O Encceja com certeza é uma oportunidade e tanto, pois é uma nova chance para você concluir seus estudos e crescer pessoal e profissionalmente.

Essa prova  permite que você obtenha o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, mas é sempre recomendável que você estude e se prepare para conseguir a nota exigida. Reservar um tempo para os estudos e ter materiais adequados são os primeiros passos a serem tomados assim que você decidir que vai se inscrever para o Encceja.

Depois de conseguir seu diploma por meio do Encceja, você poderá entrar em uma faculdade, o que te trará melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como é a prova do Encceja

Para obter diploma do ensino fundamental, a prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 1 redação.

  • Caderno 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de redação;

  • Caderno 2 – Matemática;

  • Caderno 3 – História e Geografia;

  • Caderno 4 – Ciências Naturais.

Para obter diploma do ensino médio, a prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 1 redação.

  • Caderno 1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de redação;

  • Caderno 2 - Matemática e suas tecnologias;

  • Caderno 3 - Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

  • Caderno 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).

Como se organizar para estudar

Não existe mágica para se sair bem no Encceja. A única certeza que se tem é a de que quanto mais você estudar, melhor será sua nota. Por isso, separamos algumas dicas aqui para te ajudar a organizar seus estudos.

  • Refaça provas anteriores do Encceja: isso vai te ajudar a entender o estilo da prova e conhecer o nível de exigência das questões.

  • Marque o tempo gasto para fazer as questões e as provas: a maioria dos alunos que tentam o Encceja relatam ter dificuldade para controlar o tempo. Por isso, é importante que, no dia da prova, você já tenha uma noção de quanto tempo vai gastar para não ter que chutar várias questões.

  • Escreva redações e busque um profissional para corrigi-las: você pode buscar a ajuda de um professor ou até mesmo um amigo bom de escrita. Além disso existem diversos sites na internet que, de forma gratuita, liberam temas semanais e também oferecem correções gratuitas ou pagas. Isso é muito importante para você evoluir na escrita.

  • Estude com um bom material: como a prova tem um estilo próprio, o melhor é que você estude em um material que foi preparado especificamente para pessoas que vão tentar a prova. Falaremos disso logo abaixo.

Materiais de estudo para o Encceja

A boa notícia é que o próprio Ministério da Educação (MEC), por meio do órgão Inep, preparou e disponibilizou apostilas de estudo para cada uma das áreas que serão cobradas no exame, tanto para o fundamental quanto para o médio.

São materiais que você pode baixar e ter no seu computador. Tudo escrito por profissionais excelentes e que conhecem a prova do Encceja.

O material didático-pedagógico de apoio aos participantes do Encceja é composto por:

  • 4 livros do estudante relativos ao ensino fundamental;

  • 4 livros do estudante relativos ao ensino médio.

Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibiliza também a coleção “Cadernos de EJA” que foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 9ª série. Você pode acessar todo esse material diretamente no site oficial.

O que fazer com a nota do Encceja

O seu primeiro objetivo ao tentar o Encceja deve ser conseguir a nota mínima em todas as provas para ganhar o certificado.  Para isso, você precisa tirar no mínimo 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Se você alcançou esse resultado, pode pensar ainda mais alto e começar a se planejar para fazer um curso superior. Esse deve ser o seu segundo objetivo!

É importante saber o curso ou ao menos ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade conceituada e comprometida para tentar um vestibular e começar sua faculdade.

Listamos aqui cinco universidades particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino presencial quanto a distância. Essas instituições têm os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:

Guia das profissões

Confira todas as informações necessárias do Encceja 2018

Agora que você já sabe o que fazer com o resultado do Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!