principais disciplinas são Cálculo, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística, Visualização de Dados e Pesquisa de Mercado.

Onde estudar

Ao pesquisar onde fazer sua faculdade, verifique se as instituições de seu interesse são bem avaliadas e credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação).

Apenas universidades reconhecidas pelo órgão federal emitem diplomas válidos e aceitos tanto no setor privado quanto no público.

Veja uma lista de universidades particulares que cumprem esses requisitos e oferecem várias opções de graduação na área de Exatas:

Entre em contato com as universidades para saber mais sobre cursos, formas de ingresso, mensalidades, bolsas e descontos.

Leia mais:

Confira 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Qual é a sua disciplina de Exatas favorita? Que faculdade está pensando em fazer? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.