Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Posso usar o Enem para terminar o Ensino Médio? Descubra!

31 de janeiro de 2017
Posso usar o Enem para terminar o Ensino Médio? Descubra!
Imagem do autor
Escrito porRedação

Houve uma época que estudantes podiam usar o Enem para terminar o Ensino Médio. Até 2016, quem não estava matriculado em uma escola regular podia usar o exame para obter o certificado do ensino médio.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Essa possibilidade deixou de existir a partir de 2017, quando o Ministério da Educação (MEC) começou a promover uma série de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. A primeira medida foi confirmar que o Enem não serviria mais para a certificação.

E agora? Como faz?

Antes que você se preocupe, saiba que nada muda para quem fez o Enem 2016 com esse objetivo e cumpriu os requisitos. A mudança só começou a vigorar em 2017, quando o MEC passou a oferecer uma alternativa de exame para a obtenção do certificado.

Fique com a gente, que vamos te explicar tudo!

Se passar no Enem precisa terminar o Ensino Médio?

O Enem não serve mais para obter certificação do ensino médio. Pois é, não dá para usar o Enem para concluir ensino médio. Quem não estiver matriculado em uma escola regular, não vai mais poder fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio.

A regra começou a valer em 2017 e segue até hoje com uma alternativa ao Enem para os estudantes que precisam dessa certificação.

Você vai prestar o Enem este ano? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa?

Vou poder obter o certificado do ensino médio fazendo alguma prova?

Sim! Quem quiser fazer uma prova para obter o certificado não vai ficar a ver navios e nem desamparado.

Desde 2017, o MEC usa o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para essa função. O Encceja, que até anos atrás era voltado somente para o ensino fundamental, foi ampliado para certificar também para o ensino médio.

Por isso, a prova se tornou uma das mais procuradas pelos brasileiros. No Encceja 2023, mais de um milhão de pessoas se inscreveram para o exame, sendo que 910.574 (82,47%) dos inscritos buscavam a certificação para o ensino médio.

Outra curiosidade é que a faixa etária com maior número de inscrição em 2023 foi a de 31 a 59 anos. Isso mostra que o Encceja é uma ferramenta muito importante para os brasileiros concluírem a educação básica e seguirem com estudos e carreiras.

Leia mais:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer
+ Saiba o que fazer com o resultado do Encceja

Quando abre a inscrição do Encceja?

É fundamental ficar ligado nos comunicados do MEC para saber das datas e regras de participação. Todo ano, o ministério divulga um edital onde reúne todas as informações importantes para quem quer se inscrever e fazer a prova do Encceja.

Esse documento deve ser divulgado em março ou abril pelo MEC. Lá, serão confirmadas as datas de inscrição do Encceja — que devem ser confirmadas para maio.

A edição de 2023 do Encceja aconteceu em agosto. Para a edição de 2024, a tendência é que mantenha a prova no mesmo mês, provavelmente no último domingo de agosto. Todas essas informações serão confirmadas pelo edital.

Veja aqui: Descubra todas as datas no nosso cronograma do Encceja

Todo mundo vai ser obrigado a fazer o Encceja para tirar o certificado do ensino médio?

Não. A participação é opcional e voltada a quem, por algum motivo, não concluiu os estudos no tempo previsto.

Portanto, se você estiver matriculado(a) em uma escola regular do ensino médio, pública ou privada, não precisa se preocupar com o Encceja. Caso passe em todas as matérias, ao fim do terceiro ano você receberá seu certificado automaticamente.

O certificado do ensino médio obtido pelo Encceja vale?

Todo certificado do Encceja tem a mesma validade de um diploma escolar regular, obtido durante os anos do ensino médio ou fundamental. Por isso, assim que você for aprovado no Encceja, terá o ensino médio completo.

Com isso, poderá fazer uma faculdade ou aplicar para cargos em empresas que exigem o certificado de ensino médio. Neste texto, vamos explicar um pouco melhor sobre essas possibilidades.

Fiz o Enem 2016. Vou poder pegar meu certificado de conclusão do Ensino Médio?

Se já faz alguns anos que você fez o exame, aí sim o Enem serve para concluir o ensino médio. Mas precisa cumprir os requisitos descritos no edital de 2016. São eles:

  • Marcar a opção de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem ao se inscrever para o Exame.
  • Selecionar uma instituição certificadora (entidade que vai emitir o certificado) no sistema de inscrição do Enem.
  • Ter 18 anos ou mais na data de aplicação da primeira prova.
  • Atingir a pontuação exigida: pelo menos 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 na redação

Quem deixou de cumprir qualquer um dos requisitos (exemplo: não alcançou a pontuação mínima em alguma das provas) não vai poder tirar o certificado com a nota do Enem 2016.

Para que serve o certificado de conclusão do ensino médio?

O certificado de conclusão do ensino médio atesta que aquela pessoa cumpre os requisitos necessários desse nível de escolaridade com as habilidades e conhecimentos exigidos nos três anos do ensino médio.

É um documento importantíssimo na vida acadêmica e profissional. Vale muito a pena cumprir essa etapa. Com ele, você pode:

  • Concorrer a uma vaga de emprego que exija ensino médio completo.
  • Prestar concurso público para cargos de nível médio.
  • Entrar em cursos técnicos subsequentes – aqueles que exigem ensino médio completo.
  • Entrar na faculdade!

Onde estudar após conseguir o certificado do ensino médio

A gente sabe que não é fácil voltar à sala de aula. Muita gente que abandonou os estudos acaba estagnado na carreira, pois as opções ficam mesmo mais restritas. É preciso ralar para se sustentar e sobra pouca grana para investir em educação.

Acontece que esse é um esforço que vale muito a pena. Ter um diploma de nível superior, no Brasil, significa ampliar as possibilidades de emprego, com cargos mais altos e, obviamente, salários melhores.

Há três tipos principais de curso superior. Certamente você vai encontrar aquele que atende às suas necessidades e planos de carreira:

Bacharelado

Dura normalmente entre 4 e 5 anos e forma um profissional com visão ampla da área de conhecimento escolhida. Algumas profissões só podem ser exercidas por quem tem esse tipo de diploma. É o caso de Direito, Farmácia, Engenharia, Medicina e Fisioterapia, entre outras.

Licenciatura

Dura 3 a 4 anos, dependendo da área, e forma professores para o ensino fundamental, médio e profissionalizante. Há várias opções: Letras, Biologia, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química, etc.

Tecnólogo

Dura entre 2 e 3 anos e, apesar de o nome confundir um pouco, também é um curso de nível superior. A vantagem aqui, além do tempo mais curto de formação, é a alta empregabilidade.

Os cursos superiores de tecnologia, como também são conhecidos, preparam o aluno para atuar em uma área específica. É uma graduação “mão na massa”, criada para atender à demanda do mercado de trabalho.

Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Gestão Financeira, Segurança do Trabalho e Construção de Edifícios são alguns exemplos.

Bolsas e financiamentos que ajudam a pagar a faculdade particular

A concorrência para entrar em universidades públicas é alta, mas existem opções para estudar em faculdades privadas de qualidade com a ajuda do Governo Federal.

A primeira delas é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda.

Outra forma, é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um crédito a juros baixos e prazo longo para pagar.

Nesses dois processos seletivos, é preciso ter feito o Enem. É a nota da prova que vai servir como um “vestibular” para ingresso nas universidades.

Há ainda inúmeras iniciativas do setor privado que ajudam a bancar a faculdade: parcelamentos facilitados, descontos, crédito estudantil e bolsas por mérito são alguns exemplos.

E se você tem receio de enfrentar o vestibular, saiba que nas particulares o concurso é bem mais tranquilo. Na modalidade de vestibular agendado, por exemplo, muitas vezes a prova é apenas uma redação.

Veja também:
Guia das profissões
+ Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Independentemente da forma de ingresso que você escolher, é importante buscar uma faculdade reconhecida pelo MEC. Isso garante que seu diploma de nível superior terá validade em todo o território nacional e será bem aceito no mercado de trabalho.

Na UFBRA, por exemplo, você conta com cursos bem-avaliados pelo MEC e diversas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas. Veja como funciona!

Veja também:
+Faculdades que aceitam a nota do Enem 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.