A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade que representam. Enquanto o curso técnico é de nível médio, o curso de tecnólogo é uma formação de nível superior.

Ao escolher entre curso técnico e de tecnólogo, você deve levar em consideração o seu nível de escolaridade atual e seu interesse profissional. Ambas são formações em alta no mercado, oferecendo boas taxas de empregabilidade.

Saiba mais sobre a  diferença entre cursos técnicos e cursos de tecnólogo e decida qual deles é melhor para você!

Diferenças entre curso técnico e tecnólogo

As principais diferenças entre curso técnico e tecnólogo (ou curso superior de tecnologia) são:

  • Nível: os cursos técnicos são de nível médio e os cursos de tecnólogo são de nível superior.
  • Duração: cursos técnicos podem durar entre 2 meses e 3 anos. Já os cursos tecnológicos variam entre dois e 3 anos.
  • Requisitos: existem cursos técnicos para quem fez apenas o ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ensino médio completo. Os cursos de tecnólogo sempre exigem que o aluno tenha completado o ensino médio.
  • Foco: ambas as formações são focadas em atender as necessidades do mercado de trabalho e formam profissionais aptos a conseguirem um emprego rapidamente. Enquanto os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, os cursos tecnológicos formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores.

Como funciona o curso técnico

O curso técnico tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo para que entrem rapidamente no mercado de trabalho.

Existem quatro tipos de curso técnico:

  • Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: voltado para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, têm duração mínima de dois meses e podem exigir apenas o ensino fundamental incompleto (até a 4a série ou 5o ano).
  • Integrado: voltado para quem já concluiu o Ensino Fundamental, é um curso que prepara o aluno para uma profissão, ao mesmo tempo em que cumpre a carga de