A maioria das pessoas que pretendem ingressar em um curso superior optam por realizar o Enem. Obter uma boa nota no exame significa aumentar suas chances de entrar em uma Universidade Federal, conseguir uma vaga na faculdade pública por meio do Sisu e até estudar em uma universidade em Portugal, já que algumas delas vêm aceitando o Enem como forma de seleção dos candidatos brasileiros.

Para aqueles que vão estudar em uma instituição particular o Enem possibilita a participação em programas como o ProUni que oferta bolsas de 50% ou 100% ou no Fies, um programa que financia os estudos do aluno e quando este finalizar a graduação e estiver empregado devolve o valor em parcelas com juros baixos.

Por ser um exame tão importante, os alunos estudam meses ou anos para conseguir a nota desejada, portanto é muito importante saber exatamente quais são as matérias que mais caem no Enem. Separamos as principais informações sobre os temas abordados na prova, confira!

Quais são as matérias que mais caem no Enem?

A prova do Enem é composta por conteúdos de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática,  ainda serão cobrados sem alterações. Confira as matérias que mais caem no Enem em cada uma dessas áreas:

Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Essa etapa do exame é composta pelas seguintes disciplinas: história geral, história do Brasil, geografia, filosofia e sociologia.

  • História Geral: Idade Média e Moderna; Revolução Industrial; Liberalismo; Primeira e Segunda Guerra Mundial; Nazismo e Fascismo e Guerra Fria.

  • História do Brasil: Brasil colônia; Escravidão; República; Era Vargas; Ditadura Militar e Era populista.

  • Geografia: planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; desenvolvimento humano e social; contrastes sociais; migrações; agricultura brasileira e impactos no meio ambiente.

  • Filosofia/ Sociologia: Iluminismo; consequências da globalização; contratualismo; existencialismo; Marxismo; movimentos sociais; relações de trabalho; cultura de massa; pensadores da Grécia antiga; Fé e Razão (São Tomás de Aquino e Santo Agostinho).

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Nessa parte da prova serão cobrados conhecimentos em física, química e biologia.

  • Física: usinas e instalações residenciais; óptica; eletricidade; ondas; hidrostática; calorimetria; acústica e mecânica.

  • Química: ph e poh; soluções; oxidação; cadeias carbônicas; radioatividade; unidades de concentração; estequiometria e eletroquímica.

  • Biologia: ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; ecologia e sustentabilidade; problemas ambientais; imunização; problemas ambientais; evolução e citologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A área de linguagens, códigos e suas tecnologias cobrará conhecimentos em português, literatura, artes e educação física.

  • Português: gramática; morfologia; semântica; norma culta e coloquial; sintaxe; linguística; funções de linguagem; interpretação e compreensão de texto e gêneros textuais.

  • Literatura: movimentos literários (barroco, quinhentismo, modernismo, naturalismo/ realismo); obras literárias (com foco nas brasileiras); literatura contemporânea; poesias concretas e figuras de linguagem.

  • Artes e Educação física: obras artísticas; movimentos artísticos; movimentos culturais; grafite; música; renascimento; cubismo; surrealismo; artes marciais e esportes.

Matemática e Suas Tecnologias

  • Matemática: matemática básica; operações com frações; porcentagem; estatística básica; progressões (pa e pg); análise combinatória; análise de gráficos e análise de tabelas.

Redação

O tema da redação sempre é referente a um assunto pertinente e atual. Além de estudar as disciplinas citadas acima é importante acompanhar os principais veículos de comunicação para ficar informado do que está acontecendo no mundo, principalmente no Brasil. Leia muito, assista programas jornalísticos, procure na internet as redações dos anos anteriores e pratique bastante, só assim você conseguirá uma boa nota na redação.

No dia da prova tome cuidado para não fugir do tema proposto, respeite o tipo de redação que está sendo pedido, não cometa erros de português, escreva um texto coeso, ou seja, que faça sentido e não se esqueça, em toda redação do Enem o candidato deve propor uma solução ao final da redação.

Como se preparar para ir bem nas matérias que mais caem no Enem?

Para obter sucesso na prova o primeiro passo é fazer um planejamento referente a sua rotina e estilo de estudos. Quantas horas por dia você consegue dedicar aos estudos? Dentro do período que você tem disponível quantas matérias você consegue estudar? Você consegue realizar pelo menos duas redações por semana? Vai estudar em cursinho presencial, online ou sozinho?

Todas essas perguntas darão a você um norte para começar seu planejamento de estudos. Tenha uma agenda e anote tudo o que precisa fazer a cada dia, pois além do planejamento, a organização também é fundamental. Se possível faça um cronograma, seja a mão ou em uma planilha, isso complementa a função da agenda.

Caso você opte pelo cursinho aproveite ao máximo a ajuda do professor, no cursinho online você não terá contato físico com seu tutor, mas aproveite todo o apoio virtual que ele pode oferecer.

Estudar sozinho é um pouco mais complicado, pois exige mais foco e disciplina, mas também é um bom caminho, dessa forma você estudará no seu ritmo. Aproveite para ir até a biblioteca da sua cidade e pegar livros emprestados, se conseguir estudar lá melhor ainda, pois o ambiente e o silêncio ajudarão em sua concentração. Compre livros focados no Enem se for possível e não deixe de consultar cadernos e livros do ensino fundamental caso ainda os tenham.

Onde estudar com a nota do Enem?

Além das universidades públicas o Enem também possibilita o ingresso em faculdades privadas. A maioria delas aceitam substituir o vestibular próprio pela nota do exame. Ademais, algumas também participam de programas como ProUni e Fies sendo possível estudar por um preço menor ou até mesmo de graça.

Selecionamos para você algumas faculdades particulares que são reconhecidas pelo MEC com mensalidades acessíveis, que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e participam do ProUni e do Fies. Conheça agora:

Veja também:

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Agora que você já sabe as matérias que mais caem no Enem, nos conte para onde pretende utilizar a nota da sua prova!