Você se dá bem com os números? Gosta de disciplinas como Matemática, Física e Química? Então, pode se dar muito bem em cursos de Exatas, que demandam raciocínio lógico, postura científica e busca pela precisão.

Uma ótima notícia é que os cursos de Exatas aparecem sempre nas listas de formações mais promissoras. 

Com o rápido surgimento de novas tecnologias, grandes empresas, por exemplo, não podem abrir mão de bons profissionais das áreas de Informática e Engenharia.

A seguir, apresentaremos 12 cursos para quem gosta de Exatas. Descubra qual deles combina mais com você!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O analista e desenvolvedor de sistemas projeta soluções de TI (Tecnologia da Informação) com base nas necessidades das organizações – tanto em termos de infraestrutura e hardware quanto em relação a softwares e configurações de rede.

Quem é curioso, gosta de resolver problemas e curte lógica de programação tem o perfil ideal para esta formação. 

Entre as disciplinas que compõem a grade curricular estão Algoritmos e Técnicas de Programação, Modelagem de Dados, e Programação para Web.

O curso é oferecido nos graus bacharelado (com duração de 4 anos) e tecnológico (com duração de 2 anos), nas modalidades presencial e a distância (EAD). 

2. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação forma profissionais com conhecimentos e habilidades abrangentes no campo da informática. 

É possível atuar no desenvolvimento de novas tecnologias (como inteligência artificial), em departamentos de suporte e TI, na implantação de bancos de dados, na criação de softwares e em projetos de robótica, entre outras áreas.

Na maioria das instituições, o curso tem duração de 4 anos e é oferecido na modalidade presencial. Além de disciplinas de programação e tecnologia, os alunos têm aula de Física, Álgebra, Matemática Instrumental e Metodologia Científica.

3. Engenharia de Software

Quem gosta muito de programação e quer se tornar um especialista na criação de programas e aplicativos pode fazer o curso de Engenharia de Software, um bacharelado com duração de 4 anos.

O engenheiro da área projeta, testa e faz a manutenção de sistemas, programas, games, aplicativos e plataformas digitais. Na grade curricular do curso, aparecem muitas disciplinas de lógica, programação e estrutura de dados.

4. Eletrônica Industrial

O curso de Eletrônica Industrial forma profissionais para projetar, fabricar, testar e manter sistemas e equipamentos elétricos, eletromecânicos e eletroeletrônicos. 

Um dos setores em alta hoje em dia é o de automação, que envolve a criação e a implementação de sistemas automáticos de controle em indústrias e outras organizações.

A graduação é uma formação em grau superior tecnológico, dura 3 anos e é oferecida na modalidade presencial. 

Várias aulas e atividades são realizadas em laboratórios. Entre as disciplinas obrigatórias, estão: Desenho Técnico, Processos Industriais, Fundamentos de Eletricidade e Técnicas de Projetos Eletrônicos.

5. Engenharia Civil 

A graduação em Engenharia Civil está entre as mais tradicionais das Exatas. Com duração de cinco anos, o curso prepara os alunos para conceber, projetar e construir todos os tipos de edificações e infraestruturas.

Quem tem facilidade com cálculos, visão espacial e raciocínio lógico apresenta o perfil ideal para a profissão. Várias das disciplinas que compõem a grade curricular são voltadas ao estudo e ao projeto de estruturas (de concreto, madeira, metálicas, etc.).

6. Engenharia de Produção

Mais uma área de formação muito procurada e requisitada pelo mercado. O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capacitados para desenvolver projetos e implementar sistemas integrados envolvendo pessoas, materiais e equipamentos.

Portanto, é para quem gosta da área de Exatas, mas tem um pé na gestão de pessoas e liderança. O curso dura 5 anos e inclui disciplinas como Cálculo, Controle e Automação, Gerenciamento e Logística.

7. Física

O curso de Física é geralmente oferecido como licenciatura (para formação de professores), embora exista também no grau bacharelado (para atuação em empresas e centros de pesquisa).

A graduação está disponível nos formatos EAD e presencial, com duração de 4 anos. É preciso gostar muito de ler e pesquisar sobre o universo da matéria e da energia. 

Entre as principais disciplinas do curso, estão: Cálculo, Geometria, Física Experimental, Mecânica, Química e Termodinâmica.

8. Matemática

A licenciatura em Matemática forma professores para os ensinos fundamental e médio. 

Já o bacharelado capacita profissionais para trabalharem com pesquisa científica e matemática aplicada em empresas e outras organizações.

O curso dura 4 anos e pode ser encontrado nos formatos presencial e EAD. Além de dar aulas, quem faz licenciatura em Matemática pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos e no desenvolvimento de soluções para o ensino a distância.

9. Química

Assim como os cursos de Física e Matemática, a graduação em Química está disponível nos graus bacharelado e licenciatura. Em algumas instituições de ensino, como a Universidade Anhanguera, é possível encontrar as duas opções. 

Enquanto o licenciado é habilitado a dar aula nos ensinos fundamental e médio, o bacharel em Química encontra espaço nos setores de indústria, saúde e pesquisa. 

10. Administração

Embora o curso de Administração pertença às Ciências Humanas, quem vai bem em Exatas tem tudo para se destacar em setores como finanças, controle de custos, logística e automatização de tarefas.

A graduação está entre as mais procuradas e abrangentes e tem duração de 4 anos. Para quem gosta da área e deseja se formar em menos tempo, existem os cursos tecnológicos, mais curtos e especializados. 

Um deles é a graduação em Gestão Financeira, que dura 2 anos e está disponível, por exemplo, na Cruzeiro do Sul Virtual.

11. Logística

O profissional de Logística é responsável por administrar o fluxo e o armazenamento de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados, serviços e resíduos. 

Ele trabalha para que, nas diferentes etapas de produção de uma empresa, tudo esteja no local certo no momento certo.

A grade curricular combina disciplinas de Gestão, Lógica e Matemática. A graduação em Logística é oferecida em grau tecnológico, com duração de 2 anos, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

12. Estatística

A Estatística trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados. Com base nisso, os profissionais da área buscam fornecer respostas com o mínimo de incerteza (menor margem de erro possível). 

Geralmente, a análise estatística é usada pelas empresas como ferramenta de apoio para decisões e projetos. Os estatísticos encontram espaço nos setores de pesquisa, indústria, finanças, agronegócio, telecomunicações, entre outros. 

O curso é encontrado nos graus bacharelado e licenciatura, com duração de 4 anos, em universidades públicas e privadas. Algumas das principais disciplinas são Cálculo, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística, Visualização de Dados e Pesquisa de Mercado.

Onde estudar

Ao pesquisar onde fazer sua faculdade, verifique se as instituições de seu interesse são bem avaliadas e credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação). 

Apenas universidades reconhecidas pelo órgão federal emitem diplomas válidos e aceitos tanto no setor privado quanto no público.

Veja uma lista de universidades particulares que cumprem esses requisitos e oferecem várias opções de graduação na área de Exatas:

Entre em contato com as universidades para saber mais sobre cursos, formas de ingresso, mensalidades, bolsas e descontos.

Leia mais: 

Confira 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Descubra como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Qual é a sua disciplina de Exatas favorita? Que faculdade está pensando em fazer? Conte para a gente nos comentários!