Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça quais profissões estarão em alta daqui a 5 anos

15 de março de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Como está o mercado de trabalho no Brasil

É de conhecimento geral a crise vivida pela economia do país na última década. Mas, conforme pesquisas de fundações especializadas, tem havido melhoria dos indicadores do mercado de trabalho, de janeiro último para cá, cujos dados apresentam o melhor nível desde abril de 2019.

Dentre as medições, há aquelas que procuram antever o rumo desse mercado, segundo avaliação de setores da indústria e da área de serviços, bem como de consumidores, e que também apontam para cima. Coerentemente, índices de desemprego caíram ao seu menor nível desde fevereiro do ano passado.

Para você, que se prepara para ingressar na universidade, a qual é a preparação para sua carreira, o futuro parece promissor. A tecnologia corre a passos nunca vistos e as possibilidades aumentam como nunca se pensou. As pesquisas, sempre presentes, apontam para novos tipos de conhecimento e trabalho.

Quais profissões estarão em alta daqui a cinco anos

Preste atenção nas profissões em que você vai lidar com relacionamento e criatividade, campos em que a inteligência artificial não substitui a habilidade humana.

De outro lado, saber lidar com sistemas e máquinas também poderá te colocar em boa situação. Veja a criação de empreendimentos em alguns setores, o crescimento de consumo e demanda noutros.

Trazemos para você uma lista de profissões com tendência positiva até 2025:

  • Analista de big data
  • Arquiteto e engenheiro 3D
  • Consultor de imagem
  • Desenvolvedor de dispositivos wearables
  • Desenvolvedor de software
  • Engenheiro ambiental
  • Engenheiro hospitalar
  • Especialista em e-commerce
  • Especialista em energias renováveis
  • Especialista em experiência do usuário/cliente
  • Geneticista
  • Gestor de Comunidade
  • Gestor de Inovação
  • Gestor de Resíduos
  • Gestor de Talentos
  • Gestor financeiro
  • Profissional de Direito Digital
  • Profissional de Marketing Digital
  • Profissional de Medicina Geriátrica
  • Profissional de Saúde Mental
  • Profissional de Segurança da Informação
  • Representante de vendas internas

Algumas profissões especiais para daqui a cinco anos

Considere estudar e trabalhar numa das áreas a seguir, apontadas como de vanguarda:

  • Direito
  • Marketing
  • Saúde
  • Tecnologia de Dados

Direito Digital

Como advogado com esta especialização, já há, e aumentará, procura pelos seus serviços. Todo o movimento forense está informatizado, o que te dá autonomia para atuar, seja em home office, ou em espaços compartilhados, o que diminui o custo de manter escritório.

Você poderá, assim, prestar assessoria a diversas empresas e a clientes individuais na sua especialidade: os delitos cibernéticos aumentam paralelamente ao avanço da tecnologia. Cresce o cuidado das pessoas físicas e das jurídicas, grandes (e quantas pequenas!) organizações, em controlar seus dados estratégicos e financeiros.

Querem proteger a imagem institucional, prevenir-se contra corrupção, acompanhar em tempo real transações acionárias, otimizar seu movimento tributário. Tudo isso, e muito mais, mostra a possibilidade de interação da informática com todos os ramos do Direito.

Marketing Digital

As transações financeiras, bancárias, não existem mais sem a informática. E o que dizer, então, das vendas e compras: a loja ou empresa, ou o prestador de serviços, do pintor de paredes ao administrador de bens, passando pelo professor, o delegado de polícia ou o padre, o pai ou a mãe, ou o político, aquele que não se comunica online, não está no mundo.

É preciso ter sua identidade ou sua marca na esfera digital: aí entra o profissional, como consultor de marketing, criador de conteúdo, gestor de satisfação do cliente etc. O campo, muito vasto para outras profissões, é também – e principalmente – para o que atua nesse ramo, pois, afinal, ele é um dos principais a fazerem mover o mundo cibernético.

E a demanda ao profissional de marketing digital mal começou, imagine você quanto há a incluir no mundo eletrônico: pense em grandes hospitais, cujos exames e outros procedimentos, inclusive cirurgias, têm sido cada dia mais informatizados, precisam ter seu aspecto institucional bem acompanhado por esse profissional. Este foi só um exemplo!

Medicina geriátrica e mental

Os modernos recursos da medicina permitem que cada vez mais pessoas vivam por mais tempo, em condições satisfatórias de saúde. Aumenta assim a busca pelos serviços de profissionais da área de prevenção e acompanhamento de tal parcela da população.

Essa mesma parcela mais idosa, mas não só ela, como também a população em geral, por causa de fatores variados, como sobrecarga de atividades, ansiedade, transtornos mentais dos mais diversos tipos etc., precisam de profissionais especializados.

Os cuidados necessários são prestados, entre outros, pelos geriatras, gerontólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, terapeutas. Estes profissionais, sem dúvida, continuarão a ser cada vez mais procurados, para além de 2025.

Tecnologia de Dados

O avanço tecnológico pelo qual o mundo tem passado torna cada vez maior o número de variáveis e dados a serem administrados e processados. Portanto, é crescente a necessidade de profissionais que transitem bem entre análise de dados, softwares, Matemática e Estatística, tudo combinado com administração comercial.

Empresas têm procurado cada vez mais atrair quem tenha tais competências, que são os formados em Análise de Pesquisa de Mercado, Análise de Sistemas de Computação, Desenvolvimento de software, Gestão de Tecnologia da Informação, Marketing. Proporcionalmente à evolução das tecnologias, aumentará a chance de trabalho para eles.

Onde estudar para as profissões do futuro

Trazemos para você uma lista de faculdades que têm os cursos para você se posicionar bem em 2025. Comece a planejar sua carreira.

Elas são reconhecidas pelo MEC, condição para que seu diploma seja válido, e todas bem avaliadas. Aceitam sua nota do Enem para ingresso, ProUni e FIES. Além disso, têm programas próprios de financiamento direto, sem burocracia, descontos nas mensalidades e bolsas de estudos. Veja quais são:

Veja também:

+ Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Saiba qual é a data para fazer inscrição do Enem 2020

+ Descubra como se tornar um representante comercial

Quais são seus planos para trabalhar em 2025? Conte para a gente nos comentários.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.