Você deve conhecer várias escolas públicas que oferecem cursos para adultos. As conhecidas classes de EJA (Educação de Jovens e Adultos), preparam esses alunos para a conclusão de graus que não foram obtidos anteriormente, como o ensino fundamental e o ensino médio.

A situação de muitas pessoas em nosso país faz com elas abandonem os estudos, mas felizmente há como recuperar o tempo perdido e buscar conhecimentos para uma nova fase de vida.

Assim, o Encceja é o exame que coroa todos esses esforços dos cidadãos que resolveram retomar seu caminho na escola em busca de um futuro melhor para si e para suas famílias.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o Encceja e como fazer a inscrição para esse importante exame.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame, aos mesmos moldes do Enem, que também é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

As secretarias estaduais e outras instituições do governo trabalham em conjunto com o Inep e são responsáveis pela entrega dos certificados e declarações de proficiência para os candidatos aprovados.

Seu objetivo é o de avaliar as pessoas que não cumpriram os estudos padrão para corrigir o fluxo escolar, ou seja, nivelar os cidadãos conforme os anos passados em sala de aula para a obtenção de diplomas que são valorizados por empregadores em todo país.

A preparação para a prova pode ser feita em escolas estaduais e municipais que oferecem cursos para jovens e adultos, geralmente, no período noturno. Se o candidato quiser estudar por conta própria, o Inep oferece um material gratuito para os dois níveis do exame em seu site.

Com o diploma do ensino médio, muitas pessoas conseguiram dar andamento aos seus estudos, conquistando melhores empregos e iniciando cursos de graduação em muitas faculdades.

A preparação escolar faz com que se possa melhorar os índices de desenvolvimento do país, já que o cidadão tem mais oportunidades no mercado de trabalho.

Quando acontece a prova e quando abre a inscrição para o Encceja?

O Encceja publica 4 editais anualmente, para cada situação dos candidatos (Exame nacional, do exterior e de privação nacional e do exterior). 

O Encceja Nacional é o primeiro a ter seu edital publicado, o que acontece no início do ano, geralmente no mês de março. Os demais têm as datas divulgadas nos meses seguintes.

As inscrições são abertas no mês de abril e o restante do processo segue até outubro, com a divulgação final dos resultados.

Como fazer a inscrição para o Encceja?

Se você preenche os requisitos necessários para prestar a prova, corra atrás do seu certificado. Estude e aguarde o edital que define as datas de inscrição de cada ano.

Todo o processo pode ser feito on-line, na página do Encceja, que fica dentro do portal do Inep. 

Para quem já é maior de idade, a inscrição pode ser feita diretamente, mas caso não seja, é preciso a autorização de um responsável, tutor ou guardião legal.

No site, os procedimentos são simples:

  • Entrar na página do Encceja.
  • Escolher a opção “Inscrições” (essa opção só fica aberta durante o período determinado no edital, nos demais dias do ano a “Página do Candidato” fica disponível para consultas. Assim, quem nunca fez o exame não terá acesso ao site).
  • Preencher seu CPF e data de nascimento.
  • Preencher um formulário com os seus dados pessoais.
  • Escolher o nível de formação que deseja obter (ensino fundamental ou ensino médio).
  • Inserir o local que deseja realizar a prova (cidade ou estado).
  • Indicar a instituição pela qual deseja receber o certificado.
  • Responder a um questionário socioeconômico.
  • Concluir com a criação de uma senha de acesso, que será utilizada em todo processo.

Existem algumas exceções, como em zonas rurais, nas quais não há acesso às inscrições de maneira virtual, dessa forma, os candidatos precisam ir diretamente nas escolas públicas para fazer a inscrição. 

Quem pode fazer o exame do Encceja?

Qualquer cidadão brasileiro que não tenha cumprido os estudos padrão no tempo determinado pelas escolas. Logo, todos aqueles que desejam garantir seus certificados podem fazer a prova, que exige uma idade mínima de:

  • 15 anos completos para o ensino fundamental.
  • 18 anos completos para o ensino médio.

Além da idade mínima, o Encceja abre as portas para aqueles que estão privados de liberdade e participam de medidas socioeducativas nas unidades prisionais brasileiras e no exterior.

Nesses casos, a inscrição para o exame precisa ser feita por um representante legal. Os candidatos devem declarar que desejam participar e o responsável deverá apresentar toda a documentação e dados exigidos no edital, preenchendo o formulário no site.

Taxa de Inscrição do Encceja

Por ser um incentivo àqueles que precisam completar seus estudos, não há taxas para participar do exame. Não se paga nada!

Só perde uma oportunidade dessas quem não tem interesse e força de vontade para conquistar mais um degrau acadêmico.

Resultados do Encceja

Os resultados são divulgados na página do Encceja, na área do candidato, que é acessada por aquela senha criada no sistema.

Para passar, é preciso ter acertado pelo menos 50% das questões e obter nota acima de 5 pontos na Redação.

Quem se forma no ensino fundamental, já pode realizar o exame do ensino médio em seguida e, em alguma locais, ambos podem ser realizados simultâneamente, o que garante os dois certificados, caso o candidato seja aprovado.

Os certificados são retirados na instituição indicada no momento da inscrição.

Onde estudar com o certificado do Encceja?

Depois de tanto esforço, não dá para parar por aí! Continue seus estudos e busque uma graduação de nível superior.

O diploma do Encceja é válido em todo território nacional e reconhecido pelo MEC, como os cursos que você pode fazer nessas faculdades abaixo:

Você pode entrar e estudar na modalidade presencial e a distância.

Dê uma alavancada em sua carreira e confira as oportunidades de bolsas de estudo em cada uma delas, são imperdíveis!

Veja também:

Entenda que nota você precisa tirar para passar no Encceja

Veja quando sai o resultado do Encceja e saiba onde estudar

Conte-nos qual será seu próximo passo depois de conseguir o certificado do Encceja! Vai tentar o Enem? Qual faculdade?