Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

ENEM 2014

23 de dezembro de 2013
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das mais importantes do país, tendo em vista seu crescente número de candidatos e das inúmeras oportunidades oferecidas. A última edição teve mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos, número recorde até então.

O ENEM foi criado em 1998, porém, foi em 2009 que a prova ganhou a importância que tem atualmente. Entre as mudanças, pode-se citar o aumento do número de questões, que passou de 63 para 180, e sua importância, o que antes servia apenas para avaliar os alunos do ensino médio se tornou o meio pelo qual estes alunos concorrem às vagas do ensino superior.

Através da nota alcançada no ENEM é possível participar de diversos processos de seleção, seja para cursos de graduação, financiamentos, conclusão do ensino médio ou bolsas de estudos.

Inscrições ENEM 2014

As inscrições do Enem 2014 começaram às 10h do dia 12 de maio e foram até às 23h59 do dia 23 do mesmo mês.

Resultado do Enem 2014

O resultado do Enem 2014 sai no dia 13 de janeiro de 2015. Para consultar seu desempenho, o candidato deve acessar o portal oficial do programa (enem.inep.gov.br) usando seu CPF e senha de inscrição.

As Provas

O exame, que é aplicado em dois dias, conta com 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento do ensino médio e uma prova de Redação. Elas estão marcadas para serem aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, às 13h no horário de Brasília. No primeiro dia, as provas têm duração de 4h e 30min, sendo os assuntos referentes às Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e no segundo dia têm duração de 5h e 30min, sendo aplicadas as provas de Linguagens, Matemática e Redação.

Cada área do conhecimento corresponde a:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Sociologia, Geografia e Filosofia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O gabarito está previsto para ser divulgado até o dia 12 de novembro, mas aqui no Mundo Vestibular divulgamos o gabarito extraoficial logo após o término das provas.

Onde a nota do ENEM pode ser usada?

A nota do ENEM pode ser usada de diversas maneiras em diversos programas do Governo Federal e processos seletivos. Confira cada uma dessas opções e se prepare para o futuro!

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema responsável por disponibilizar as vagas em cursos de graduação de instituições públicas de ensino e classificar os alunos que possuírem as maiores notas.

Prouni

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) é semelhante ao SiSU, porém as vagas disponibilizadas são em instituições particulares de ensino superior. Através das notas é possível conseguir bolsas de estudos de 50% e 100% do valor da mensalidade.

SiSUTec

Existe também o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SiSUTec), que classifica os estudantes que desejam ingressar no ensino técnico através da nota alcançada no ENEM.

Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior  (Fies) oferece financiamento das mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Para requisitar o financiamento é preciso ter participado de alguma das edições do ENEM a partir do ano de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação. O financiamento pode ser de até 100% do valor da mensalidade.

Vestibulares Tradicionais

É possível utilizar a nota alcançada no ENEM para participar de vestibulares tradicionais, seja na composição da nota ou substituído totalmente o vestibular, bastando fazer a inscrição corretamente.

Conclusão do ensino médio

É possível ainda solicitar o certificado de Conclusão do Ensino Médio, para os estudantes que possuem mais de 18 anos e conseguem alcançar a nota mínima para solicitação.

Ciência Sem Fronteiras

E para aqueles estudantes que já estão matriculados em curso superior é possível participar da seleção de intercâmbios em diversos países. Um dos critérios de seleção é a comprovação de participação no ENEM e a nota ser superior a 600 pontos. Porém, nem todos os cursos são contemplados, é necessário verificar se o seu curso está apto a seleção ao Ciência sem Fronteiras.

* Artigo atualizado em janeiro de 2015.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.