Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Faculdade de Administração

19 de março de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Um administrador é o profissional que toma decisões dentro de uma empresa. É quem acompanha o andamento das atividades da companhia e elabora estratégias para melhorar o desempenho da organização como um todo.

O campo de atuação de um administrador é bem amplo. Além de poder trabalhar em praticamente qualquer tipo de empresa (indústrias, prestadoras de serviço, órgãos públicos, empresas privadas etc.), este profissional pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, como recursos humanos, marketing, financeiro, entre outros.

Conheça mais sobre o trabalho do administrador, como funciona a faculdade de Administração e onde estudar.

Faculdade de Administração

A faculdade de Administração possui a habilitação de bacharelado e tem duração média de 4 anos.

O estudante de Administração terá disciplinas gerais como Matemática, Contabilidade e Teoria da Administração, por exemplo; além de disciplinas mais voltadas à prática da profissão, como Processos Gerenciais, Marketing, Logística e Gerenciamento de Custos, entre outras.

A faculdade de Administração é bastante teórica, mas o aluno deverá realizar um estágio antes de se formar ou apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas faculdades exigem tanto o estágio como o TCC.

A graduação em Administração tem como foco o empreendedorismo e a liderança. Busca formar profissionais com uma visão ampla de negócios, capazes de montar sua própria empresa ou atuar como executivos em diferentes níveis da gestão de uma organização.

Perfil do Profissional

Para se tornar um administrador é importante gostar de trabalhar em equipe e ser bastante comunicativo. Além disso, este profissional precisa estar atento ao mercado e à economia, entender o que está acontecendo atualmente no país e no mundo.

 Saber enfrentar incertezas, tomar decisões ágeis e solucionar problemas também são aspectos de um bom administrador.

Outra característica importante para este profissional é a organização. Ser disciplinado e capaz de controlar processos, planilhas etc. com certeza facilitará bastante o seu trabalho.

Mercado de Trabalho

Do salão de beleza do bairro até uma multinacional de telecomunicações, encontramos oportunidades de emprego para administradores em empresas de diferentes portes e setores da economia.

Isto acontece porque a faculdade de Administração é bastante generalista e forma profissionais capazes de atuar em vários departamento dentro de uma organização.

Vamos conhecer algumas das áreas onde um administrador pode atuar e quais as atividades que desempenha em cada uma delas:

  1. Administração Geral ? Cuida de todas as operações de uma empresa. Possui uma visão global sobre as atividades da organização e gerencia os recursos materiais, humanos e financeiros. Lidera todas as equipes de trabalho e traça estratégias de atuação no mercado.
  2. Recursos Humanos ? Cuida da relação entre os colaboradores e a empresa. Seleciona e admite novos empregados, elabora planos de cargos e salários, planeja e executa treinamentos e capacitação de equipes de trabalho. É responsável pela documentação de contratação e demissão de colaboradores.
  3. Financeiro ? Coordena as atividades financeiras da empresa. Controla fluxo de caixa e capital de giro. Toma decisões a respeito de investimentos.
  4. Produção ? Supervisiona o processo produtivo de fábricas e indústrias. Cuida da aquisição e estocagem de matéria-prima para a produção. Faz o controle de qualidade dos processos e é responsável pela distribuição do produto acabado.
  5. Marketing ? Define estratégias de venda de produtos e serviços. Faz estudos de mercado para conhecer as necessidades dos clientes.
  6. Logística ? Define, implementa e administra o fluxo produtivo da empresa. Gerencia a cadeia de suprimentos, controla o estoque de matérias-primas e também de produtos acabados. Gerencia o transporte de mercadorias até os centros de distribuição, lojas ou cliente final.
  7. Terceiro Setor ? Planeja e coordena as ações de ONGs. É responsável pela captação de recursos financeiros e gerencia os gastos, controlando o fluxo de caixa. Cuida da documentação necessária em cada projeto social, ambiental, educacional etc..
  8. Consultoria ? Presta consultoria administrativa a organizações. Analisa os processos gerenciais da empresa e propõe soluções alternativas para questões problemáticas da empresa.

Onde Estudar Administração

Existem no país mais de 1.500 instituições de ensino, credenciadas pelo MEC e em atividade, que oferecem o curso de Administração. As mensalidades de Administração variam bastante.

Conheça algumas das principais faculdades de Administração:

Grade Curricular

A matriz curricular da faculdade de Administração dependerá da instituição de ensino que oferece o curso. De modo geral, encontramos as seguintes disciplinas:

  • Administração da Produção
  • Administração de Informações Gerenciais
  • Administração de Marketing
  • Administração de Materiais e Logística
  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração Estratégica
  • Administração Financeira
  • Administração Orçamentária
  • Ciências Sociais
  • Contabilidade
  • Direito e Legislação
  • Direito Empresarial e Tributário
  • Economia
  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gerenciamento da Qualidade e Produtividade
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento Tributário
  • Matemática
  • Processos Administrativos
  • Teoria Geral da Administração

Você tem interesse em cursar uma faculdade de Administração? Conte para a gente aqui nos comentários.

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.