Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba todas as regras do Enem 2019

9 de abril de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Todos os anos, assistimos nos noticiários e até mesmo, vemos na internet, casos de estudantes que ficaram de fora do Enem por bobeira. Muitos candidatos estudam o ano inteiro e, inclusive, pagam cursos preparatórios, mas perdem a prova por falta de atenção com horário e regras que devem ser seguidas para a realização do exame.

Então, se você não quer passar vergonha no dia da prova e nem correr o risco de ser barrado na entrada, é bom ficar atento às regras do Enem 2019. Quer saber quais são elas? Confira o post que criamos especialmente para você!

Quais são as principais regras do Enem 2019?

O Enem é cheio de normas, que servem para facilitar toda a organização do processo: desde o recebimento das inscrições dos candidatos até o dia da aplicação do exame.

Há regras para o dia das aplicações das provas, para pedidos de isenção de taxa de inscrição, normas para inscrição, para pagamento de taxa, para quem precisa de atendimento especial. A seguir, vamos citar quais são as principais normas e o que acontece se você não seguir.

Conheça algumas regras básicas do Enem 2019

Algumas regras já foram estabelecidas desde as primeiras edições do exame, que já ocorre desde 1998. Você deve ficar ciente dessas normas antes mesmo de fazer sua inscrição para a prova, pois, quanto mais informado estiver, menos risco corre de dar um “fora” no dia do exame.

Veja quais são elas!

  • Para realizar a prova, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente. Não é permitido o uso de lápis, borracha, lapiseira e calculadora.

  • Não é permitida a consulta a qualquer tipo de material, como livros e apostilas.

  • Durante a realização das provas, não é permitido o uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

  • Dispositivos eletrônicos como celulares e tabletes não devem ser levados no dia da prova. Quem leva o celular, deve desligar o aparelho, tirar a bateria e deixá-lo em um pacote que será entregue pelo fiscal da sala. Caso o candidato não cumpra essa regra e seu celular toque, ele é desclassificado na hora.

  • Nem mesmo o uso de relógios é permitido no dia da prova.

  • Durante a realização das provas, os candidatos não podem ser comunicar com o fiscal da sala.

  • O candidato pode levar lanches como chocolates, bolachas e barras de cereal para comer durante o exame, além de água e suco.

  • É permitido ir ao banheiro, desde que acompanhado do fiscal da sala.

Saiba o que você precisa levar no dia da prova

No dia da prova, é obrigatório que o candidato apresente documento de identidade com foto. O documento pode ser: RG, carteira de motorista, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte ou outros documentos que constam no edital do Enem 2019.

Além disso, ainda é aconselhável que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição impressa. Quem precisa atestar que fez a prova para apresentar no trabalho, deve levar uma declaração de comparecimento para o chefe da sala assinar.

Quais são as novas regras do Enem 2019?

As provas do Enem ainda acontecem em novembro. Então, é possível que o Inep determine novas normas até a aplicação das provas.

Mas, por enquanto, as regras do Enem 2018 ainda valem para edição de 2019. A seguir, vamos citar quais foram as novidades para as provas de 2018 que continuam em vigor para esse ano de 2019.

  • Os pedidos de isenção de taxa de inscrição devem ser feitos antes do período das provas. Os candidatos que desejam fazer esta solicitação terão um prazo entre 01 e 10 de abril para fazer o pedido.

  • Quem conseguiu isenção no Enem 2018, mas não compareceu no dia da prova, terá entre os dias 01 e 10 de abril para apresentar um documento que justifique sua falta. Os documentos podem ser atestado médico, boletim de ocorrência, certidão de casamento, certificado de óbito de parentes em primeiro grau, maternidade, paternidade e outros que constam no Edital.

  • Candidatos isentos da taxa no último exame, que não comparecem e não têm justificativa para a falta, devem pagar a taxa neste ano.

  • Os candidatos terão 30 minutos a mais no segundo dia de prova para fazer o exame.

  • Candidatos que alcançaram a nota mínima no ENCCEJA podem pedir a isenção da taxa de inscrição.

  • Quem desrespeitar os direitos humanos na redação perderá 200 pontos.

  • As provas acontecerão em dois domingos consecutivos – 3 e 10 de novembro.

  • Fazer a prova do Enem não é mais o suficiente para quem deseja ter o diploma do ensino médio.

Quais são as regras do Enem 2019 em relação aos horários das provas?

Como dissemos no início do post, todos os anos vários candidatos ficam de fora das provas por chegarem atrasados no dia do exame. Aí é aquela choradeira, porque a pessoa estudou o ano inteiro e sonhava em entrar na faculdade no ano seguinte.

Para não adiar seu sonho de ingressar em uma faculdade já em 2020, é importante ficar atento ao horário de fechamento dos portões. O horário de entrada de candidatos é entre 12h e 13h. Quem chega com um minuto de atraso, já não tem permissão para entrar.

Por isso, antes do dia da prova, procure ir ao local para saber quanto tempo leva de sua casa até lá. Se você for fazer a prova de carro, faça o trajeto de automóvel. Se for de ônibus, faça com o transporte público.

Mas lembre-se de que, no dia da prova, o trânsito estará mais caótico, pois outros milhares de estudantes, além de você, também farão o exame.

As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e o candidato só pode se ausentar da sala após 2 horas do início do exame. O caderno de prova é liberado apenas para quem concluir a prova faltando 30 minutos para o encerramento do horário do exame.

Onde estudar com a nota do Enem 2019?

Agora que você já sabe as regras do Enem 2019, não tem desculpa para chegar atrasado ou ser desclassificado do exame, certo?

Mas onde estudar utilizando a nota do exame? Bom, opções é o que não faltam. Além de a pontuação do exame ser a principal forma de acesso a faculdades públicas, ela ainda é um meio de conseguir uma bolsa pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.

No mais, muitas faculdades particulares já aderiram à nota do Enem como forma de ingresso, sem a necessidade de fazer vestibular.

O melhor de tudo é que algumas instituições privadas como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) têm programas específicos de concessão de bolsas de estudo para candidatos que fizeram bonito no Enem. Quanto maior a pontuação no exame, maior é a porcentagem da bolsa concedida pela instituição.

A seguir, citaremos algumas faculdades, além da Anhanguera, onde você pode utilizar a nota do Enem para tentar uma bolsa pelo ProUni ou para ingressar na instituição sem a necessidade de fazer vestibular.

Todas são bem conceituadas pelo MEC e oferecem tanto cursos presenciais, quanto a distância, em todas as modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Veja também:

Descubra como se inscrever na prova do Enem 2019

Descubra como conseguir a isenção da taxa do Enem

O post foi suficiente para tirar todas as suas dúvidas sobre as regras do Enem 2019? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.